martes, 31 de marzo de 2009

Capoeira: jogo atlético brasileiro



DIPLOMA:Sinhozinho: Exame Preparatório Francês 1904:gentileza Andres L.Lace
Nota del pesquisador: Com o seu conhecimento da língua francesa, poderia Sinhozinho mediar na Missão Francesa em 1906 -Sao Paulo, para a formação da polícia eo exército do Brasil?
Missao Francesa 1906-SP:
http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2008/12/modernizacin-del-ejercito-brasileo.html


Capoeira: jogo atlético brasileiro
Aluno: Joel Pires Marques
DRE: 103124781
Rio de Janeiro, 2006.

Rio de Janeiro, a capoeira de Sinhozinho, Agenor Sampaio:
Rudolf de Otero Hermanny, professor de educação física e jornalista; campeão brasileiro
de judô e campeão pan-americano por equipe; vencedor, como capoeirista, em todas as lutas que realizou (desafios reais); foi preparador físico da Seleção Brasileira de Futebol (Copa do Mundo de 1966); professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e; durante longos e vitoriosos anos, diretor da Academia Rudolf Hermanny, foi aluno de Sinhozinho e, deste, transcreve-se um trecho da sua apresentação do livro “A Volta do Mundo da Capoeira”, de LOPES (1999): “Por volta da década de cinqüenta, Sinhozinho era um personagem muito conhecido no Rio de Janeiro, especialmente em Ipanema e Copacabana. Nascido em Santos, São Paulo, filho do Cel. José Moreira Sampaio, Intendente daquela cidade, já em 1904, Sinhô iniciava sua brilhante carreira de desportista, como
sócio-aluno do Clube Esperia de São Paulo. Ainda em São Paulo, após passar pelo Clube Atlético Paulistano, pela Associação Atlética das Palmeiras, e pelo Clube Força e Coragem, Agenor Sampaio veio para o Rio e não mais saiu. [...]. Logo se tornou conhecido nas rodas esportivas e boêmias da cidade por sua força física e habilidades atléticas, tendo sido instrutor da temida Polícia Especial e, mais tarde, da Polícia Municipal, assim como de inúmeras associações esportivas como Sport Club Mangueira, Ginástico Português, Clube de Regatas do Flamengo, Helênico, Fluminense, América F.C. e várias outras entidades desportivas, valendo destacar o Club Nacional de Gymnastica, criado por ele mesmo, em 1930, para divulgar a Capoeira. [...]. Não se sabe muito bem como e onde Sinhozinho a aprendeu mas já nos anos trinta ensinava [...].
Segundo o que ensinava, os capoeiras de sua época tinham suas especialidades, sendo mais brigadores do que esportistas. Usando de malícia, faziam ataques súbitos e inesperados, procurando colocar os adversários, rapidamente, fora de combate. [...]. Sua capoeira, destituída de ‘orquestra’ – berimbaus, pandeiros, atabaque, agogô e reco-reco, e cânticos – que sempre foi a mola propulsora dos demais tipos de Capoeira, exigia de seus praticantes o máximo de objetividade e resistência a pancadas e a lesões, o que fazia com que muitos iniciantes desistissem. Isto talvez explique porque sua difusão tenha sido limitada enquanto outras formas da capoeira, normalmente com ritmo e canto, começaram a lograr mais sucesso e, atualmente, estejam tomando conta do Brasil e do mundo.” (p. 25 - 26).
http://209.85.229.132/search?q=cache:HWdO_KeF6KYJ:site.educacaofisica.com.br/download.asp%3Ftp%3Dbiblioteca%26id%3D1815+%E2%80%9CClube+For%C3%A7a+e+Coragem%E2%80%9D&cd=2&hl=es&ct=clnk&gl=es

No hay comentarios: