viernes, 13 de febrero de 2009

Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos

Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos (17 de Outubro de 1688 - 1756), 4.° Conde de Assumar, 1.º Marquês de Castelo Novo e 1.° Marquês de Alorna, 3.° Governador e Capitão-mor da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, no Brasil, e ainda 44.º Vice-Rei da Índia.
Foi indicado pela Coroa de Portugal como terceiro governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro (Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases), visando manter a ordem entre os mineiros da região e garantir as rendas da Coroa.
Chegou ao Brasil em Julho de 1717, desembarcando no Rio de Janeiro, onde permaneceu por alguns dias, seguindo viagem por mar até Santos e depois por terra até São Paulo, onde tomou posse da Capitania a 4 de Setembro, em cerimônia na Igreja do Carmo. No final desse mês iniciou visita de inspeção às Minas Gerais
Durante o seu governo no Brasil, herdou de seu pai o título de Conde de Assumar (1718).
Uma de suas ações mais conhecidas na História do Brasil foi a repressão praticada contra a Sedição de Vila Rica, popularmente conhecida como Revolta de Felipe dos Santos (1720), onde, após ter simulado concordar com as reivindicações estabelecendo a paz com os revoltosos, ordenou às suas tropas a invasão do arraial, tendo feito deter os cabeças. Felipe dos Santos foi amarrado a um cavalo e arrastado até à morte pelas ruas do arraial, enquanto as casas dos implicados eram incendiadas.
Em 1744 foi nomeado Vice-Rei da Índia, onde derrotou o rajá Bounsoló, com a tomada da Fortaleza de Alorna, pela qual foi lhe dado o titulo de marquês.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_de_Almeida_Portugal

No hay comentarios: