A ORIGEM DA CAPOEIRA.(A HERANÇA de MESTRE BIMBA)
... durante anos a fio...
... pesquisei a origem da capoeira...
... analisando os dados ao meu alcance...
... o ritmo e a melodia...
... a orquestra...
... berimbau... caxixi... pandeiro...
... atabaque... agogô... reco-reco...
... cânticos e coro...
... ambiente... movimentos...
... ritual... tradição... filosofia...
... distribuição geográfica...
... distribuição social...
... difusão geográfica e social...
... classe social... profissão...
... raça... economia...
... relação com atividades sociais de origem africana...
... candomblé... maculelê... samba... conga...
... vudu... afoxé... rumba... etc....
... por reflexão...
... analogia...
... bate-papos..[1].
... com os “papas”[2] da capoeira...
... entre outros instrumentos de pesquisa que dispus...
...alcancei as seguintes conclusões !
... depois de estudar os ritmos de candomblé...
... percebi que...
... o ritmo básico de Logunedé[3]...
... no disco de Luiz da Muriçoca...
... corresponde às batidas do pandeiro na capoeira...
... ou seja....
... o candomblé é a fonte mística...
... donde brota a magia da capoeira!
... o que coincide com a observação...
... da semelhança do gingado de Mané Rozendo...
... "feito[4]” “de santo[5]”... “pai de santo”[6]...
... ao fim da vida estabeleceu terreiro de candomblé...
... em Cosme de Farias...
...com os movimentos das danças rituais do candomblé...
... similitude que aparecia...
... à maneira de estigma genético e cultural...
... nos elegantes movimentos...
... dos nossos paradigmas afrobrasileiros...
... cuja gracilidade e leveza procurávamos reproduzir...
... e a semelhança continuava...
... no candomblé o ritmo dos atabaques...
... é o nexo entre os Orixás[7] e o Vodunce[8]...
... na capoeira o estilo do jogo...
... acompanha a musicalidade do toque !
... alguns mestres tecnicamente fracos...
... porém musicalmente bem desenvolvidos...
... conseguem formar discípulos...
... de excelente qualidade...
... pela pedagogia sutil dos toques do berimbau!
...donde se conclui que...
... em coincidência com a lenda da capoeira...
... quem cria o capoeirista...
... é o toque do monocórdio de Exú!
... do mesmo modo que “São Salumãu”[9] São Salomão, entidade fictícia, representando a sabedoria e a justiça, ao modo do rei salomão bíblico
... desenvolveu a “arte-e-manha”..
... com que enfrentou as “armações”[10]...
... do “tinhoso das encruzilhadas”[11]...
... gastei anos de teimosa insistência...
... “cantiga de muriçoca[12]” no “pé do ouvido”[13] do Mestre!
... até que um belo dia ouvi!
... “tá certu!
... maiz num diga a ningueim!
... pr’eu num perdê meu ganha-pãu!”[14]
... estabelecida a origem do ritmo...
... o candomblé...
... procuramos informações da existência do berimbau...
... de jogo ou luta...
... idênticos ou assemelhados à capoeira...
... nas raízes africanas...
... dos povos trazidos como escravos pelos colonizadores...
... pessoalmente, o ilustre Prof. Dr. Edson Carneiro...
... confirmou a presença do berimbau na África...
... não da capoeira!
... nosso colega Jesus, capoeirista, em viagem à África...
... pesquisou exaustivamente...
... a existência de capoeira em Angola...
... encontrou berimbau, pandeiro, viola...
... chula, samba de roda e Candomblé ...
... não conseguiu notícia de capoeira!
... constatamos assim...
... a presença de berimbau...
... pandeiro e outros instrumentos...
... e a ausência de capoeira em Angola !
... “Pastinha já foi a África
... prá mostrá a capuêra du Brasí[15]!”...
.... Pastinha também...
... não encontrou capoeira em Angola![16]
... fato estranho!
... dada a reconhecida força das tradições africanas...
... e da sua capacidade de sobreviver...
... a todas as pressões sociais...
... econômicas... culturais... até religiosas!
... dissimulação!?... sincretismos!?... aculturação!?...
... ou persistência na filosofia ancestral?!
... centenas de anos de diáspora...
... não apagaram...
... a força da cultura...
... da religião...
... nem da língua-mãe !?...
... como explicar ou justificar...
... o desaparecimento da fonte africana da capoeira...
... sem deixar resíduos orais ou simbólicos?
.. procuramos sem sucesso em países do Novo Mundo...
... nos quais a raça negra...
... conseguiu manter suas tradições e cultura...
... sinais de alguma atividade similar à capoeira...
... encontramos..
... a preservação do candomblé...
... e atividades culturais dele derivadas...
... na grande maioria dos países latino-americanos...
... nenhum jogo... dança... ou luta...
... semelhantes à capoeira!... a própria denominação...
... não apresenta vinculação...
... semântica ou etimológica...
... com língua africana...
... aludindo à paisagem brasileira...
... onde foi inicialmente praticada...
... como diversão?...
... às escondidas dos feitores e senhores...
... mais interessados no rendimento do trabalho forçado...
... que na qualidade de vida da sua fonte de riqueza!
... todos os dados levam à conclusão...
... a capoeira na forma em que a conhecemos...
... embora tenha sua raiz mística, musical e coreográfica...
... na dança ritual do candomblé...
... foi elaborada no Recôncavo Baiano!
... donde se espalhou...
... para as outras regiões da Bahia..
.... do Brasil e do Mundo!
... a denominação de “angola”[17] e de “angoleiro[18]”...
... do estilo popular praticado nas ruas de Salvador...
... em contraposição. a “acadêmico[19]” e “regional[20]”...
... do estilo de Mestre Bimba...
... derivada da tradição de força, valentia e belicosidade...
... dos escravos oriundos daquela região...
... não foi por mim encontrada nos anos de quarenta...
... em narrativas dos mais velhos...
... em cidades do Recôncavo!
... por orgulho racial os “salvadorenhos[21]"...
... que não ostentavam o galardão de “regional”...
... passaram a se intitular de herdeiros da tradição...
... de bravura dos angoleiros...
... e a usar brinco de ouro na orelha
... como seus pretensos ancestrais...
... símbolo de valentia... não de feminilidade!
.... valorizava esta denominação...
... e acentuava ainda mais a dicotomia...
... a discriminação injusta pela juventude estudantil...
... pretensamente de melhor qualificação..
... cultural... técnica... racial... e econômica!
... dos capoeiristas populares...” de rua”...
... os “panhadores de dinheiro cum a boca”[22]...
... das festas de populares...
... os antigos alunos de Bimba... lamentavelmente!
... adoravam abusar da ingenuidade dos seus irmãos populares...
... usando movimentos proibidos neste último estilo...
... para fechar a roda ...
... fragmentou-se assim...... a unidade primitiva da capoeira!
[1] Conversas informais
[2] As maiores autoridades
[3] Um dos orixás, filho de Oxum e Umbualam, andrógino, seis meses caçador e seis meses feminino “das aguas”
[4] Iniciado no Candomblé
[5] Orixá
[6] Babalorixá, zelador de santo
[7] Ancestrais africanos deificados e cultuados no candomblé, arquétipos espirituais humanos
[8] Filhos de santo
[9] São Salomão, entidade fictícia, representando a sabedoria e a justiça, ao modo do rei salomão bíblico
[10] Truqe desenvolvido para enganar, burlar, outrem
[11] Exú
[12] Conversa insistente
[13] Conversa nas proximidades do interlocutor
[14] Está certo! Mas não diga a ninguem. Para eu não perder minha fonte de renda
[15] Para mostrar a capoeira do Brasil
[16] Mestre Pastinha na sua viagem a Dakar não ouviu referência oral à capoeira
[17] Estilo de capoeira criado pelo Mestre Pastinha
[18] Praticante de capoeira do estilo de Mestre Pastinha
[19] Aluno de capoeira do estilo de Mestre Bimba
[20] Estilo de capoeira criado pelo Mestre Bimba, denominado de Luta Regional Baiana
[21] Soteropolitanos, naturais de Salvador, Bahia
[22] Alusão à manobra de “apanhar dinheiro no chão com a boca”, exibição de habilidade no jogo de capoeira.
[6] Babalorixá, zelador de santo
[7] Ancestrais africanos deificados e cultuados no candomblé, arquétipos espirituais humanos
[8] Filhos de santo
[9] São Salomão, entidade fictícia, representando a sabedoria e a justiça, ao modo do rei salomão bíblico
[10] Truqe desenvolvido para enganar, burlar, outrem
[11] Exú
[12] Conversa insistente
[13] Conversa nas proximidades do interlocutor
[14] Está certo! Mas não diga a ninguem. Para eu não perder minha fonte de renda
[15] Para mostrar a capoeira do Brasil
[16] Mestre Pastinha na sua viagem a Dakar não ouviu referência oral à capoeira
[17] Estilo de capoeira criado pelo Mestre Pastinha
[18] Praticante de capoeira do estilo de Mestre Pastinha
[19] Aluno de capoeira do estilo de Mestre Bimba
[20] Estilo de capoeira criado pelo Mestre Bimba, denominado de Luta Regional Baiana
[21] Soteropolitanos, naturais de Salvador, Bahia
[22] Alusão à manobra de “apanhar dinheiro no chão com a boca”, exibição de habilidade no jogo de capoeira.
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