martes, 10 de febrero de 2009

Umbingada o Punga


libro: African dance Escrito por Kariamu Welsh-Asante


nota:1820 Registra-se nesta data, a referência à “punga dos homens”,jogo que utiliza movimentos semelhantes à capoeira.
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/181.pdf

Em conversa com Mestre Bamba, Kleber Umbelino Lopes Filho (divulgada na edição 41, de 1º a 7 de agosto, do Jornal do Capoeira), esse confirmou a existência de movimentos semelhantes aos da capo-eira em remanescentes quilombolas do Maranhão, da região do Rio Itapecuru-Mirim. Essa região é ocupada desde o tempo dos france- ses (1612-1615) e depois holandeses (1640-1643) e portugueses – desde o início da colonização, quando da reconquista do território aos franceses, em 1615, e a retomada aos holandeses, em 1643. E, a partir dos meados dos 1700, recebeu os primeiros escravos negros e, conseqüentemente, com suas fugas, a formação dos primeiros qui- lombos naquela região. Mestre Bamba chegou a filmar esses movi- mentos, que aparecem dentro do Tambor-de-Crioula, denominado “Punga dos Homens”, com a identificação dos “golpes” pelos “da terra” e a sua correlação com a capoeira de Bimba. Ainda dentro da
assertiva de Reis:

Como não existem pesquisa históricas a respeito da capoeira para os séculos XVI a XVIII, não é possível reconstruirmos o processo que levou ao deslo- camento da capoeira do campo à cidade, o que deve ter ocorrido por volta do começo do século XIX, posto que datam desse período as primeiras re- ferências históricas (até agora conhecidas) referentes aos capoeiras urbanos (REIS, 2005)

http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/cadernos08_v2.pdf
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/192.pdf.
PUNGA,UMBIGADA,BAMBAÉ:Dicionário de termos e expressões da música Escrito por Henrique Autran Dourado
http://books.google.es/books?id=cL6zQ9vAUwkC&pg=PA265&dq=umbigada+maranhao&lr=

Nota de Sergio Vieira ,pte de FICA(17/03/2008):

"O berimbau foi o último instrumento a ser inserido na Capoeira. Isto ocorreu no final do século XIX e início do XX. Até então o berimbau de barriga já existia no Brasil, mas não estava associado à Capoeira. O instrumento original era o "tambor-de-crioula", que é um tipo de atabaque grande que se toca na horizontal, no meio das pernas. Você encontrará em Rugendas"

1 comentario:

AEC dijo...

UMA HISTÓRIA DE CANTARES DE SION NA TERRA DOS BRASIS:
A MÚSICA NA ATUAÇÃO DOS JESUÍTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA (1549-1759).
Sergio, nesta texe que consultou os acervos de Brasil e de fora nao tem neuma referencia ao Berimbau da Capoeira mais sim ao Birimbau o Girnalda europeo.
Javier Rubiera capoeira.fica@gmail.com