jueves, 6 de agosto de 2009

Zuma, la Samba de Umbingada, el Moringue y el Fado Bailado

FOTO COLOR:Moringue reunionés.
RECORTE PRENSA:Jornal do Brasil 1978. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijHr9RH1qrAhtZBH6G0IuwTh-p-rlQBzQo4mkulWb9WiL9a2j_Wm_nTmYn55ogedFIVoV-z4xF9uRcKDQ-m1XRRXZzn4VsqWl23n67jAKd5XnHr1DqwK26P3sJl_amlT24UgdyJYC3N-I/s1600-h/punga.gif


Zuma fue un importante inventor de esta nueva capoeira carioca y afirmó que varios golpes fueron extraídos de los “batuques” y “sambas”, como en el caso del “baú”. Se trata de un golpe dado en el adversario con la barriga, siendo similar a los movimientos del “samba de ombligada”. El “baú” tam- bién era usado durante los “batuques lisos”, segundo Zuma, los más delicados. El “rapa” habría sido un golpe usado en los “batuques pesados”. Él también explica los golpes de “en- gaño”, que servían solamente para burlar al adversario.


A umbigada ou punga é um elemento importante na dança do tambor de crioula. No passado foi vista como elemento erótico e sensual, que estimulava a reprodução dos escravos. Hoje a punga é um dos elementos da marcação da dança, quando a mulher que está dançando convida outra para o centro da roda, ela sai e a outra entra. A punga é passada de várias maneiras, no abdome, no tórax, nos quadris, nas coxas e como é mais comum, com a palma da mão.Em alguns lugares do interior do Maranhão, como no Município de Rosário, ou em festas em São Luís, com a presença de grupos de tambor de crioula, costuma ocorrer a punga dos homens ou pernada14 , cujo objetivo é derrubar ao solo o companheiro que aceita este desafio. Algumas vezes a punga dos homens atrai mais interesse do que a dança das mulheres. Por ter certa semelhança com uma luta, a pernada ou punga dos homens tem sido comparada com a capoeira. A pernada que se constata no tambor de crioula do interior, lembra a luta africana dos negros bantus chamada batuque, que Carneiro (1937, p. 161-165) descreve em Cachoeira e Santo Amaro na Bahia e que usava os mesmos instrumentos e lhe parece uma variante das rodas de capoeira15 (FERRETTI et al, 2002, p. 50-51). Não conseguimos localizar até agora documentação referente a presença antiga da capoeira no Maranhão16 que seria importante visando apresentar maiores relações entre a capoeira e o tambor de crioula, tema que atualmente tem despertado grande interesse. http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/192.pdf
NOTA DEL PESQUISADOR: Este Golpe de Barriga se puede onservar en el Fado Batido ( Ver Vídeo) http://www.youtube.com/watch?v=s3lZO7FMWNg

Recorte libro:(fado batido-Capoeira) Fighting for honor Escrito por T. J. Desch Obi
http://books.google.es/books?id=HNYwa1VeLIIC&printsec=frontcover&source=gbs_v2_summary_r&cad=0#v=onepage&q=&f=false

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