jueves, 19 de marzo de 2009

El Capoeira Alberto Latorre entrenador de la Guardia Personal de Getulio Vargas

foto: Prof. Waldemar Areno, Diretor da E.N.E.F.D. e o Prof. Alberto Latorre de Farias. Profa. Kimie Kihara ao centro. Curso de Judô Feminino, 1961. Acervo del Centro de Memoria de la Escuela de Educacion Fisica/UFRJ



O boxe não foi a única luta com a qual o prof. Latorre esteve ligado. Já quando lutador, ao abandonar o boxe, se envolvera com a luta livre. Na verdade, desde que ingressou no exército já vinha tendo aulas dessa modalidade, passando em seguida a praticar o jiu-jitsu sob supervisão do famoso Geo Omori. Era uma época de grandes desafios e logo o nome de Alberto ganhou os jornais, onde mais uma vez sempre se ressaltava que era um valoroso cavalheiro8. Até promotor e árbitro de "lutas de vale tudo", ou catch-as-catch-can, Alberto foi. Por exemplo, foi o promotor e árbitro do célebre desafio entre Waldemar Santana e Hélio Gracie. Foi até mesmo treinador da guarda pessoal de Getúlio Vargas, já na década de 1940(9)
9)Na verdade, Alberto se envolveu com muitas outras lutas, entre as quais teve participação destacada no judô e na capoeira.
http://www.efdeportes.com/efd120/alberto-latorre-de-faria-100-anos.htm

Na Escola Nacional de Educação Física, fundada em 1939, o professor Alberto Latorre de Faria, então Chefe do Departamento de Lutas, introduziu a modalidade com o nome de jiu-jitsu practicado por Zeca Floriano http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/03/zeca-floriano-un-gran-deportista.html
1906 – 1908 Na cidade do Rio de Janeiro – então Distrito Federal– o francês Paul Pons, lidera uma turma de praticantes de exercícios com pesos e de lutas no Parque Fluminense, que se exibiam em praças e ruas. Este grupo incluiu personalidades importantes àépoca, tais como Francisco Lage, Zeca Floriano – filho de FlorianoPeixoto, Presidente da República – e o Dr. Eutíquio Soledade, paide Tico Soledade.
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/74.pdf

No hay comentarios: