viernes, 13 de febrero de 2009

Lourenço de Almeida, Governador de Pernambuco

Lourenço de Almeida; este último serviu na Índia e foi governador de Pernambuco e de Minas Gerais.7
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882004000200013&script=sci_arttext
Nunca teve falta de proteção, na corte. Destinava-se ele próprio à carreira eclesiástica, como ensina Charles Boxer em «The Golden Age of Brazil», página 368, tendo por isso estudado Direito Canônico em Coimbra por muitos anos. Mudou de idéia, entretanto, e mesmo tendo-se formado, decidiu-se pela carreira militar.
Serviu na India para onde embarcou em 1697, onde foi capitão de infantaria e capitão de mar e guerra, fiscal (ou contra-almirante) quando da infeliz expedição de socorro a Mombaça em 1698-1699, e foi capitão-mor da Armada do Norte. Diria mais tarde o conde de Sabugosa que D. Lourenço tinha passado 17 anos na Índia, onde casou e fez fortuna no comércio dos diamantes. O que não é uma observação correta, pois em suas cartas patentes como Governador de Pernambuco consta que que servira na Índia portuguesa pelo espaço de seis anos, nove meses e 16 dias. O Marquês de Angeja, que como conde de Vila Verde fora vice-rei da Índia portuguesa, escreveu em 1715 que ele fora seu camarada na Índia, e conhecia por experiência pessoal seu grande bom senso.
Voltando ao Reino em 1704, foi governador de Pernambuco de 1715 a 1718 e das Minas Gerais, onde substituiu o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida Portugal, e comandou ali de 1721 a 1732. Foi muito relembrado por seus bons modos e sua tolerância. Não esqueceu de defender os interesses dos colonos ao retornar ao Reino, sendo severo crítico do esquema de Alexandre de Gusmão para o tributo sobre o ouro se fazer pelo método de capitação.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lourenço_de_Almeida,_Governador_de_Pernambuco

No hay comentarios: