Gervásio Pires Ferreira (Recife, 26 de junho de 1765 — Recife, 9 de março de 1836) foi um político brasileiro.
Foi presidente da junta governativa pernambucana de 1821.
No dia 26 de junho de 1765, na freguesia de São Frei Pedro Gonçalves, situada na província do Recife (hoje, cidade do Recife), nasce Gervásio Pires Ferreira. Filho de portugueses, ele é levado pelos pais, antes de completar doze anos, para estudar no Colégio de Mafra, em Portugal. Ele estuda humanidades e, depois, se matricula na Faculdade de Matemática, em Coimbra.
Nesse ínterim, Gervásio Pires é acometido por uma forte oftalmia e não consegue cursar além do primeiro ano da universidade. Não podendo continuar as atividades acadêmicas, entrega-se ao comércio, na grande praça de Lisboa. Posteriormente, casa-se com Genoveva Perpétua de Jesus Caldas, filha de um rico comerciante, e vem a se tornar um grande capitalista.
Entretanto, temendo na época a decadência de Portugal, e visualizando a prosperidade do Brasil, Gervásio decide partir com a família para Pernambuco, em seu próprio navio Espada de Ferro, lá chegando em 1809. Ele se torna o primeiro negociante local, no Estado, a empreender a navegação e o comércio direto para a Ásia (para a cidade de Calcutá, na Índia).
Mas a vida de Gervásio Pires se transforma completamente com a Revolução de 1817. Apesar de não possuir o título de Conselheiro (pelo menos, não por escrito), ele é encarregado pelo Governo Provisório de examinar o sistema fiscal da província, bem como de propor as reformas que julgasse necessárias. Em decorrência desse fato, Gervásio é preso pela oposição, remetido em ferros, trancado no porão do navio Carrasco e, de lá, enviado para as prisões da Bahia.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-77042008000100006&script=sci_arttext&tlng=pt
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=304&textCode=812&date=currentDate
No hay comentarios:
Publicar un comentario