sábado, 28 de febrero de 2009

Jayme Ferreira ,en 1931 dirige uma Academia de Capoeiras-Capoeiragem(Rio de Janeiro)-1931-Combates que despiertan emoción

Jayme Ferreira ,en 1931 dirige uma Academia de Capoeiras-Capoeiragem(Rio de Janeiro).

1931 "Escola Typica de Agressão e Defeza"- Entrevista com Jayme Ferreira, Noite Ilustrada, junho 24, 1931. Reportagem pela qual se pode perceber a existência de várias academias, nas décadas de 1920 e 1930 no Rio de Janeiro: "A Capoeiragem tem no Rio, o seu período áureo. Foi quando praticada no "batuque", apenas pelos chamados "malandros" , se irradiou pela cidade toda, descida da Favela e de outros morros mais ou menos célebres, na pessoa do "capoeira" que se servia della para levar a bom termo as suas proesas de certo modo arriscadas".

1931 "Combates que despertam Emoção". Jornal dos Sports, 3 de julho de 1931: "As gymnasticas nacionais (capoeiragem) e japoneza, face a face...". A matéria termina da seguinte maneira: "Os juizes serão os srs. Carlos Gracie. Director da Academia de jiu-jitsu, e Jayme Ferreira, director da Academia de Capoeira".

1931 "Club Nacional de Gymnastica (capoeiragem): uma grande promessa". "Agenor Sampaio, Sinhozinho, fala ao Diário de Notícia". Referência do Diário de Notícias, 1º de setembro de 1931, à capoeiragem. Depois de vários centros informais de treinamento, Sinhozinho montou sua "academia" de capoeiragem na Rua do Rosário 185, 2º andar, Centro, Rio
FUENTE DE COMENTARIOS: http://portalcapoeira.com/Publicacoes-e-Artigos/andre-luiz-lace-lopes-atlas-capoeiragem
Escola Typica de Aggressão e Defeza Academias de Capoeira do Rio Antigo (1931)
Com vistas ao seu novo livro, André Lace guarda a sete chaves alguns registros raros sobre academias do Rio Antigo (décadas de 20 e 30). Mas, generosamente, aceitou enviar cópia de uma interessante matéria publicada, em jornal do Rio de Janeiro (com circulação nacional), em 1931.
http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=13170&id_noticia=353

No hay comentarios: