miércoles, 1 de abril de 2009

Capoeira Angola: Re-asignación cultural de Africanos en Brasil & Racismo blanco y falta de autoestima negra

NOTA DEL PESQUISADOR:(1907)Seis milhões (atualmente mais) de habitantes, pelo menos, nascem, vegetam e morrem sem ter quase servido a sua pátria. No campo serão agregados de fazendas, caipiras, matutos, caboclos; nas cidades, serão capangas, capoeiras, ou simplesmente vadios e ébrios. (Silvio Romero, 1907. Naxara, pp. 96-97)-http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=103138&tipo=ob&cp=994d99&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Ensino%20M%C3%A9dio&n4=Hist%C3%B3ria&b=s

Recorte Libro: Ao som do Berimbau Escrito por Formado Comprido, Pedro J. Martín:(pag 96)
http://books.google.es/books?id=U3n8tZKHrS0CFoto:Mestre Curió: (Jaime Martins dos Santos) Discípulo de Pastinha nacido en 1939
LIBRO:"De la Vadiagem al Deporte,Historia de la Capoeira" (pag 25) autores: Sergio Vieira,Javier Rubiera.
14- Muchos practicantes de Capoeira Angola (Bantú) acaban incorporando elementos de Nigeria (Yoruba = Candomblé ). De estos, el mayor representante es el Mestre Curió. Esto se llama resignificación cultural. Por lógica, y con los datos anteriormente citados de la procedencia de esclavos africanos y estos datos religiosos, podríamos decir que la Capoeira llamada Angola, por coherencia sería Capoeira de Nigeria).
http://www.scribd.com/full/6241070?access_key=key-2jaz68xyb1iizlsans92
Batuque Religión Afro-Riograndense ( Brasil)
-Historiografia- -Investigaciones de campo del Antropólogo Norton Corrêa.-
El africano en la historia Rio-grandense .

...........De acuerdo con Corrêa, el problema comienza (o fue popularizado) por Nina Rodrigues. El no afirma concretamente tal distribución; diciendo, apenas: "(...) En Bahía fuertemente se hace Sentir la ascendencia de los Sudaneses, al pasar Pernambuco y Rio de Janeiro prevalecen sobre todo los Negros australes del grupo bantú" (Rodrigues, 1935b: 55) Parece que fue suficiente, para que quedase la idea de separación absoluta de destinos. Mucho mas siendo que Rodrigues era partidario de la tesis de la "superioridad cultural" de los sudaneses (Y consecuentemente de la "inferioridad" de los bantu) Solamente juzgando dignas de atención las manifestaciones culturales de los primeros. En Salvador, por ejemplo, concentró sus pesquisas apenas en los templos nagó, dejando pasar la idea que las religiones bantu eran inexistentes. Entretanto, investigadores baianos, que le sucedieron, mostraron casos como la presencia de sinnúmeros de candomblés bantu en Salvador, o la influencia Yòrùbá (Nagó) en el ritual do Xangô do Recife, en Tambor-de-mina do Maranhão, en Rio y en el Batuque de Rio Grande do Sul. fuente: Datos y testimonios fundados del libro Batuque – antropología de una religión afro-rio-grandense. Del escritor Norton Corrêa.-
http://iyamioya.blogdiario.com/1160496720/

Waldemar Santana y la família Gracie


FOTO izda:Waldemar(campeón)-Hélio. 1955
FOTO dcha:Carlson(campeón)-Waldemar .1956
Nesta época não existia o sentido de federação no Jiu-Jitsu praticado no Brasil. Os vale-tudo eram muito violentos, não havia tempo nem interrupções das lutas que se organizavam como espetáculo. Elas só terminavam com a desistência de um dos lutadores, ou seja, o esporte existia mas ainda não havia regras
claras, nem organização. E, setembro de 1937, a Federação Brasileira de Pugilismo, com a cobertura de Mário Filho, então
diretor do Jornal dos Sports, realizou simultaneamente o primeiro torneio de Jiu-Jitsu e também o primeiro torneio de Luta-Livre do Brasil
. Os dois torneios foram realizados no Rio de Janeiro quando ainda era a Capital Federal. Fernando Young, da academia Gracie, treinado por Hélio Gracie, foi o vencedor na categoria absoluto, nos dois torneios, sendo consagrado campeão de Jiu-Jitsu e Luta- Livre, sendo ele próprio praticante da primeira.
Em 1955, Carlos Renato, um jornalista que trabalhava no Jornal Última Hora e fazia assessoria dos Gracie foi responsável pelo desafio histórico entre Waldemar Santana e Hélio Gracie,
acontecido no RJ. Waldemar, que era roupeiro e “sparring” da academia Gracie, foi visto pelo jornalista como o elemento capaz de derrotar Hélio e abalar seu prestígio no meio do Jiu-Jitsu. Passou então a fomentar a discórdia entre eles. Waldemar queria mostrar seu talento, porém não deixavam que ele lutasse. Waldemar acabou expulso da Academia Gracie por aceitar uma luta contra Biriba (lutador que fazia lutas em que se combinavam o vencedor previamente) e que poderia comprometer o nome da família. Waldemar, então, passou a treinar na Academia Haroldo Britto, em Ipanema. Carlos Renato insistia em alimentar a rixa e a luta entre Hélio e Waldemar foi inevitável. Esta luta foi realizada na Associação Cristã de Moços, na Lapa-RJ. Ambos entraram no ringue de quimono, mesmo sendo uma luta de vale-tudo. O combate durou
três horas e quarenta e cinco minutos, sendo inclusive um recorde mundial numa luta de vale-tudo. Terminou com a vitória de Waldemar. A luta foi definida com Waldemar levantando Hélio acima da cabeça, arremessando-lhe ao chão e dando um chute no rosto. A derrota de Hélio, fez com que os Gracie preparassem Carlson, o melhor aluno de Hélio, para a revanche. A primeira luta entre ambos, porém, foi um combate de Jiu-Jitsu esportivo, terminando empatado. E, em
1956 aconteceu a luta que foi considerada revanche. Agora sendo um vale-tudo, Carlson venceu Waldemar resgatando o nome da família, ganhando com isso respeito a nível nacional . Aconteceram, ainda, duas lutas entre os dois, terminando empatadas. Mais tarde, Valdo Santana (irmão de Waldemar Santana) também lutou contra Robson Gracie, terminando também empatada. Depois de algum tempo as duas famílias fizeram as pazes.
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 681/2001
EMENTA: CONCEDE A MEDALHA TIRADENTES A HÉLIO GRACIE.
Autor(es): Deputado JOSÉ AMORIMA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:
Art.1º - Fica concedida a Medalha Tiradentes a HÉLIO GRACIE.Art.2º - Esta entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Sala das Sessões - Março/ 2001 Deputado JOSÉ AMORIM
JUSTIFICATIVA
Hélio Gracie .Aos 16 anos(1928) , na sua primeira luta em público, venceu em 30 segundos o então campeão brasileiro de boxe, Antônio Portugal.Com 18 anos, derrotou o vice-campeão mundial de vale-tudo, Fred Ebert. Venceu em quatro minutos, o campeão de capoeira Caribé, que desafiara através da imprensa. Enfrentou e venceu, sem descanso entre as lutas, doze fulizeiros navais escolhidos entre os mais fortes de toda a corporação. O mais leve pesava 90 quilos. O japonês Massagoishi, campeão de sumô, que tinha o dobro do tamanho de Hélio Gracie, foi por ele derrotado em menos de cinco minutos.
Duelo en Brasil - 1951
Kimura junto a dos compañeros, Kado y Yamaguchi, viajaron a Brasil para una competencia que sería conocida como "Judo vs Jiu-Jitsu". El reto fue lanzado por un joven Helio Gracie, campeón en Brasil por más de veinte años. Luego de haberle ganado a Kado en el primer encuentro, Helio lanzó un nuevo desafio que fue aceptado por Kimura. El día de la pelea fue tan importante que estuvo presente el presidente de Brasil. Kimura dominó el encuentro con lances, y terminó aplicando una llave de brazo en el codo de Helio llamada Ude-garami. Pese a que Kimura aplicó tanta presión que le rompió el brazo, Helio se negó a tocar y desde el rincón tiraron la toalla. Luego del enfrentamiento se generó una admiración mutua entre los dos e incluso los Gracies rebautizaron la técnica Ude-garami con el nombre de "Kimura", como se la conoce hoy en día en el ámbito de las Artes Marciales Mixtas.

martes, 31 de marzo de 2009

"Zeca Floriano" el Polifacético y "Sinho" el específico

NOTA IMPORTANTE:1916-MINAS-Capoeira y Jiu Jitsu en el Centro de cultura Fisica
CAMPEÃO DE FORÇA-Agenor Sampaio- Em 1910, ganhei um torneio de força, organizado pelo Tiro Federal e que tambem foi disputado pelos inferiores e praças do nosso Exercito. Serviram de juizes das respectivas provas o dr. Fernando Soledade e o dr. Alvaro Zamith. Em 1912, ingressei no Sport Club Mangueira, onde joguei no primeiro team de football. Foi quando se começou a praticar o athletismo no saudoso club rubro-negro. Participei de diversas provas pelo Mangueira, em festas do Rio Cricket Athletic Association, de Nichteroy. Em 1913, Zéca Floriano(practicó capoeira), o grande athleta brasileiro, organizou um campeonato de luta romana. Entre 15 lutadores, conquistei o 8° logar, embora o meu peso fosse sómente de 75 kilos e o mais leve dos meus adversarios tivesse "apenas" 102 kilos. Participaram desse campeonato, entre outros, João Baldi, José Floriano(practicó capoeira), Cesario, Petrassini, Montagna, e o famoso negro Dick. Em 1915, voltei a jogar football pelo Mangueira, e, no anno seguinte, alistei-me nas fileiras do Club Gymnastico Portuguez e ganhei o campeonato dos leves, de pesos e halteres, tendo feito 87 kilos ao "developpé". Em 1917, conquistei o Campeonato do Rio de Janeiro de pesos e halteres, de todas as categorias, o que se verificou ainda em 1919 e 1920. O campeonato não foi disputado em 1918, em virtude da grande epidemia de grippe.

http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=13170&id_noticia=495
CRONOLOGÍA Zeca -Sinhozinho:
1900-ZECA FLORIANO huye con 15 años para trabajar en un Circo por todo Brasil (1)
1902-Formaçao Fisíca Batalhão de Caçadores no Quartel da Luz São Paulo (1)
1904-SINHOZINHO comienza en el Club Esperia SAOP PAULO(con 13 años) (3)
1905-Zeca Floriano -Jiu Jitsu (3)
1906-***(SAVATE)chega a São Paulo a Primeira Missão Francesa de Instrução Militar (3)
1906-1908-RIO Zeca Floriano exhibiciones de luchas (1)
1906-Modenización del ejercito Brasileño con asesores franceses (1)
1906-Reaparecen los Capoeiras en Rio (1)
1906-SAO PAULO La policia estadual sob orientação de la francesa aún usa en SAVATE(Box) como defensa (1)
1907-LUCHA J. Ghedini-Zeca Floriano en 1910 (1)
1907-O.D.C.-Guia do Capoeira ou Gymnastica Brazileira (2)
1907-Sinhozinho(17 anhos)- Club Força e Coragem-SP (2)
1908-(SIN CONFIRMAR) ZECA FLORIANO fundou o Centro C.F. Enéas Campello (1)
1909- é criada a Escola de Educação Física da Força Pública do Estado de São Paulo (1)
1909-Lucha de Cyriaco-Sada Miako autorizado (5)
1910-ZECA FLORIANO con el grupo del francés Paul Pons(Halterofilia-Lucha) (2)
1911-BIMBA aprende Capoeira con Bentinho(vadiaçao?) (1)
1913-ZECA organiza un evento que participa Sinhozinho
1911-Gymnastica -artes militares na Marinha Brasileira-florete e ginástica sueca (1)
1915-Conde Koma presenta show de Jiu Jitsu en circos y teatros de Rio-Sp-Bahia-Recife (1)
1915-MINAS-Lucha de Jiu Jitsu (Cassino Mineiro) (1)
1915-RIO-Zeca Floriano BOXEA con Angelito (1)
1916-MINAS-Capoeira y Jiu Jitsu en el Centro de cultura Fisica (1)
1918-1919-BELEM-Conde Koma lucha com el Capoeirista Pé de Bola (2)
1918-BELEM-Conde koma contratado por Gastao Gracie en el American Circus (1)
1918-BIMBA comienza a dar aulas de Capoeira (2)
1919-RIO-Mission Francesa FORMACIÓN EJÉRCITO. (1)
1920-Apertura academia de Capoeira en Rio de Janeiro (1)
1920-RIO-ZECA pequeño gimnasio (1)
1921-Adop. Metodo ed. fisica ejercito BR-Método Francés(aprov. 1932) (1)
1921-Familia Gracie para RIO (1)
1922-RECIFE-Zeca Floriano deja de Luchar y sigue con su Circo (1)
1924- S.P. Carlos Gracies gana al capoeirista Samuel (1)
1925-Carlos Gracie primera escuela de jiu-jitsu-RIO (1)
1925-Llega a RIO A.Latorre(Capoeirista e boxeador)-se Matricula na Academia Eneas Campelo (1)
1926-Defensa de un metodo Nacionalde E.Física(capoeira) (1)
1928-BELEM.Llega Katsutoshi Naito(Agrónomo) Olímpico japonés lucha livre(Judo) (1)
1928-Luchador de la Policía Militar de Sao Paulo (1)
1928-LUCHAS DE ARTES MARCIALES en el Circo Queirolo-SAO PAULO (1)
1928-obra de Annibal Burlamaqui (Zuma) (4)
1928-RIO-A.Burlamaqui argumenta que la CAPOEIRA es superior a todas las luchas extranjeras. (2)
1929-Nueva Missao Francesa-apoyo de A.Latorre Faría(lutas) (2)
1930-40-BAHÍA-Encuentro entre Cisnando y Bimba (5)
1930-Club Nacional de Gymnastica-SINHOZINHO (3)
1931-ACADEMIA DE CAPOEIRAS (Rio)-dirijida por Jayme Ferreira (1)
1931-Acuerdo arbitraje luchas de Capoeiragem-Jiu Jitsu (1)
1931-Sinhozinho Mestre en Rio De Janeiro-Club Nacional de Gymnastica (1)
1932-34-ZECA FLORIANO-Circo por todo el Nordeste de Brasil-Eventos de Luchas (1)
1932-Aprob. reglamentp de ed. fisica ejercito BR.-Método Francés (1)
1932-SAO PAULO.Llega de Belén Katsutoshi Naito(Agrónomo) Olímpico japonés de lucha livre(Judo) (1)
1934-CAPOEIRA e boxeador A.Latorre contartado por EMPRESA PUGILISTA S.A. (1)
1935-André Jansen -mestre de Capoeiragem Rio de Janeiro (1)
1935-BAHÍA -Bimba hace exhibición con sus alumnos-evento Capoeiragem-Cah-Cash (1)
1936-- El 13 de marzo el periódico la Gaceta de Bahía publicó una declaración de Manuel dos Reis Machado (Mestre Bimba) (2)
1936-1937-BIMBA e BAMBA- Capoeira"Ela nao obedece as regras convencionis nos encontros pugilísticos" (1)
1936-reglamento JUDO Fed.Pa.Pug (1)
1936-SOROCABA Sao Paulo-luchas (1)
1937-Aún se desconoce el origen del Capoeiragem (1)
1937-RIO-Publicación del Método Ecletico de Deffessa Pessoal.(Colabora A.L.Faría) (1)
1938-Punga comparada con capoeira en Maranhao (2)
1939-A. Latorre (CAPOEIRISTA) chefe Dep.to Lutas (2)
1939-Alberto Latorre (CAPOEIRISTA) chefe do Departamento de Lutas entrenador de la Guardia de Getulio Vargas (1)
1939-SANTOS-Abuela de 110 años habla de su marido CAPOEIRA (1)
1940-Capoeira Utilitaria de "Sinhozinho" (1)
1940-Cisnando aprende Jiu Jitsu con Takeo Yano (1)
1940-Cisnando aprende Jiu Jitsu con Takeo Yano(Recife???) (1)
1940-Cisnando aprende Jiu Jitsu con Takeo Yano(RN-Natal) (1)
1941-Primer reconocimiento de la Capoeira como Deporte-A partir de este libro toda la Historia de la Capoeira deportiva (1)
1945-Inezil Penna elebora estudo -treinamento-capoeiragem (1)
1948-Alumno de Sinhozinho lleva la capoeira fuera de Brasil (1)
1949-ACLARACIÓN- Lucha de Capoeira Rudolf Hermanny-Fernando R.Perez-Rio (3)
1950-60-Takeo Yano-Jiu Jitsu en Natal (1)
1953-Confronto R.Hermanny-Carlson Gracie (1)
1956-BIMBA -Exhibiciones en Rio y Sao Paulo (1)

S.E.Palmeiras & Clube Espéria-Sinhozinho (1904)

REVISTA "A VIDA MODERNA": 1914 ,15 Aniv.Clube Espéria.

NOTA DEL PESQUISADOR: El boxeo se difundió en Brasil garcias a la "Societá dei Canotieri" actual Clube Esperia SP,fué pionera en la organización de luchas. Detrás estaba Batista Bertagnolli. El primer gran entrenador del país fué Celestino Caversacio.Otra familia, los Zumbano ,antepasados del campeón mundial EDER JOFRE ,inauguraron el boxeo en Sao Paulo. Eder Jofre boxeó con mi amigo "Gitano Jimenez", ex-campeón de Europa, http://www.boxrec.com/list_bouts.php?human_id=66379&cat=boxer, el combate terminó así:
02/10/76 Gitano Jimenez-São Paulo-Vitória de Eder Jofre - PP 10 .Gitano Jimenez es vecino mío en Oviedo -España y compañero de pugilismo de mi hermano José Rubiera -Sub campeón de España aficionado 1969 y de J.R.Gomez Fouz- ex-campeón de Europa). Tuvimos, "Gitano",Sergio Vieira y yó la ocasión de conversar en Oviedo-España en Enero del 2007
.
http://www.dantealighieri.com.br/pdf/revista_dante_cultural_02/DanteCultural2_Esportes.pdf
FOTO:Primeiro time do Palestra Itália a disputar uma partida de futebol. O Jogo foi contra o S.C.Savóia de Votorantim em Sorocaba (SP), em 24 de janeiro de 1915 conquistando a Taça Savóia. Taça Savóia Ficha técnica do jogo: Palmeiras 2 x 0 Savóia Local: Sorocaba (SP)Data: 24/01/1915 Gols: Bianco e Alegretti Palmeiras: Bonato, Stilitano e Fulvio; Police, Bianco e Vale;Cavinato e Fiaschi; Alegretti, Savério e Ferre.
NOTA:
1899/ 01/11
Fundação em São Paulo, na Floresta, da Società Italiana di Canottieri Club Esperia, passando em breve a chamarse apenas Club Esperia. Durante o período da
Segunda Guerra Mundial foi obrigado a mudar de denominação: Associação Desportiva Floresta.
http://www.crpiraque.com.br/artigos_tecnicos/remo_atraves_tempos_versao_final_2007.pdf
A colônia italiana em São Paulo, em 1914, já era muito grande. E numa cidade com 300 mil habitantes, os descendentes dos primeiros imigrantes - os ítalo-brasileiros - também faziam parte das reuniões das entidades culturais. De associações esportivas, porém, a mais famosa era a Societá dei Canotieri (atual Clube Espéria)(1), que se dedicava ao remo. Mas fazia tempo que Luigi Cervo, Vicente Ragognetti, Luigi Marzo e Ezequiel Simone - todos apreciadores do futebol - sonhavam com a criação de um clube que pudesse enfrentar de igual para igual as já consagradas equipes do Paulistano, A.A.das Palmeiras, Americano. Chegaram a pensar na fundação de um setor de futebol para a Societá dei Canotieri, mas acabaram desistindo. Foi então que aconteceu o fator decisivo para a reunião da colônia italiana em torno de uma única idéia: a formação de um clube de futebol. Esse fato histórico foi a excursão que os clubes italianos Torino e Pró-Vercelli fizeram a São Paulo em agosto de 1914. O sucesso dos italianos que se exibiram no Velódromofoi tão grande que a colônia ficou agitada. Cervo, Ragognetti, Marzo e Simone sentiram o momento de agir.
http://memoria.alviverde.sites.uol.com.br/memoria.htm
links de pesquisa: http://www.palmeiras.com.br/torcedor/links.asp
(1)- Sinhozinho se hizo sócio del Clube Espéria en 1904 :http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/03/capoeira-jogo-atletico-brasileiro.html

A CAPOEIRA COMO ESPORTE

A CAPOEIRA E O ESPORTE: anotações a partir da sociologia figuracional de
Norbert Elias LUCENA, Ricardo de F. – DFE/UFPB – ricoluce@hotmail.com


CAPOEIRA: DE COISA DE NEGROS AOS CUIDADOS DE BRANCOS
Se, no final do Século XIX, o praticante de capoeira era passível de punição pelo Código Penal, no decurso de algumas décadas, a situação mudou quase que radicalmente. Ainda no início do Século XX, ela começava a ser vista com outros olhos por um segmento de letrados que buscavam, no lastro do discurso de construção da nação, elaborar e valorizar práticas que apontavam para esse caminho. A capoeira foi logo vista como uma ação que caía muito bem, nesse sentido que se buscava, e poderia ser resgatada como uma luta nacional ou uma gymnastica brasileira que mereceria ver apagado seu passado de violência e de crimes. Portanto, assim como o Japão tinha o Jiu- Jítsu, a Inglaterra, o boxe, a França, o savate etc., nós teríamos a capoeira. Temos que considerar, no entanto, que a esportivização da capoeira é um processo que já dura algumas décadas. Com toda ação social, ela faz parte de uma trama reticular que se organiza tanto a partir dela quanto em direção a ela e, desde as primeiras décadas do Século XX, já se começa a sentir a mudança de sentido pretendida para essa prática. Se, no Século XIX, a ação dos partidos de capoeiras era motivo de classificá-los como vadios ou criminosos, parte dessa herança já estava associada ao próprio nome.
LUCENA, Ricardo de F. – DFE/UFPB – ricoluce@hotmail.com

Pereira da Costa, citado por Lyra Filho (1973), define-a assim:
Capoeira, luta ou espécie de exercício ou jogo atlético, praticado por indivíduos de baixa esfera, vadios, desordeiros, e no qual os lutadores esgrimem cacetes e facas e, servindo-se, ainda, em passos próprios, que obedecem a umas certas regras e preceitos dos pés e da cabeça, valentes, ágeis e ligeiros, vencem os adversários. (p. 307)
Na cidade de Recife, por exemplo, esse conceito atribuído à capoeira tinha certa razão de ser. Numa passagem de um trabalho de João Lyra Filho (1973), em que trata da capoeira em Recife, ele expressa o seguinte:
Os partidos de capoeira eram O Quarto e O Espanha. A origem dos partidos esteve na
rivalidade entre duas bandas de música, existentes no ano de 1856 – a do 4 o Batalhão de Artilharia e a de um Corpo da Guarda Nacional, mestrado por um espanhol chamado Pedro Garrido. Os partidários de O Quarto cantavam: “Viva o Quarto, morra Espanha, cabeça seca é quem apanha.” O apelídio constituía injúria para os rivais, seria o mesmo que os chamar de escravos (p.309).

Devido a isso, durante um longo período do Século XIX, a capoeira esteve mais associada ao crime do que à idéia de ginástica ou esporte. Certo mestre, citado por Miécio Tati, assevera que “a capoeiragem, se pudesse se desprover das intenções criminosas das maltas que a praticavam, talvez chegasse a merecer o rótulo de esporte, com patente do lugar. Não passava, infelizmente, de um exercício físico altamente proveitoso para os músculos – mas que tinha no punhal seu trágico complemento” (Lyra Filho, 1973. p. 310). Mas, já no início do Século XX, começamos a perceber um sentido de mudança. No Rio de Janeiro, no ano de 1907, surge um livreto apócrifo denominado “Guia do Capoeira ou Gymnástica Nacional”, que trazia a seguinte introdução:
Page 4 328
Atualmente, o capoeira é representado pelo desgraçado vagabundo, trouxa, cachaça,
gatuno, faquista ou navalhista, conhecido por alcunha que lhe garante a maior facilidade de entrada nos xadrezes policiais! Assim é que o maior insulto para inutilizar um jovem é chamá-lo capoeira. Foi, sem dúvida, nosso empenho levantar a Gymnastica Brasileira do abatimento em que jaz, nivelando-a como singularidade pátria, ao soco inglês, à savate francesa, à luta alemã, às corridas e jogos tão decantados em outros países. Nossa briosa mocidade hoje desconhece, pela maior parte, os trabalhos da arte antiga, e por isso nós resolvemos publicar o presente guia.
Observem que o texto mostra a situação do praticante da capoeira, mas tenta re- defini-la como uma ginástica brasileira, ao lado do já famoso soco inglês (ou boxe), o savate e as corridas e os esportes tão conhecidos em outros países e também no Brasil. Daí por diante, inúmeros trabalhos foram surgindo e, em 1928, também no Rio de Janeiro, surge a primeira codificação desportiva da capoeira, com o título de Gymnastica Nacional (capoeiragem) Methodizada e Regrada, escrita pelo mestre Zuma (Annibal Burlamaqui). O texto apresenta uma área de competição, uma roda de 8 metros de diâmetro, critérios de arbitragem, relação de golpes e um processo pedagógico de movimentos.
http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais11/artigos/34%20-%20Lucena.pdf
otra fuente:http://www.revivendomusicas.com.br/curiosidades_01.asp?id=90
Frevo Recife:http://www.musicarecife.com/generos/genero/2

1907-GYMNASTICA BRASILEIRA

Dibujo:A Queixada:Dá-se um passo à frente do adversário e, (calculando sempre a distancia) suspendendo-se a perna com ligeireza, (direita ou esquerda) faz-se com que o pé (direito ou esquerdo) bata no queixo do adversário.1928-Méthode de Burlamaqui , (Zuma)

PARA ALÉM DAS METODOLOGIAS PRESCRITIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A POSSIBILIDADE DA CAPOEIRA COMO COMPLEXO TEMÁTICO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
JOSÉ LUIZ CIRQUEIRA FALCÃO*
..................Em 1907, aparece o opúsculo intitulado Guia do Capoeira ou Gymnastica Brazileira, cujo autor teria julgado prudente não revelar seu nome, pelos preconceitos existentes em relação à capoeiragem, mencionando apenas a sigla O.D.C., que significava Ofereço, Dedico e Consagro à distinta mocidade. Esse opúsculo defendia a sistematização da capoeira como um método nacional de ginástica. O opúsculo enaltecia os capoeiras de outrora pela riqueza de seus variados movimentos, pela prudência e por serem “amigos da ordem”. Alertava, ainda, que a“degeneração lenta e succesiva” começava a destruir “as bellezas desta gymnastica pátria pela ausência dos últimos notáveis mestres (sic)”(O.D.C., 1907, p. 2). Eis, aqui, mais um exemplo de deturpação e distorção do legado cultural da capoeira, com vistas a tratá-la pedagogicamente, a partir de metodologias prescritivas. Em 1928, o escritor Coelho Neto (1928) publicou o artigo “Nosso Jogo”, no qual apresenta uma proposta de inclusão da capoeira nas escolas civis e militares, chamando a atenção para a excelência desta como ginástica e estratégia de defesa individual. No mesmo ano, Aníbal Burlamaqui, um oficial da Marinha do Rio de Janeiro, publica o livro Ginástica nacional (capoeiragem): methodisada e regrada, no qual apresenta regras para o jogo esportivo da capoeira. Esta obra é apresentada com certo ufanismo à sociedade da época, como um “grito de brasilidade”, como possibilidade de libertação da influência dos “sports estrangeiros” e para destruir o “archaico e tolo preconceito de que a ‘GYMNASTICA BRASILEIRA’ – a capoeiragem – desdoura a quem a pratica” (sic!) (BURLAMAQUI, 1928, p. 9). Segundo o prefaciador da obra, Mario Santos, trata-se de um livro “modesto, prático e útil”, que apresenta regras esportivas para tornar um “gymnasta brasileiro” capaz de vencer os de outras lutas estrangeiras. Ao defender a capoeira, Burlamaqui o fazia sob o argumento de que ela era superior ao boxe, à luta romana e à luta japonesa, pois reunia elementos de todas elas e ainda estava associada à “inteligência e à vivacidade peculiares ao tropicalismo dos nossos sentimentos” (BURLAMAQUI, 1928, p. 5).




Capoeira: jogo atlético brasileiro



DIPLOMA:Sinhozinho: Exame Preparatório Francês 1904:gentileza Andres L.Lace
Nota del pesquisador: Com o seu conhecimento da língua francesa, poderia Sinhozinho mediar na Missão Francesa em 1906 -Sao Paulo, para a formação da polícia eo exército do Brasil?
Missao Francesa 1906-SP:
http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2008/12/modernizacin-del-ejercito-brasileo.html


Capoeira: jogo atlético brasileiro
Aluno: Joel Pires Marques
DRE: 103124781
Rio de Janeiro, 2006.

Rio de Janeiro, a capoeira de Sinhozinho, Agenor Sampaio:
Rudolf de Otero Hermanny, professor de educação física e jornalista; campeão brasileiro
de judô e campeão pan-americano por equipe; vencedor, como capoeirista, em todas as lutas que realizou (desafios reais); foi preparador físico da Seleção Brasileira de Futebol (Copa do Mundo de 1966); professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e; durante longos e vitoriosos anos, diretor da Academia Rudolf Hermanny, foi aluno de Sinhozinho e, deste, transcreve-se um trecho da sua apresentação do livro “A Volta do Mundo da Capoeira”, de LOPES (1999): “Por volta da década de cinqüenta, Sinhozinho era um personagem muito conhecido no Rio de Janeiro, especialmente em Ipanema e Copacabana. Nascido em Santos, São Paulo, filho do Cel. José Moreira Sampaio, Intendente daquela cidade, já em 1904, Sinhô iniciava sua brilhante carreira de desportista, como
sócio-aluno do Clube Esperia de São Paulo. Ainda em São Paulo, após passar pelo Clube Atlético Paulistano, pela Associação Atlética das Palmeiras, e pelo Clube Força e Coragem, Agenor Sampaio veio para o Rio e não mais saiu. [...]. Logo se tornou conhecido nas rodas esportivas e boêmias da cidade por sua força física e habilidades atléticas, tendo sido instrutor da temida Polícia Especial e, mais tarde, da Polícia Municipal, assim como de inúmeras associações esportivas como Sport Club Mangueira, Ginástico Português, Clube de Regatas do Flamengo, Helênico, Fluminense, América F.C. e várias outras entidades desportivas, valendo destacar o Club Nacional de Gymnastica, criado por ele mesmo, em 1930, para divulgar a Capoeira. [...]. Não se sabe muito bem como e onde Sinhozinho a aprendeu mas já nos anos trinta ensinava [...].
Segundo o que ensinava, os capoeiras de sua época tinham suas especialidades, sendo mais brigadores do que esportistas. Usando de malícia, faziam ataques súbitos e inesperados, procurando colocar os adversários, rapidamente, fora de combate. [...]. Sua capoeira, destituída de ‘orquestra’ – berimbaus, pandeiros, atabaque, agogô e reco-reco, e cânticos – que sempre foi a mola propulsora dos demais tipos de Capoeira, exigia de seus praticantes o máximo de objetividade e resistência a pancadas e a lesões, o que fazia com que muitos iniciantes desistissem. Isto talvez explique porque sua difusão tenha sido limitada enquanto outras formas da capoeira, normalmente com ritmo e canto, começaram a lograr mais sucesso e, atualmente, estejam tomando conta do Brasil e do mundo.” (p. 25 - 26).
http://209.85.229.132/search?q=cache:HWdO_KeF6KYJ:site.educacaofisica.com.br/download.asp%3Ftp%3Dbiblioteca%26id%3D1815+%E2%80%9CClube+For%C3%A7a+e+Coragem%E2%80%9D&cd=2&hl=es&ct=clnk&gl=es

lunes, 30 de marzo de 2009

Belo Horizonte (1894-1920)

Diario A NOTA: 13/08/1917:
Floriano Peixoto (Zeca) sale hacia Lavras con su compañía de artistas.



CONSTITUIÇÃO E ENRAIZAMENTO DO ESPORTE NA CIDADE
Uma prática moderna de lazer na cultura urbana
de Belo Horizonte (1894-1920
)

Criou-se na cidade um conceito já iniciado no Rio de Janeiro em 1907, o Cine-Teatro, em que empresários, para atrair os freqüentadores de cinematógrafos e de teatro,
proporcionavam espetáculos mistos. ......................As chamadas da imprensa para os espetáculos passaram a figurar nas colunas dos jornais.
Cinema Commercio
Hoje terá o povo de Bello horizonte occasião de se emocionar no Cinema Commercio ante as peripecias de um luta romana. José Floriano Peixoto, o conhecido lutador, vae mostrar aos freqüentadores daquella casa de diversões as suas qualidades de campeão.Não lhe faltarão delirantes applausos.554

Os dois programas oferecidos apareceriam na coluna do jornal A Tarde, intitulada
“Pelos palcos e cinemas”, na qual a luta era um espetáculo que acontecia junto com
apresentações de canções líricas como abaixo:
Cinema Commercio
Na tela O rei de ouro, drama, em 2 partes. Pedro Javali, drama. A menina do telefone, comedia.
No Palco Continuação do grande ‘Match’ da lucta romana entre José Floriano Peixoto e o campeão inglez Jayme Grosman.A graciosa cantora lírica a Annita Wanoff cantarà(sic) novos números.555
554 CINEMA Commercio. A Tarde, 22 maio 1913, p. 1.
555 PELOS Palcos ..., 24 maio 1913, p. 1.

..............Em 1915, aparece uma referência à luta de jiu-jítsu no Cassino Mineiro568 e, em 1916, a outro campeonato de luta romana no Variedades.569
.............Notícias sobre uma academia de box na cidade aparecem somente no final dos anos de 1920.570 Pouco tempo depois, o Diario Mineiro trazia uma reportagem que assim se iniciava: “Ainda não consegui vingar entre nós o pugilismo”.571
569 CAMPEONATO de lucta ..., 1916, p. 3.
570 JOGOS e desportos, 1927, p. 3.
571 DIARIO dos..., 1929, p. 7.

4.8 A GYMNASTICA COMO SPORT NOS CLUBES E NAS ACADEMIAS

Fora do contexto escolar, ela aparece como uma das práticas propostas pelo Centro de Cultura Physica Olavo Bilac(1915-1916), a “unica escola que a cidade possuía”; ou seja, a primeira “academia” fundada na capital, que tinha por objetivos o desenvolvimento de “diversos ramos dos sports”.586..............A sua divulgação passou a figurar nas páginas de As Alterosas:
___________________________________________
Centro de Cultura Physica “Olavo Bilac”
Rua Goyas – 64
__________________________________
Director – A. PEREIRA DA SILVA – prof. gym. e
educ. physica do Gymmnasio Mineiro.
Thesoureiro – WILSON PEREIRA
1o Secretário – ALFEU FELICISSIMO
2o Secretário – ALEXANOR PERREIRA
________________
MENSALIDADE – 5$000591
..............Na descrição feita do que seria oferecido pelo Centro, pode-se ver que a insttalação do Centro era completa contando os seguintes apparelhos: parallelas, barras, argollas, trapesio, escadas de corda e madeira, cordas lisas e de nós, massas, alteres, sandows, remos, apparelhos de tiro ao alvo,esgrima, box, puxing. Brevemente teremos o foot-ball, a natação, o remo, sendo o Parque Municipal o campo de acção destes ramos sportivos. Dentre os exercicios de atlhetismo mencionaremos: o jiu jitsu, a capoeira,lucta romana, o box e o jogo de pan.592
592 CENTRO de ..., 1916, p. 7.
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/VCSA-6XTGT2/1/tese_marilita_vers_o_final.pdf

Belo Horizonte: O lazer e o esporte na cidade moderna*
Marilita Aparecida Arantes Rodrigues

........1913-Em maio, a capital assiste, em uma casa de diversões - o Pavilhão Variedades - ao primeiro espetáculo de luta greco-romana , e inaugura-se a Sala de Armas dos alunos do Externato do Ginásio Mineiro. Em julho, termina o primeiro campeonato de Box realizado no Pavilhão Variedades, com a presença de dez profissionais estrangeiros e o Club de Sports Higiênicos inaugura, em setembro, nas suas instalações, o primeiro campo de tênis na cidade, com condições técnicas perfeitas para o jogo.17

17 PENNA, 1997. Op. cit.


Otras citas:
A ginástica como fenômeno sócio-cultural
Origem e história da ginástica

..................................Também Fernando de Azevedo, um dos candidatos à vaga de professor de “gymnastica e educação physica” do Gymnasio Mineiro (atual Colégio Estadual Central Milton Campos, em Belo Horizonte), em 1915, defendeu esse método na tese que apresentou à banca examinadora do concurso (TEIXEIRA, 2004).
Segundo a propaganda veiculada pelo jornal “As Alterosas”, do dia 4 de novembro de 1916, foi inaugurado o “Centro de Cultura Physica Olavo Bilac”, provavelmente a primeira “academia” de que se tem registro em Belo Horizonte. Seu fundador era Antônio Pereira da Silva, professor de “Gymnastica e Educação Physica” do Gymnasio Mineiro (atual Colégio Estadual Milton Campos ou Estadual Central), que venceu o concurso acima citado. Ali não se ensinavam retórica e gramática, como na Grécia; o objetivo era fornecer aos “amadores dos sports” um local onde encontrassem os aparelhos e os professores, “a fim de desenvolverem o physico, tornando-se homens fortes e robustos”. Esse centro dispunha dos seguintes aparelhos: paralelas, barras, argolas, trapézio, escadas de corda e madeira, cordas lisas e de nós, massas, alteres, “sandows” (elásticos), remos, aparelhos para tiro ao alvo, esgrima, box e “puxing”. Preparado para atender apenas ao público masculino, as modalidades de ginástica oferecidas eram: exercícios de respiração, seguidos da ginástica sueca, da esgrima e da ginástica de aparelhos (TEIXEIRA, 2004).

Palabras Malayas

RECORTE: Viaje al rededor del mundo: recuerdos de un ciego
Escrito por Jacques Arago, François Arago, Santiago Arago. Publicado por Gaspar y Roig, 1851. http://books.google.com/books?id=y-Jh5z9lHeUC&hl=es



ACROSS UNKNOWN SOUTH AMERICA BY A. HENRY SAVAGE-LANDOR WITH 2 MAPS, 8 COLOURED PLATES, AND 260 ILLUSTRATIONSFROM PHOTOGRAPHS BY THE AUTHOR
IN TWO VOLUMES VOL. I HODDER AND STOUGHTON LONDON NEW YORK TORONTO

Printed in 1913 Copyright in the United States of Americaby A. Henry Savage-Landor
[iii]
THIS WORK IS DEDICATED to THE PEOPLE of the GREAT BRAZILIAN REPUBLIC


.......................He podido notar entre los indios de Brasil Central, muchas palabras de origen malayo, otras muy parecidas palabras de las lenguas actuales entre las tribus de las Islas Filipinas. La mediciones antropométricas que me tomó de los indios de América del Sur corresponde casi exactamente con las de los nativos del archipiélago de las Sulu y la isla de Mindanao...............
Savoy Hotel, London. A. Henry Savage-Landor
  September 1913.

http://www.gutenberg.org/files/22483/22483-h/v1.htm
Famoso manuscrito ,datado de 1753.Ele descreve uma cidade perdida de grande povoaçao e antiquísima no interior do Brasil.Esta cidade tem sido procurada ,sem sucesso,por diversos exploradores.Dentre eles,Percy Fawcett,que,tendo partido em 1920,desapareceu sem deixar nenhum vestígio.
http://www.docpro.com.br/Linkultural/Acervo/Acervo37.html

http://www.rickrichards.com/ac/ac3cFawcett.html

Esporte moderno em Maranhao

O futebol em São Luís (Maranhão-Brasil):1907 - 1917
A introdução do esporte moderno em São Luís do Maranhão
Professor de Educação Física - CEFET-MAMestre em Ciência da Informação
Leopoldo Gil Dulcio Vaz
leopoldovaz@elo.com.br(Brasil) .

Na passagem do século XIX para o século XX, os jovens portadores de "idéias novas", gente vinda do meio metropolitano, inquieta e formada nele (KOWALSKI, 2000) - (em Maranhão encontramos Nhosinho Santos - que estudara na Inglaterra; Aluísio Azevedo - cônsul brasileiro em Europa, Japão, e o cônsul inglês Charles Clissold) - introduzem o esporte moderno em São Luís, com a fundação de clubes esportivos (MARTINS, 1989; VAZ, 2000; VAZ e VAZ, 2000).
........... O ano de 1908 é encerrado com um jogo entre o F.A.C. e o Maranhense, em comemoração à proclamação da República, terminando em 2 x 0 para a representação fabrilense. Nesse ano, Nhozinho Santos consegue a inscrição de "seu" clube na Confederação Brasileira de Tiro, ao mesmo tempo que implanta o "jiu-jitsu", com um grande número de adeptos. (MARTINS, 1989, p. 313) .
...........O mundo esportivo maranhense estava em ebulição, havendo grandes movimentações, fundando-se várias agremiações. É nesse período que surge nesse cenário o vice-cônsul inglês no Maranhão, Mr. Charles Clissold, um grande amante dos esportes - em especial, do futebol. Junta-se aos dirigentes do FAC, incentivando a prática de vários esportes. Muitos jovens tinham feitos suas inscrições, com o clube revivendo seus grandes dias e sendo oferecidas várias modalidades, como salto em altura simples, com vara, distância; corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos; lançamento de peso, de disco, do martelo; placekick (pontapé na bola, colocando-a na maior distância); cricket; crockt ; ping-[ong (Tênis de mesa); bilhar; luta de tração, etc. (MARTINS, 1989, p. 334).
................Ainda ao "Red" coube a vitória da luta de tração tendo vencido o grotesco maçã em água salgada o Travassos, e Nava a disputa da quebra potes cheio d'água, com olhos vendados. Dos chamados "concursos grotescos" - no início das atividades do FAC, em 1907, eram chamados de gaiatos - constava: frutas em água salgada - que deveriam ser tiradas com a boca, ganhando com conseguisse cinco primeiro -; boxe com olhos vendados (disputado em um tempo de cinco minutos, e não houve vencedores); quebrar potes cheios de água com os olhos vendados. Constavam como provas de Atletismo, o place-kick (chute à bola) e a luta de tração (cabo de guerra). (O ESTADO, 02 de fevereiro de 1916).
..................Na cidade, enfrentaram-se os teams do "PORTUGAL SPORTE CLUBE" 3 x 1 "CRUZEIRO SPORT CLUB". (O ESTADO, 31 de janeiro de 1917). Pela tarde, no ground do antigo Tiro Maranhense, os teams infantis do SANTA CRUZ FOOT-BALL CLUB venceu o do BOTA-FOGO FOOT-BALL CLUB por 2 x 0.
............."Como um novo sol refletindo nas paragens longínguas do azul, appareceu o Club Sportivo 'José Floriano'", fundado por um grupo de rapazes de nossa terra com o fim único de "cultivar o physico e revestir de ganho e belleza todas as linhas plasticas do corpo".
Com essas palavras era saudada a fundação de mais um clube esportivo em São Luís. O nome, em homenagem ao maior dos mestres da cultura física do país, "inflamando-se de enthusiasmo e de energia para combater o enfraquecimento de uma geração e dar vida e armonia aos músculos, admirados com embevecimento, nos grandes athletas e nas antigas estátuas de mármore guardadas nos velhos museus de Roma e Grécia"
- dizia F. de Souza Pinto, ressaltando o quanto era importante a boa forma física em Grécia e Roma antigos, nos estados Unidos e na Alemanha atuais, como exemplo de uma raça:
"E o Brasil, a terra verdejante de palmeiras e bosques floridos tem também os seus representantes e mestres de luta e acrobacia em que figura como principal elemento de nossa raça o afamado José Floriano Peixoto, cujo nome cercado de sorrisos e de feitos foi escolhido por patronimico do club, que acaba de apparecer nesta terra tristonha do norte, que há-de um dia figurar nos campeonatos, tendo para saudar as suas victórias a música melodiosa dos cântigos cheios de saudade e poesia dos nossos queridos sabiás". (F. de Souza PINTO, in "O ESTADO", 15 de fevereiro de 1917). jogo termina em 3 x 0 para o Bragança. (O ESTADO, 22 de fevereiro de 1917). http://www.efdeportes.com/efd63/saoluis.htm

A dança da zebra,¿mito o realidad?





fotos:Capoeira Angola, Siltat malayo,Moringue Reinionés

01/03/2008
A dança da zebra
As semelhanças são impressionantes. Será que foi do ‘n'golo’, jogo de combate angolano, que nasceu a nossa capoeira?
Matthias Röhrig Assunção e Mestre Cobra Mansa
A origem da capoeira sempre foi controvertida. Mestre Pastinha (1889-1981), um dos mais famosos capoeiristas da Bahia, durante muito tempo pensou que a ginga que aprendera desde criança provinha de uma mistura do batuque angolano e do candomblé dos jejes, africanos da Costa da Mina, com a dança dos caboclos da Bahia. Mas, por falta de mais conhecimentos, não podia ir muito além dessa afirmação.





HISTORIA DEL BOXEO URUGUAYO

foto:Zeca Floriano en el Circo.
César Jones Mazaite,
Montevideo, 1/1/2008
mailto:cesarjo@hotmail.com

Página 171: Respecto del capítulo 20 dedicado a Angel Daniel Rodríguez debemos precisar que el record que consta en el libro, que fuera publicado previamente en distintas oportunidades y que nosotros lo incluimos textualmente, tiene sin dudas varias imprecisiones sobre todo en materia de los años en que se disputaron las peleas de Angelito y varias omisiones. ......................Asimismo en un reportaje que, a página entera, le efectuaran en la Revista de los Deportes “Rush” en 1933, Angelito relata que en 1915, después de realizar una exhibición con el entonces campeón mundial Jack Johnson, realizó dos peleas con Aníbal Parada Rojas, venciendo en ambas, y que luego, se fue al Brasil, debutando en la ciudad de Río de Janeiro con Floriano Peixoto. Peixoto era “un atleta completo, de espléndido físico, pero de deficientes conocimientos boxísticos”, y que “decían que era hijo de don Pedro II y era sin duda alguna muy rico”, a quien derrotó KO 4º, rodeado de un público hostil, no así de su contendiente que quedó encantado con la técnica de Angelito, invitándolo a una gira circense, donde Peixoto realizaba un emocionante acto poniendo su cabeza en la boca de un león “viejo y desdentado”.
“ Cuando volví de aquella gira ya empezaba a florecer el boxeo en toda Sud América. Había en Montevideo púgiles de la talla de Villalba, Julio C. Fernández, Casalá, Arregui, Contatore, etc . El señor Francisco Simón logró que se autorizara el boxeo, que se reglamentó en forma y empezó a prosperar . Fue entonces cuando gané el campeonato uruguayo a Pepe Contatore , vencí a Luis Ángel Firpo y a muchos otros, y después me fui a Chile.”, son las palabras de Angelito Rodríguez transcriptas en el reportaje.
..................... Vassena , el manager de Angelito, fue principal propulsor de la realización de estas eliminatorias, y en diarios se hacía constar que los argentinos Jorge Cobos Daract –que así se llamba y no como figura en el record- y Luis Gallardo , ya habían sido derrotados por el campeón uruguayo, y Luis Ángel Firpo aún no existía en el firmamento boxístico Los principales boxeadores que combatían en Brasil, encabezados por Floriano Peixoto , también ya habían sido derrotados por Angelito.

domingo, 29 de marzo de 2009

Bahía1808-Don Pedro ,Capoeira y el Berimbau de una sola cuerda


LIBRO: Dom Pedro, Escrito por Neill Macaulay.(PAG26): http://books.google.es/books?id=__0KrEZGkmUC&pg=PA341&dq=Jos%C3%A9+Egydio+Garcez+Palha#PPA26,M1

NOTA DEL PESQUISADOR: Nos encontramos en 1808-Bahía ,una Capoeira asociada al berimbau y otra en 1817 -Rio, con corporaleidad de la Capoeira Angola,no asociada al berimbau. Cual era una y cual era otra. Buena pregunta.

pequena traducción: .............Hombres negros se divierten por sí mismos mirando las bahianas y practicando la capoeira, un cuchillo y la lucha contra la fiebre aftosa, la danza, al ritmo de un tambor y el Twang ,berimbau de una sola cuerda .15 Dom Pedro estaba destinado..............
NOTA DEL PESQUISADOR:
TWANG(INGLÉS):
nombre:tañido,punteado,sonido,gangueo,timbre
verbo:estirar,puntear,producir un sonido agudo,hablar con timbre nasal.
RECORTE LIBRO:Nouveau dictionnaire de la conversation; ou, Répertoire universel ... sur le plan du Conversation's lexicon ... Par une Société de Littérateurs, de Savants et d' Artistes ...
Escrito por Auguste Wahlen, 1785-1850(PAG 49) http://books.google.es/books?id=6bgUAAAAYAAJ
Don Pedro en Bahía-otra cita-(pag 65) .Encyclopédie des gens du monde: répertoire universel des scineces, des lettres et des arts; avec des notices sur les principales familles historiques et sur les personnages célèbres, morts et vivans
Publicado por Librairie de Treuttel et Würtz, 1834http://books.google.es/books?id=-cUUAAAAYAAJ&pg=PA165&dq=%22don+pedro%22+1808+salvador+de+bahia&lr=






Gravura:Titulo CAPOEIRA Digital:icon395061_73v_238.tifAutor/Criador:Ender, Thomas, 1793-1875.Título:[Estudos de atitudes: capoeira.]Data:[18--].Em:-Thomas Ender -Procedente do Gabinete de Gravuras do Museu de Belas Artes de Viena.

otra cita:............Os navios com a Família Real a bordo, aproximando-se do equador, entraram numa área de calmarias lá existente. Levaram 10 dias para galgar 30 léguas (esta distância levaria 10 horas com um bom vento). Após as calmarias, o vento continuou vindo do sudeste, não permitindo que os navios desenvolvessem uma velocidade regular. A 16 de Janeiro, o Príncipe Real arvorou sinal, dirigido ao Bedford, que tinham mudado de planos: alterariam o rumo para poder entrar na Bahia. Neste mesmo dia, o Urânia interceptou o brigue Três-Corações, enviado pelo governador de Pernambuco, com frutas e verduras frescas.A 22 de Janeiro de 1808, após 54 dias no mar, fundearam em Salvador. O Príncipe Real levava 1.054 pessoas a bordo. A primeira etapa da viagem havia terminado. Alguns dias antes, a 17 de Janeiro, os navios que tinham velejado directamente de S. Tiago entraram no Rio de Janeiro.
http://www.sokarinhos.com.br/HISTORIA/histbr_29.htm

Pastinha y José Alves - Palmares




FOTO:Restos do imponente prédio do Senado de Olinda, concluído em 1693. A espessura das paredes impressiona, bem como o calçamento de pedras escuras, bastante degastadas pelo tempo. No alto vê-se uma estrela com os seguintes dizeres:"Aqui, em 10 de novembro de 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em favor da fundação da República entre nós." Uma tentativa frustrada de tornar Olinda uma república independente.

NOTA DEL PESQUISADOR:Identificamos en el asalto al Quilombo de Palmares al soldado Jose Alvares(ó Alves?) protagonista en Palmares a las órdenes del Capitán Bernardo Vieira de Melo que tenía en sus soldados a sus propios esclavos negros.Este José Alvares (ó Alves? ) pudiera ser el Jose Alves nombrado por Pastinha como actor en la "Guerra dos Palmares" sin que podamos confirmarlo exactamente.

- Pastinha (1988, p. 24-5) afirmou que entre os mais antigos mestres de Capoeira figura o nome de um português, José Alves, discípulo de africanos e que teria chefiado um grupo de capoeiristas na guerra dos Palmares (in Vieira e Assunção, 1998), muito embora esses autores considerem que não haja nenhum documento que permita concluir que os integrantes do famoso quilombo tenham praticado capoeira ou outra forma de luta/jogo;
O protagonista:
capitao-mor ,Bernardo Vieira de Melo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Vieira_de_Melo.
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7375&date=currentDate
O inimigo: os negros amotinados no principal núcleo dos Palmares.(pag 264).
............. Ao mesmo tempo que o capitão-mor estava nesta altercação com o soldado Zacarias, do terço do capitão António Pinto, chegava um bilhete do mestre-de-campo Domingos Jorge Velho, dizendo saber que havia, entre os soldados do capitão-mor, um artilheiro e pedindo que “lho remetesse pera ver se podia com a Balla que tinha, e a outra que lhe auia remetido ver se podião fazer algú efeytto”.42 Assim se fez, e foi um soldado de Bernardo Vieira de Melo, chamado José Álvares(o Alves?), como fez questão de assinalar o historiador da Rellação, quem usou a arma-ícone de maneira eficaz, causando o desmantelamento dos Palmares.(pag 265-266).
.................Às mesmas horas que o sargento-maior Sebastião Dias tocou arma, o fez do seu posto o capitão-maior Bernardo Vieira, pelo qual achou já muita resistência do inimigo por estar alerta com a primeira arma que lhe tocaram. E como por ali é de que mais se arriscava, por ser o sítio
mais plaino, para ali carregou com a maior fortificação, ainda assim se empenhou o dito capitão-maior não obstante havê-los já advertido alerta. E foi chegando tão perto da cerca que já metiam as armas, defendendo que se não pudesse o inimigo valer das suas mesmas troneiras sem
risco. Sendo-o com que se empenharam seus dois irmãos e o alferes de um e o seu ajudante, e quatro ou 5 escravos seus, que todos, à vista do empenho e vozes do capitão-maior, se arrojaram, não reparando nos estrepes e fojos.(pag 314)
http://www.afroasia.ufba.br/pdf/afroasia33_pp251_324_Palmares.pdf
OTRAS CITAS:


1900-Lutadores en Maranhao-1905 -Zeca practica Jiu Jitsu-1910 -Curso de Jiu Jitsu en Maranhao,

JOURNAL:fonte do Jornal e :Diario Cruceiro do Sul, 16 de Janeiro de 1936, Sorocaba, Sao Paulo.sorocaba-SP.1936-Luchadores Leao Beduíno y Abdul Azziz.
FOTO::1905 José Floriano(trabajó en el circo Nerino) praticou Jiu Jitsu. Introducido en Brasil como JUDO: http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/03/zeca-floriano-un-gran-deportista.html
Luta Romana e Luta Livre, 1900 - 1910
(Leopoldo Gil Dulcio Vaz)
1900 Na edição de “O Maranhão” de 26 de janeiro deste ano, no. 527, sob o título de “Theatro”, apareceu o anúncio de uma Luta
Romana em que o Leão Beduíno desafiava qualquer pessoa, sendo proibidos os seguintes golpes: torção dos dedos; zangadilha, a passagem ds pernas estando o lutador em pé (rasteira?); colar de força; deslocação dos braços, ou seja americana. A quem vencer, o Leão Beduíno pagará um conto de réis. O anúncio foi colocado pela
Companhia de Variedades. Na edição do dia 29 de janeiro aparece o resultado da luta entre o campeão Abdul Aziz e o Alferes
Montanha
, saindo vendedor aquele, após nove minutos, não havendo reclamação por parte do vencido. http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/194.pdf

Jiu-Jitsu no Maranhão,Novos apontamentos para sua História, com informações adicionais referentes à nossa Capoeiragem no século XIX
Por
LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ
Professor de Educação Física " CEFET-MA
Mestre em Ciência da Informação

"A Pacotilha" - de 18 de abril de 1910, segunda feira, no. 90, consta noticia de que o "Fabril Athletic Club" " FAC - estava preparando uma jornada esportiva para recepcionar ao Barão de Rio Branco, em visita à São Luís. Em nota do final da noticia é informado que:

"Tem funcionado neste clube aos domingos pela manhã, um curso de jiu-jitsu, dirigido pelo Sr. F. Almeida contando já com muitos adeptos. Esse curso passará a funcionar, regularmente d'agora em diante, aos domingos das 8 as 10 horas do dia."


2. O CIRCO NO BRASIL.
Afirmase que o primeiro circo com lona e picadeiro chegou ao país em 1830, e chamavase Circo Bragasse................ Aceitação inicial do circo pela sociedade brasileira estimulou a vinda e permanência de várias famílias circenses ávidas por encontrar espaços para sobrevivência e para disseminar sua arte. Dessa forma, o circo brasileiro foi sendo estruturado. Vejamos o que registrou Ruiz:
............Juloi Seyssel, francês (1887); os Ozon, franceses (1887) ,Franck Olimecha, japonês (filho do patriarca Torakine Haytaka) (1888); Takasawa Mange, também japonês. http://web.letras.up.pt/7clbheporto/trabalhos_finais/eixo8/IH1598.pdf
................Zeca Peixoto, como era conhecido, destacava-se não só pelo seu corpo forte, como também pelo fato de ser praticante e campeão de muitos esportes diferentes. Ganhou ar de herói quando salvou diversas pessoas em um naufrágio que ocorrera na Bahia, ocasião em que retornava de excursão à Europa.Nos primeiros anos da década de 1900, Peixoto já estava envolvido com o grupo de Paul Pons, um francês muito atuante nos primeiros momentos do halterofilismo no Brasil e no mundo. No decorrer da década esteve envolvido com apresentações em teatros, fazendo parte da "Companhia Ginástica e de Variedades" e chegando a ser proprietário de um circo (Circo Floriano), que fez sucesso na cidade. Peixoto, junto com o empresário paulista Francisco Serrador, estava por trás da organização de um campeonato de lutadoras, realizado no Teatro São Pedro de Alcântara, no ano de 1910
http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/03/zeca-floriano-y-las-mujeres-luchadoras.html
Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. SILVA, Ermínia. São Paulo, Editora Altana, 2007 434 p.
Por Luis Felipe Kojima Hirano Ciências Sociais - USP
.......................Famigerado também é o episódio de Marechal Floriano Peixoto que, apaixonado pela comicidade circense, ao que parece contribuiu com o Circo Spinelli, onde Benjamim era responsável por toda direção artística. Inclusive, um de seus filhos era ginasta e atleta deste circo. Cartazes da época anunciavam a grande atração: um homem hercúleo enfrentaria feras enormes. Seu nome: "José Floriano Peixoto, filho do Marechal de Ferro"(p.135).
REVISTA DO INSTITUTO DO CEARA
1925 ,2Ï de março — O Cine-teatro "Majestic" vem apanhando grandes "casas", por motivoda exibição da Troupe Imperial Japonesa Yamagata.17 de abril — O Padre Gerardo Plácido Broders, vigário de Coité (Aratuba) procura as redações para protestar contra a pretendida imigração de japoneses para a Serra de Baturité. A Secretaria da Presidencia negou que o Governo cogitasse de tal.
1925 ,20 de março — Júri de Eloi Fernandes, assassino do Major Horácio de Oliveira Silva. Esse crime ocorrera nas imediações dum circo, em Fortaleza. O reu foi condenado a 30 anos de prisão.
1926, 5 de janeiro — Vem sendo grande a frequência do público aos espetáculos do "Circo Floriano", armado à Praça de Pelotas e dirigido pelo atleta José Floriano Peixoto.
http://www.institutodoceara.org.br/Rev-apresentacao/RevPorAno/1951/1951-DataseFatosHistoriaCeara.pdf