miércoles, 11 de marzo de 2009

A MÚSICA NA ATUAÇÃO DOS JESUÍTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA (1549-1759)


NOTA DEL PESQUISADOR: Entre los AÑOS 1549 Y 1759,no se encuentra (En Brasil) ninguna referencia al Berimbau que se usa en la Capoeira .Solo encontramos referencias al Birimbao ó Gimbarda de origen europeo.
dibujo:http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2008/10/guimbarda-o-berimbau-europa-tambeim-tem.html



A MÚSICA NA ATUAÇÃO DOS JESUÍTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA (1549-1759)
A Informação da missão do Padre Cristóvão Gouveia do Padre Cardim descreve o Natal de 1583, na povoação de Nossa Senhora da Escada, próxima à cidade da Bahia, “aonde algumas vezes nos ajuntávamos com boa e devota música, e o Irmão Barnabé [Tello] nos alegrava com seu berimbau” (Rel.FeCar.2, 1585, p. 301). O mesmo relato menciona novamente o berimbau tocado pelo Irmão Barnabé Tello, no Natal de 1585, no Rio de Janeiro (p. 345). Segundo as várias definições apresentadas por Castagna (1991, vol. 2, p. 220, nota 170), trata-se de um berimbau de boca, como definido por Luís da Câmara Cascudo no Dicionário do folclore brasileiro, de 1988: Pequenino instrumento sonoro, feito de ferro (os mais antigos) e de aço (os relativamente modernos). Consta de dois braços que se ligam, arqueando-se com uma lingüeta ao meio. Toca-se levando o berimbau à boca, prendendo-o nos dentes e fazendo a lingüeta vibrar, puxando-a com o dedo indicador. Dá-se um som monótono, espécie de zumbido. (CASCUDO apud CASTAGNA, 1991, vol. 2, p. 220, nota 170) Cascudo informa ainda que o berimbau “foi trazido ao Brasil pelos portugueses” (apud CASTAGNA, 1991, vol. 2, p. 220, nota 170). Tinhorão (1972, p. 25, nota 25) comenta o relato do Padre Cardim e afirma que muitos
autores referem-se a ele sem esclarecer que o berimbau mencionado não é o que se utiliza hoje na capoeira.
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000382848

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