lunes, 9 de marzo de 2009

Os Primeiros Escravos Chegam ao Cabo




Escravidão na África do Sul - Um Resumo
Por Alverson de Souza
O escravo livre, 1840
por Frederick l'Ons
Biblioteca Sul Africana


..............Van Riebeeck recebeu ordens de tratar os escravos com atenção e evitar qualquer tipo de mal tratamento. Além disso, aos escravos deveria ser ensinado todo tipo de trabalho na
agricultura e no mercado. Van Riebeeck aceitou as condições e imediatamente enviou dois navios à costa oeste da África para capturar e obter escravos. O primeiro navio a chegar ao Cabo com uma carga de escravos foi o Amersfoort. Este navio chegou ao Cabo em 27 de março de 1658 trazendo 170 escravos a bordo. O interessante é que esses escravos foram capturados de um navio português que deveria desembarcar na Bahia, Brasil. O número inicial de escravos foi de 250, ao final da viagem descobriu-se que 29 tripulantes haviam morrido na viagem e somente 170 escravos haviam sobrevivido e outros estavam muito doentes. Além disso, a maioria desses 170 era de meninos e meninas que não seriam úteis ao trabalho imediato mas somente em 4 ou 5 anos. O segundo navio chegou meses mais tarde trazendo 228 escravos depois de se constatar que 43 haviam morrido na viagem. Os escravos foram divididos em três grupos: alguns ficaram à disposição dos funcionários e autoridades do Cabo, outros foram enviados aos fazendeiros e outros enviados ao oriente para servirem aos interesses da companhia lá.


Cabo: Esperança Para Uns, Tormenta para Outros
.............Após essa primeira experiência com o mercado de escravos, a colônia do Cabo passou a receber cada vez mais escravos. Uma das características mas interessantes sobre os escravos no cabo é que eles passaram a vir de diferentes regiões e grupos étnicos. A administração do Cabo recebeu escravos vindos da África, principalmente Madacascar, Angola e Moçambique. Outros escravos vieram do oriente: Malásia, Índia, Indonésia, China e até mesmo Japão entre outros.


No hay comentarios: