miércoles, 18 de marzo de 2009

Rudollf Hermany- JUDÔ NO RIO DE JANEIRO (antes Jiu-Jitsu)

foto:Equipe Brasileira Campeã Panamerican de Judô 1960 -Shunji Hinata, Masayoshi Kawakami, Rudolf Hermany e Luiz Alberto Mendonça-
NOTA DEL PESQUISADOR:Recordemos que Zeca Floriano practicó Jiu Jitsu:http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/03/zeca-floriano-un-gran-deportista.html

O JUDÔ NO RIO DE JANEIRO
ORIGEM E TRAJETÓRIA
PROF. MS. PAULO FERNANDO TENÓRIO WANDERLEY
2001



..............Na Escola Nacional de Educação Física, fundada em 1939, o professor Alberto Latorre de Faria, então Chefe do Departamento de Lutas, introduziu a modalidade(Judo) com o nome de jiu-jitsu. Segundo o professor Vinícius Ruas Ferreira da Silva (1999), contemporâneo dessa época, a prática, naquela ocasião, poderia ser resumida como uma luta que visava conduzir o adversário ao solo e estrangulá-lo. Posteriormente, houve a contratação do professor Yoshio Kihara (7º dan) e mais tarde dos professores Cordeiro e Hermanny.
Em 1952, quando o professor Rudolf Hermanny , que fora aluno de capoeira do mestre Sinhozinho, cujo verdadeiro nome era Agenor Sampaio, começou a praticar judô sob a orientação do professor Cordeiro, havia ainda muita discussão se a denominação da atividade devia ser judô ou jiu-jitsu.


..................A denominação judô passou a ser adotada no Rio de Janeiro, bem como o procedimento adequado para o ensino e competição.
O grande responsável, portanto, pela organização desportiva do judô no Rio de Janeiro foi o professor Cordeiro, que ensinava em diversos lugares como o Clube de Regatas Flamengo e Escola Naval, além da sua academia.


O professor Cordeiro e um grupo de pessoas dedicadas à causa do judô conseguiram a oficialização desse esporte, cuja organização começou como um departamento subordinado à Federação Metropolitana de Pugilismo e, posteriormente, à Confederação Brasileira de Pugilismo, entidades que controlavam, naquela época, todos os desportos de luta.


Foi possível colher alguns detalhes do 1º Campeonato Carioca de Judô com a filha do prof. Cordeiro, Patrícia Simões Cordeiro, que emprestou exemplares da "Revista de Judô", cujo primeiro número foi editado em outubro de 1954.
Esta revista era de publicação bimestral e a equipe responsável pela edição deste primeiro número foi a seguinte:
Diretor Responsável: Augusto de Oliveira Cordeiro;
Secretário: W. Guarniere;
Redator Principal: Rudolf de Otero Hermanny
Colaboradores:
Prof. Alberto Latorre de Faria http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/03/el-capoeira-alberto-latorre-entrenador.html

...............O professor Rudolf Hermanny foi contactado para prestar seu depoimento, tendo em vista que participou ativamente desse período como atleta, professor, árbitro e dirigente. Forneceu importantes informações, mas ressaltou que outras fontes também deveriam ser ouvidas, o que efetivamente foi feito.


Em 17 de abril de 1958, ocorreu a fundação da Federação Paulista de Judô .Em 11 de maio de 1961, o jornal O Globo noticiou a eleição do Conselho Técnico de Judô, que ocorreu na sede da Federação Carioca de Pugilismo.


..........O professor Antônio Afonso Alves, presidente do Judô Clube Augusto Cordeiro, esclareceu, durante a assembléia, que os judô clubes presentes, apesar de ainda não regularizados, tinham seus estatutos em exame na Federação Carioca de Pugilismo.Em prosseguimento, por proposta do professor Augusto Cordeiro, foi apresentada uma chapa única, que foi eleita por aclamação. Esta chapa estava assim constituída


Diretor Técnico - professor Rudolf Hermanny.


http://209.85.229.132/search?hl=es&gl=es&q=cache%3Ac7Kfagqv0FgJ%3Awww.judorio.org.br%2Ffique_ligado%2Fhistorico%2Fhist_judo_rj.doc+%22Federa%C3%A7%C3%A3o+Carioca+de+Pugilismo%22+jose+Floriano&btnG=Buscar&lr=

No hay comentarios: