sábado, 28 de febrero de 2009

método nacional de Educação Física Penna Marinho almejava elaborar uma “Ginástica Brasileira”


nota:Prof. Inezil Penna Marinho, que em 1945 publica a obra “Subsídios para o Estudo da Metodologia do Treinamento da Capoeiragem”, elaborada a partir de um trabalho científico que no ano anterior fora premiada em 1° lugar no Concurso Nacional de Monografias do Ministério da Educação e Saúde. Em sua página dedicatória encontramos o seguinte: “Dedicamos este pequeno trabalho aos capoeiras do Brasil, entre os quais Agenor Sampaio (o velho Sinhozinho) e Annibal Burlamaqui (Zuma), que tanto têm trabalhado para que a capoeiragem não desapareça6”
6 Marinho, Inezil Penna. Subsídios para o Estudo da Metodologia do Treinamento da Capoeiragem – Imprensa
Nacional, Rio de Janeiro, 1945, pg. 5.



PFSR.INEZIL PENNA MARINHO
Professor Inezil Penna Marinho, que em 1945 elaborou um estudo intitulado “Subsídios para o Estudo da Metodologia do Treinamento da Capoeiragem”, onde já pensava em criar um método nacional de ginástica que tivesse como base a capoeira. Essa idéia teve destaque nos anos 80 com a criação de um método nacional de Educação Física Penna Marinho almejava elaborar uma “Ginástica Brasileira”. A capoeira tem muito que ensinar, é uma lutar, dança, expressão corporal, técnica, enfim é cultura. Isso mostra que deve estar a serviço da educação como prática ligada necessidades básicas de nossa gente, nos aspectos físicos, psíquicos e culturais.http://www.ceme.eefd.ufrj.br/apresenta/home2.html


Filho do Cônsul Ildefonso Ayres Marinho e de Ignez Penna Marinho, o ex-aluno do Colégio Pedro II http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2008/12/organizao-e-cotidiano-escolar-da.html Inezil Penna Marinho desde a juventude se destacava pelo gosto pela prática de esportes e pelo interesse pela filosofia, história e poesia.




No hay comentarios: