miércoles, 18 de marzo de 2009

Zeca Floriano un gran deportista

foto:1905 José Floriano praticou Jiu Jitsu. Introducido en Brasil como JUDO): http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/03/rudollf-hermany-judo-no-rio-de-janeiro.html
Nota del pesquisador: COMENTARIO DE LA FUENTE SIN CONFIRMAR"aparece no seu circo "Trio Floriano - acrobátas olímpicos". Em 1908, ele fundou o Centro de Cultura Physica com um amigo chamado Enéas Campello .mauriciolozano@oi.com.br .
OTRA FUENTE: SOCIEDADES ESPORTIVAS NO RIO DE JANEIRO E NITERÓI EM 1912
............Centro de Cultura Physica (bairro?), fundado em 03-02-1908. http://www.rsssfbrasil.com/miscellaneous/rj1912clubs.htm

AGENOR SAMPAIO, (Sinhôzinho) o grande animador da mocidade brasileira sportiva, fala ao DIARIO DE NOTÍCIAS Um pouco da sua longa actividade nos sports " Da Mangueira para o Flamengo, deste para o Hellenico e, finalmente, no glorioso Clube de Oswaldinho
CLUBE NACIONAL DE GYMMNASTICA (CAPOEIRA!): UMA GRANDE PROMESSA
RIO, CIDADE AMIGA E HOSPITALEIRA
- Em 1908, mudei-me para esta capital, de onde jamais me afastei. O Rio é uma cidade encantadora pelos seus recursos naturaes e captivante pela lhaneza dos cariocas, que são extremamente hospitaleiros. Fui um dos fundadores do Centro de Cultura Physica Enéas Campello, que teve o seu período de fastigio no sport carioca. Ali, ao lado de João Baldi, Heraclito Max, Jayme Ferreira e o saudoso Zenha, distingui-me em diversas provas em que tomei parte.
A CONTRIBUIÇÃO DO CELEBRE AVIADOR EDÚ CHAVES
- Mais tarde " prosseguiu o nosso entrevistado " com a vinda de Edú Chaves da Europa, novos ensinamentos nos foram ministrados, dos quaes a luta greco-romana, box francez (savata) e a gymnastica em apparelhos foram os mais importantes.
Em 1907, ingressei no Club Força e Coragem, que obedecia à direcção do professor Pedro Pucceti. Continuei os exercícios que sabia e outros mais, que aprendera com o referido mestre.
OS PRIMEIROS TRIUMPHOS EM LUTA ROMANA
- E praticou desde logo a luta romana?
- Sim, em 1907, obtive os meus primeiros sucessos nesta luta e tive occasião de vencer o torneio da minha categoria.
RIO, CIDADE AMIGA E HOSPITALEIRA
- Em 1908, mudei-me para esta capital, de onde jamais me afastei. O Rio é uma cidade encantadora pelos seus recursos naturaes e captivante pela lhaneza dos cariocas, que são extremamente hospitaleiros.Fui um dos fundadores do Centro de Cultura Physica Enéas Campello, que teve o seu período de fastigio no sport carioca. Ali, ao lado de João Baldi, Heraclito Max, Jayme Ferreira e o saudoso Zenha, distingui-me em diversas provas em que tomei parte.
ENTRE MUSCULOS E LIVROS...
- Ficou muito tempo no Centro de Cultura Physica Enéas Campello? - indagámos.
- Não. Em 1909 (comentário do autor: ano do célebre confronto entre Cyríaco Macaco Velho e o campeão de jiu-jitsu Sada Myaco, que Sinhozinho assistiu), decidi aproveitar o tempo para estudar seriamente a educação physica. Deixei aquelle Centro e adquiri numerosos tratados e compendios sobre cultura physica, de autoria de reputados technicos. Essa deliberação foi motivada pela minha supposição de que ainda estava bem atrazado em taes assumptos. Lucrei. Lucrei muito e nunca mais perdi o contacto com as obras scientíficas relativas à gymnastica corporal.
fuente:http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=13170&id_noticia=495
NOTA:
"Cyriaco, como todos sabem, venceu em poucos minutos, no tablado do Concerto Avenida, o até então invencível Miaco, professor japonez da luta jiu-jitsu. Cyriaco, natural de bom gênio, mas destro e conhecedor de capoeiragem como poucos quis repetir a dose, no que não consentiu o japonez vencido. Isto vem provar mais uma vez as vantagens da capoeiragem como exercício, que há longo tempo preconizamos pelas columnas do Jornal do Brasil, vantagens que subiriam mais se fosse methodizado o exercício, expurgados os golpes misteriosos e mortaes".
fuente:(Revista da Semana, 30 de maio de 1909 - Domingo - Anno IX - 472)

No hay comentarios: