martes, 21 de octubre de 2008

A PARTILHA DA ÁFRICA E DA ÁSIA


Grabado::Sipaios de Bengala que se rebeleram em 1857 contra as práticas de exploração da Companhia das Índias Orientais



Articulo:Paulo h.Matos de Jesús, em 4 July 2008
India:
Em 1857, estourou a revolta dos sipaios, http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_dos_sipais última tentativa de resis-tência à conquista britânica, dura-mente reprimida pelo exército colonialista. Em 1876, a rainha Vitória, da Inglaterra, foi coroada imperatriz da Índia. O domínio britânico na Índia permaneceu inabalável até 1919.
China:Em 1851, estourava na China uma grande revolta popular, liderada pelo movimento Taiping, “a grande paz”. Essa revolta só foi debelada em 1864. Mas sua herança não se perdeu e, em 1901, outro movimento estourava na China: era a Revolta dos Boxers, O Levante, Rebelião ou Guerra dos Boxers (1899-1900)http://pt.wikipedia.org/wiki/Levante_dos_boxers - chamado também de Movimento Yijetuan - foi um movimento popular antiocidental e anticristão na China.assim conhecida porque seus integrantes utilizavam-se das artes marciais chinesas ,boxe chinês (Kung Fu), para atacar os europeus. Também foi duramente reprimida.



Africa:Em 1867, foram descobertas as jazidas de diamantes do Transvaal. Logo depois, importantes reservas de cobre foram encontradas no território da futura Rodésia. Iniciou-se então a partilha do território africano. Em troca de álcool ou algumas garrafas de gim, os chefes ou reis, induzidos pelos exploradores, cediam todo o seu território às sociedades anônimas.Atrás das companhias, vinha o governo, organizando a infra-estrutura para a exploração da colônia, preservando os direitos de exploração do território da concorrência estrangeira e submetido os nativos “rebeldes”. Assim, em menos de 20 anos, todo o território ao sul do Saara foi submetido ao colonialismo europeu.



A partilha:A França foi um dos primeiros países a conquistar colônias na África. Em 1830, a Argélia foi ocupada com o auxilio da legião estrangeira, corpo expedicionário criado pelo governo francês e composto por criminosos, desertares, imigrados políticos e aventureiros. Em 1844, o Marrocos foi parcialmente subme-tido ao controle francês e, em 1854, foi a vez do Senegal. Partin-do desses pontos, a França avan-çou para o interior do continente, conquistando a Guiné, o Gabão, uma parte dos territórios do Congo e do Sudão. Em 1910, esses territórios formavam a África Ocidental Francesa.Na mesma época, Madagascar e a Tunísia foram incorporados ao império colonial francês, apesar da disputa com a Itália pela Tunísia.



http://cafehistoria.ning.com/profiles/blog/show?id=1980410%3ABlogPost%3A50813

No hay comentarios: