martes, 28 de octubre de 2008

Joao Moreira,primer capoeira conocido debió pertencecer a los "Reinois"

1634=Macao:6 Los primeros soldados Reinois"soldados portugueses en Oriente", en Macao eran 150 ,sus primeras armas eran: arcabuces,espadas,dagas y mosquetes y hay noticias de un arma grande llamada"piques".Cuando tençian ataques,hasta los capitanes se volvian soldados;se perdia toda jerarquia durante la batalla.Los Reinois en Oriente ,eran una clase de guerreros,todos iguales.Contrataban mercenarios de lugares muy extraños;los locales eran contratados solo para la defensa local.
http://www.jtm.com.mo/view.asp?dT=287702001

..............No Rio de Janeiro, principal centro de recrutamento para a Colônia do Sacramento na América portuguesa, também era grande o número de pessoas isentas do serviço militar, englobando os que serviam ou serviram nos cargos eleitos da governança, os senhores de engenho e seus criados, os moedeiros, os familiares do Santo Ofício e os Cavaleiros das Ordens Militares. Por sua vez, os desprivilegiados não hesitavam em fugir cada vez que se ameaçava com o recrutamento compulsório, não restando ao governador outra alternativa senão ordenar o alistamento dos vadios.Segundo Lobo, os melhores soldados eram os reinóis ,soldados portugueses a quem na Índia chamam reinóis, já que, com poucas exceções, os brasileiros “iam muito pouco às faxinas e nelas trabalhavam o que queriam, que era muito pouco, e com aquela calma que no Brasil costumam fazer todas as coisas” (LOBO in MONTEIRO, 1937, v. 2, p. 33). As queixas contra os soldados brasileiros são constantes na documentação pesquisada.
Em 1718, o governador Manuel Gomes Barbosa reclamava ao vice-rei do Brasil que muitos dos seus soldados eram aleijados e doentes (BARBOSA in MONTEIRO, 1937, v 2, p. 67). Escreveu também à Coroa sobre a grande quantidade de desertores que resultava da má qualidade da tropa, composta por soldados novos e mulatos, sendo em sua maioria “degredados, uns por ladrões e outros por vários crimes”. Por isso achava melhor que se fizesse o recrutamento em Portugal e nas ilhas.
http://gehscal.sites.uol.com.br/publica/Recrutamento.pdf.

No hay comentarios: