jueves, 12 de marzo de 2009

Diogo de Mendoça,Gobernador en Malaca y Brasil

André Furtado de Mendonça (capitão)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa Nota: Se procura pelo sertanista brasileiro que combateu os escravos negros do Quilombo dos Palmares, consulte André Furtado.
André Furtado de Mendonça (Lisboa, 1558 - 1 de Abril de 1611) foi governador da Índia (1609) e um dos mais destacados capitães do Estado da Índia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Furtado_de_Mendon%C3%A7a_(capit%C3%A3o)
Andres Furtado de Mendonça (1568-1610), navegante y capitán en la India portuguesa, Madagascar y Ceilán. Lucho contra piratas locales y contra los holandeses. Fue gobernador de la India en 1609.
De su família podemos citar a Diogo do Mendonça Furtado (siglo XVII) gobernador primero de Malaca y luego de Brasil (1621) que se rindiera ante el ataque holandés a Bahia en 1621 y fuera llevado preso a Holanda hasta 1626. Encarcelado a su regreso a Lisboa, fue luego perdonado por el rey Felipe III de Portugal (y IV de España).
http://www.uam.es/personal_pdi/ciencias/depaz/mendoza/menport.htm
otra cita: http://books.google.es/books?id=eN4FAAAAQAAJ&pg=PA186&lpg=PA186&dq=%22Diogo+de+Mendo%C3%A7a+Furtado%22&source=bl&ots=W2gvAMR94J&sig=JbCqQJUL8yJHVOjPqCh7uw1h87E&hl=es&ei=t165Sb7sFKKHjAfXmOCwCA&sa=X&oi=book_result&resnum=7&ct=result#PPA17,M1

Rio de Janeiro-Grabado en Blanco y Negro INSTRUMETO MUSICAL DE Mozambique


Photo "Danseuse Vilon'Androy - 03/08" (Madagascar) par Greg be revy sur Vacanceo.com
http://www.capoeira-connection.com/Resources/Berimbau_de_Barriga.pdf
Grabado:Foto 5 del documento, Negroes dancing de Harro-Harring ,Rio de Janeiro 1840. Ver también pag 41 del siguiente libro:http://books.google.es/books?id=C5C7VP0ollYC&pg=PA252&lpg=PA252&dq=Negroes+dancing+%22+Harro+Harring%22&source=bl&ots=352pzaR0C6&sig=oWGIUOdLZKQdwMYdG1R7UFdXU4U&hl=es&ei=nE-8SeSHBtSyjAfxsamZCA&sa=X&oi=book_result&resnum=10&ct=result#PPA41,M1

Foto DERECHA::Rio de Janeiro 1812- Nsambe y Kamanjah (o Marimba de Moçambique),



miércoles, 11 de marzo de 2009

A MÚSICA NA ATUAÇÃO DOS JESUÍTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA (1549-1759)


NOTA DEL PESQUISADOR: Entre los AÑOS 1549 Y 1759,no se encuentra (En Brasil) ninguna referencia al Berimbau que se usa en la Capoeira .Solo encontramos referencias al Birimbao ó Gimbarda de origen europeo.
dibujo:http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2008/10/guimbarda-o-berimbau-europa-tambeim-tem.html



A MÚSICA NA ATUAÇÃO DOS JESUÍTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA (1549-1759)
A Informação da missão do Padre Cristóvão Gouveia do Padre Cardim descreve o Natal de 1583, na povoação de Nossa Senhora da Escada, próxima à cidade da Bahia, “aonde algumas vezes nos ajuntávamos com boa e devota música, e o Irmão Barnabé [Tello] nos alegrava com seu berimbau” (Rel.FeCar.2, 1585, p. 301). O mesmo relato menciona novamente o berimbau tocado pelo Irmão Barnabé Tello, no Natal de 1585, no Rio de Janeiro (p. 345). Segundo as várias definições apresentadas por Castagna (1991, vol. 2, p. 220, nota 170), trata-se de um berimbau de boca, como definido por Luís da Câmara Cascudo no Dicionário do folclore brasileiro, de 1988: Pequenino instrumento sonoro, feito de ferro (os mais antigos) e de aço (os relativamente modernos). Consta de dois braços que se ligam, arqueando-se com uma lingüeta ao meio. Toca-se levando o berimbau à boca, prendendo-o nos dentes e fazendo a lingüeta vibrar, puxando-a com o dedo indicador. Dá-se um som monótono, espécie de zumbido. (CASCUDO apud CASTAGNA, 1991, vol. 2, p. 220, nota 170) Cascudo informa ainda que o berimbau “foi trazido ao Brasil pelos portugueses” (apud CASTAGNA, 1991, vol. 2, p. 220, nota 170). Tinhorão (1972, p. 25, nota 25) comenta o relato do Padre Cardim e afirma que muitos
autores referem-se a ele sem esclarecer que o berimbau mencionado não é o que se utiliza hoje na capoeira.
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000382848

martes, 10 de marzo de 2009

Conexión Moringue-Capoeira : Bentinho, capitão da Cia. de Navegação Bahiana

Nota:No panfleto que acompanhava seu disco LP, Curso de Capoeira Regional, poderíamos ler:
Depois de familiarizado com as diversas sequências apresentadas em nossas lições, o aluno poderá, em função da sua habilidade, criar novas coordenações de golpes e adaptar novas sequências, enriquecendo os seus treinos e contribuindo para o melhor aproveitamento pessoal.
No entanto, como a história tem mostrado - nos mais diversos setores, em diferentes países, e em momentos muito diversos -, é normal aos seguidores de um líder "engessarem" seus ensinamentos para enquadrá-lo numa grade mais estreita e menos abrangente.
É assim que, p.ex., os movimentos acrobáticos e espetaculares são criticados e desqualificados por muitos - regionais e angoleiros -, quando, na verdade, Bimba admirava aqueles que os dominavam, como, p.ex., Bentinho, mestre de Bimba.
Segundo consta, (Bentinho) era desses capoeiristas capazes de "dar um salto mortal na boca de uma caixa de cebola"(¿MORINGUE?), como relata Decânio, citando Bimba: "Dá um sárto mortá na boca dum caixãu di cebola!". Era gente da mesma estirpe de Besouro Mangangá que seria capaz de "sartá di costa i caí de vórta dentru dus chinélu!" (SODRÉ, op.cit., 2002, p.36) http://www.nestorcapoeira.net/capitulo2_novo.doc



El patrón del Mestre de Bimba (africano Bentinho, capitão da Cia. de Navegação Bahiana) fué ex-traficante de Esclavos :
Bimba nasceu em 1900 (existe uma outra certidão de nascimento de 1899. Ele começou a aprender Capoeira Angola aos doze anos, com o africano Bentinho, capitão da Cia. de Navegação Bahiana, conforme se acha explicitado às fls. 15 do livro “A SAGA DO MESTRE BIMBA”, da autoria do Mestre Itapoan. E a ensiná-la a partir de 1918, conforme suas declarações na publicação .
nota:E interesante conhecer a historia do capitao Bentinho ,mestre de Bimba ,Com queim aprendeu ele a Capoeira? Tem uma resposta interesante a pesquisar.
Cia Bahiana de Navegaçao:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8137/tde-06072007-112143/

TESE_MARCOS_GUEDES_VAZ_SAMPAIO.pdf
TESE_MARCOS_GUEDES_VAZ_SAMPAIO_FIGURAS.pdf
TESE_MARCOS_GUEDES_VAZ_SAMPAIO_MAPAS.pdf
Javier Rubiera ,Vice presidente de FICA

RESUMEN CRONOLÓGICO:Conexión Moringue de Mascarenas con Capoeira Regional.En esta cronología,no podemos olvidar a los MARINEROS DE LOS NAVÍOS NEGREROS como el caso del Capitán Bentinho,mestre de Bimba .Estos pasaban temporadas en los puertos de destino de las Mascarenas y Mozambique ,conociendo el Moringue de Madagascar y Reunión.
1800-***Esclavos de Mascarenas en Brasil
1800-Capoeira Savate y Bara-pao en Brasil
1800-Esclavos de Mozambique en Pará e Maranhao
1812-***Grumetes de Brasil en la Carrera de la India (
1812-1862-*** Moçambicanos Quelimane de marinheiros em Brasil
1815-Llegada a Rio del navio procedente de Bengala-S.José Fama" (
1815-Umbigada en Brasil
1816-Llega a Brasil un tratado de Gymnasia de París (
1817-***Esclavos de Mauricias para Brasil
1819-1830-Gran comercio de esclavos en Mozambique (
1820- “punga dos homens”jogo semelhante à capoeira.
1820-Mozambicanos estudiando en Isla Mauricio
1821-Esclavos de Mozambique en Timor y Viceversa
1830-Negreros de Mozambique se asientan en Brasil (Hijos estudiaron en Mauricio-Moringue)
1836-Joquín Pereira Marinho(Padre)1816,Portugal-1887,Bahía),Governador en Cabo Verde,último traficante de esclavos legalizado de Brasil.
1839-***Zanzibar gran centro de exp. de esclavos para Brasil
1840-Joaquin Pereira Marinho(Padre),domina el comercio de esclavos en Bahía.
1841-Joaquín Pereira Marinho(Abuelo) b.1782-d.1854,Gobernador de Mozambique.
1842-Pueblo Sakalava(Madagascar) practicante de Moringue trafican esclavos para Brasil
1842-Brasileños negocian esclavos en sultanato de Angoche.
1847-Esclavos Mozambiques en Rio y Minas
1850-Abolición del comercio de esclavos en Brasil
1850-BAHIA-Suicido de casi todos los Chinos

1863-El Rei del Café de Rio cae por tráfico de esclavos
1875-Joaquín Elisio Pereira Marinho(Hijo)( b.Bahía-1841-d.Rio-1914).Compra de gran parte de las acciones de la Compañía Bahiana de Navegación el Visconde de Pereira Marino ,antes Barón, Joaquín Elisio Pereira Marinho ,ex-traficante de esclavos y dueño de la Cía.de navegación a vela "Marinho e Cía."
1911-Bimba aprende Capoeira con Bentinho ,africano, capitão da Cia. de Navegação Bahiana.


http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2008/11/el-patrn-del-mestre-de-bimba-fu-ex.html

lunes, 9 de marzo de 2009

Leshoto-Sudáfrica


dibujo:Portrait du chef Letsié. (D'après une photographie du Dr. G. Casalis.) (1897

Berimbau-Thomo



dibujo:Jeune fille païenne jouant du "thomo". (1897)


http://digitalgallery.nypl.org/nypldigital/dgkeysearchresult.cfm?keyword=musical+bow

citas:Harry Partch Escrito por David Dunn(pag 89) http://books.google.com/books?id=kIKar6TykE4C&hl=es



Mulâtre (chanteur ambulant). 1902

foto:Mulâtre (chanteur ambulant). 1902
Les colonies françaises; petite encyclopédie coloniale publiée sous la direction de M. Maxime Petit; avec la collaboration de MM.: J. Alix, A. Baudrillart, Augustin Bernard, Fr. Bernard, E. Blochet, C. Bruno. /

Khoikhois Hotentotes


























Primer Grabado: 1731 The Hottentot Musick and Dancing
Segundo Grabado:The hottento Smith & c. The Throwing of the Hassagaye. (1731)
Tercer Grabado-Hottentot dancing and music Hottentot villages and huts. (1745-47)
Cuarto Grabado-Bosjesman playing the gorah. (1879)

Cronologia da Escravidão no Cabo da Boa Esperança





Cronologia da Escravidão no Cabo da Boa Esperança
Adaptado do livro Children of Bondage: a social history of the
slave society at the Cape of Good Hope, 1652-1838
Robert C.-H Shell
Johannesburg Witwatersrand University Press 1994
1602 - Companhia Holandesa das Índias Orientais é estabelecida.
1621 - Sínodo de Dort decide que escravos batizados não devem
ser vendidos, mas tratados como outros Cristãos.
1652 - Ocupação da estação do Cabo pelos holandeses (Abril);
Comandante Van Riebeeck requisita escravos (Maio).
1653 - Primeiros escravos chegam ao Cabo.
1658 - Soldados da Companhia livres para tornarem-se livres
fazendeiros (burghers); viagem secreta para Dahomey retorna com
228 escravos; navio português capturado com 174 escravos.
1687 - Primeira petição dos fazendeiros para a abertura do
comercado de escravos a iniciativa privada.
1713 - Epidemia de Varíola
1717 - Diretores da Companhia decidem pelo fim da ajuda à
imigração européia.
1721 - Holanda estabelece uma estação receptora de escravcos em
Maputo (Moçambique).
NOTA DEL PESQUISADOR:Página 392 El padre Labat supone qnc en 1696 no quedaba ya mas que una sola cabana de indios en la Martinica. En 1661 un buque holandés trajo á esta isla trescientos esclavos

Os Primeiros Escravos Chegam ao Cabo




Escravidão na África do Sul - Um Resumo
Por Alverson de Souza
O escravo livre, 1840
por Frederick l'Ons
Biblioteca Sul Africana


..............Van Riebeeck recebeu ordens de tratar os escravos com atenção e evitar qualquer tipo de mal tratamento. Além disso, aos escravos deveria ser ensinado todo tipo de trabalho na
agricultura e no mercado. Van Riebeeck aceitou as condições e imediatamente enviou dois navios à costa oeste da África para capturar e obter escravos. O primeiro navio a chegar ao Cabo com uma carga de escravos foi o Amersfoort. Este navio chegou ao Cabo em 27 de março de 1658 trazendo 170 escravos a bordo. O interessante é que esses escravos foram capturados de um navio português que deveria desembarcar na Bahia, Brasil. O número inicial de escravos foi de 250, ao final da viagem descobriu-se que 29 tripulantes haviam morrido na viagem e somente 170 escravos haviam sobrevivido e outros estavam muito doentes. Além disso, a maioria desses 170 era de meninos e meninas que não seriam úteis ao trabalho imediato mas somente em 4 ou 5 anos. O segundo navio chegou meses mais tarde trazendo 228 escravos depois de se constatar que 43 haviam morrido na viagem. Os escravos foram divididos em três grupos: alguns ficaram à disposição dos funcionários e autoridades do Cabo, outros foram enviados aos fazendeiros e outros enviados ao oriente para servirem aos interesses da companhia lá.


Cabo: Esperança Para Uns, Tormenta para Outros
.............Após essa primeira experiência com o mercado de escravos, a colônia do Cabo passou a receber cada vez mais escravos. Uma das características mas interessantes sobre os escravos no cabo é que eles passaram a vir de diferentes regiões e grupos étnicos. A administração do Cabo recebeu escravos vindos da África, principalmente Madacascar, Angola e Moçambique. Outros escravos vieram do oriente: Malásia, Índia, Indonésia, China e até mesmo Japão entre outros.


domingo, 8 de marzo de 2009

Mancebos franceses- Mamelucos-Mestizados con Tupinambás

La fundación de Brasil Escrito por Darcy Ribeiro, Carlos de Araújo Moreira Neto,
http://books.google.es/books?id=UM6PMFaZjWMC

Guyana-Brest y la Frontera con Brasil

NOTA:
Origine et diversité génétique de quelques populations Noirs
marrons de la Guyane française
Razafindrazaka Harilanto, Guitard Evelyne, Sevin André, Dugoujon
Jean-Michel, Larrouy Georges, Crubézy Eric.
Les populations Noirs marrons sont issues de la traite transatlantique des Noirs, réduits en esclavage par
les Hollandais qui les importaient au Surinam. A la suite d’une révolte généralisée, des isolats humains se
sont formés dans les forêts, certains groupes ayant fuit jusqu’en Guyane Française. L’origine en Afrique des Noirs marrons est imprécise, mais les données historiques et particulièrement les connaissances des lieux d’approvisionnement la situerait entre la côte de la Guinée et l’Angola. D’ailleurs, les études ethnologiques ainsi que quelques éléments linguistiques confirmeraient cette provenance. Les marqueurs biologiques permettent également de tracer l’origine et l’évolution d’une population. Notamment, l’étude du virus HTLV 1 (Human T-cell Lymphotropic virus) par Mr. Antoine Gessain de l’Institut Pasteur a permis de classer phylogénétiquement des sous classes géographiques et délimitent ainsi un cluster propre aux Noirs marrons de Guyane proche de la sous classe ouest africaine. Dans ce contexte, les recherches anthropobiologiques sont donc novatrices et susceptibles d’éclairer l’histoire de
ce peuple. Nous avons pour cela examiné les échantillons mis à notre disposition par Mr. A. Gessain pour le système des immunoglobulines et l’ADN mitochondrial. La confrontation des résultats issus de la biologie aux données ethnohistoriques pourra apporter des éléments nouveaux quant à l’origine des Noirs marrons 34 mais également remonter à l’histoire biologique de cette population particulière née du mélange des groupes ethniques originels. http://www.esclavages.cnrs.fr/IMG/pdf/resumes_jeunes_chercheurs.pdf









·



Experiências negras e Brasil escravista: questões e debates
Flávio dos Santos Gomes
Departamento de História/IFCS/UFRJ

Inventando comunidades e refazendo identidades: um episódio de fronteiras:.Mocambos e fugitivos davam o que falar nas áreas de fronteira do Grão-Pará com a Guiana Francesa (esta região atualmente corresponde ao estado do Amapá). Nesta região havia pelo menos dois tipos de comunidades de fugitivos. Mais para o interior da floresta - ainda que não isolados - tinham grupos de quilombolas mais estáveis e numerosos (a partir de 30 pessoas). Muitos destes podem ter se formado na segunda metade do século XVIII(1750). Podiam igualmente reunir desertores e índios. Dedicavam-se a produção de farinha e outros gêneros, e mantinham trocas mercantis (inclusive prestação de serviços) com colonos franceses nas fronteiras. Neste caso, mocambos de negros e “povoações de gentios” misturavam-se.29


1758 Création du bagne de Brest(cuna del Savate).
· 1767 Création du Bagne de Rochefort.
· Juillet 1795 Arrivée en Guyane des deux révolutionnaires Billaud Varenne et Collot d'Herbois,
· 1794 Création du bagne de Lorient désaffecté en 1830
· 1797 Arrivée en Guyane de 16 autres révolutionnaires
· 1798 Arrivée de 376 déportés essentiellement des prêtres
· 1798 Création du Bagne du Havre, désaffecté en 1803
· 1803 Création du bagne de Cherbourg, désaffecté en 1814
· 9 décembre 1836 Ordonnance portant suppression des chaînes et boulets.
· 1846 Rapport du Baron Portal ministre de la marine. Les forçats atteignent le nombre de onze mille. C'est une charge considérable pour la marine. Non seulement ils coûtent beaucoup, mais ils corrompent la population des arsenaux. Une commission a été nommée pour examiner s'il n'y avait pas quelque moyen de les employer à l'intérieur ou de les déporter dans un lieu ou l'on pût leur présenter l'espérance d'un meilleur avenir. Jusqu'ici, on n'a pas trouvé de lieu de déportation convenable. Quoi qu'il en soit, de ces projets, j'ai fait examiner la situation de ces misérables et il a paru en la comparant avec celle des ouvriers qu'on leur avait fait une condition trop douce.
· 1850 Nouvelle tenue pour les condamnés : Une casaque de laine, trois chemises de toile, trois pantalons de toile, et un de laine jaune, un gilet de laine rouge, une paire de souliers, Et pour les condamnés travaillant au dehors, une vareuse de grosse toile. Le numéro de matricule était inscrit sur chaque vêtement, sur chaque chaussure, et sur le bonnet.
· 22 novembre 1850 Le prince Louis Napoléon proclamait : " 6000 condamnés dans nos bagnes grèvent les budgets d'une charge énorme, se dépravant de plus en plus, et menaçant incessamment la société. "Il me semble possible de rendre la peine des travaux forcés plus efficace, plus moralisatrice, moins dispendieuse, et plus humaine en l'utilisant au progrès de la colonisation française ".
· 1852 Fermeture du bagne de Rochefort
· 31 mars 1852 Départ du port de Brest à destination de la Guyane de la Frégate l'Allier. Elle débarque aux îles du Salut : deux cent quatre-vingt-dix huit condamnés qui proviennent des bagnes de Brest (cuna del Savate) et Rochefort, et trois déportés politiques.


otras citas: Space in the Tropics Escrito por Peter Redfield


nota:(Bagne) Camp des malgaches, Le pénitencier de St Laurent du Maroni (Guyana) http://en.wikipedia.org/wiki/Saint-Laurent-du-Maroni ,alojados reclusos dependientes de Madagascar e Indochina, que construyeron carreteras y canales de saneamiento.(Ver imagen superior)



otra cita, "camp de malgaches":Creating the Creole Island Escrito por Megan Vaughan . http://books.google.com/books?id=kNK6nFrRwTMC&hl=es

Moçambique como centro de articulação do comércio português do Índico Afro-Asiático


Grafico 2: ESCRAVIDÃO, ORIGENS E FORMAÇÃO DE FAMÍLIAS:
UM ESTUDO POPULACIONAL DA FREGUESIA DE SÃO JOSÉ DEL REI
ATRAVÉS DOS REGISTROS PAROQUIAIS DE ÓBITO
1750-1800
Wallison de Oliveira Antunes
Bolsista de Iniciação Científica
Departamento de História – UFMG
Doutor Douglas Cole Libby
Professor Associado da UFMG .
http://www.cedeplar.ufmg.br/seminarios/seminario_diamantina/2008/D08A129.pdf.
Assim, entre agosto de 1765 a agosto de 1766 registra:

ENTRADA SAÍDA
01 inglês 02 para São Lourenço
03 de Sena 02 para Ilhas Maurícias
02 de Goa 01 para Rio de Janeiro
01 de Diu 01 para Inhambane
01 de Damão 01 para Sofala
03 de Quelimane 02 para Quelimane
01 de Maurícias 01 para Cabo das Correntes
01 do Rio de Janeiro 02 para Rios de Sena
01 de Lisboa 02 para Goa
01 de Bengala 01 para Diu
02 de Inhansbane 01 para Damão
17 16

FONTE: A.H.U. Moçambique, caixa 25 doc. 97


........................O tráfico de escravos aumentou extraordinariamente. Já fizemos referência à fase dos escravos. Em 1762 saia pouco mais de 1.000 escravos por ano, em 1799 a média era superior a 5.000 e, entre 1815 e 1820, foi de 15 a 20.000 escravos por ano (CARLOS SERRA, 1988).

De um modo geral, não só o comércio de escravos, mas de outros gêneros aumentou consideravelmente entre a segunda metade do século XVIII e a primeira do século XIX. Isto não foi sem dificuldade, pois a concorrência dos ingleses, franceses e holandeses se tornava cada vez mais agressiva. Ofereciam aos nativos melhores condições que os portugueses e, por isso, em havendo liberdade de comércio os portugueses seriam eliminados.


A fronda dos mazombos Escrito por Evaldo Cabral de Mello


A fronda dos mazombos Escrito por Evaldo Cabral de Mello http://books.google.es/books?id=72jSAvuUAuoC&printsec=frontcover&source=gbs_summary_r&cad=0

cita: Nesse sentido,os comerciantes holandeses procuraram estimular os colonos ingleses e franceses do Caribe a produzir açúcar.Ainda durante a ocupação do Brasil, na segunda metade da década de 1640, os mercadores holandeses transmitiram as técnicas dos engenhos brasileiros aos colonos ingleses de Barbados e aos franceses da Martinica((1)-nota del pesquisador) e Guadalupe,além de abastecê-los com escravos trazidos dos entrepostos da WIC no golfo da Guiné.A partir da década de 1660,a produção de açúcar com mão-de obra escrava nas ilhas inglesas e francesas verificou crescimento notável, além de os mercadores desses dois países passarem a envolver-se diretamente no tráfico negreiro transatlântico. No começo do século XVIII, a paisagem física e humana do Caribe havia se modificado completamente: as ilhas converteram-se em imensos canaviais e a população tornou- se esmagadoramente negra, quase toda ela escravizada11.


(1)-MARTINICA- Se practica el Ladja o Daynmé ,de la misma corporaleidad que la capoeira regional y supuestamente de origen del Moringue Reunionés.En Madagascar,el Diamanga es un arte marcialde procedencia malaya y trabaja los golpes con los piés.