martes, 21 de octubre de 2008

Sipais(Cipaios),soldados Hindúes, mercenarios dos exercitos coloniais Inglés,Francés e Portugués.


35 Sipais ou cipais – nome com que passaram a ser designados os antigos achicunda após a abolição da escravatura, conforme adiante se desenvolve. Aulete, Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa _ sipais, soldados indígenas da Índia, ao serviço dos ingleses. Soldados ao serviço da Companhia de Moçambique. F. pars. Sipahi.


Um episódio da ilustre casa de Ramires:Gonçalo Mendes Ramires abandonou a cadeira de deputado para ser prazeiro na Zambézia-Moçambique.Os sipais eram a sua tropa pessoal, a sua jagunçada, os xicundas, os escravos soldados, sempre de armas na mão. Membroa de uma escravaria privilegiada, não alterara a vida desses xicundas, três décadas antes da Abolição da Escravatura, como tampouco dela tomaram conhecimento os chamados bichos-de-corredor. Eram os escravos domésticos que, por consentimento, ou por não haver alternativa ou remédio, continuaram a vida de servidão na Casa-grande.


Os Sipais nas colônias portuguesas:
Portugal, nas suas possessões na Índia, e mais tarde no Estado Português da Índia, teve várias unidades de sipais de características semelhantes, que serviram nas forças armadas locais e nas várias colónias portuguesas, em particular em Moçambique[2].
Das presenças fora da Índia, o maior contingente de sipais foi estabelecido em Moçambique, passando o termo a designar nos anos vindouros, sob dominação portuguesa, uma força militar, mais vocacionada para o policiamento local e rural, que era comandada por um oficial europeu. As forças de sipais estiveram envolvidas na Guerra do Ultramar, incluindo no Massacre de Mueda.

No hay comentarios: