viernes, 28 de agosto de 2009

Os chins, trazidos clandestinamente

Prof. Ney Alberto de BarrosÉ Professor, membro do IPAHB e Pesquisador da História da Baixada---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Município de Iguassú, depois de restaurado, ficou com cinco distritos (Freguesias ou paróquias): Iguassú, Pilar, Merity, Marapicu e Jacutinga (todos homenageando os santos do catolicismo). O Ingenho da Caxueira ficava às margens do rio do mesmo nome (Caxueira), atual Canal Dona Eugênia, no Maciço de Ierixinó (Gericinó). Geralmente, perto dos engenhos, nos entroncamentos das vias carroçáveis, ia crescendo um arraial. Cachoeira - por causa da interessante queda d'água - além da cana-de-açucar, colheu café, no século XIX (entrando na onda cafeicultora, que entregaria a Estrada de Ferro Dom Pedro II, "Central", dos republicanos, inaugurada a 29 de março de 1858, pretendia chegar até Belém, tendo feito, às pressas, uma estação no Pouso de Queimados (no Sertão), porque as obras ficariam atrasadas em razão das mortes de mais de cinco mil chineses, de malária, entre Queimados e Caramujos (atual Engenheiro Pedreira). Os chins, trazidos clandestinamente pelos empreiteiros ingleses, foram vítimas do anofelino (pernilongo), quando faziam faxinas nos Brejos dos Marinheiros e dos Caramujos, alimentados pelas cheias do Guandu e afluentes (descidos da Serra dos Caboclos, no maciço do Tinguá).
http://www.ipahb.com.br/mesquita.php
ESTRADA DE SANTA-CLARA: O CAMINHO DO PIONEIRISMO MINEIRO
A estrada Santa-Clara – Filadélfia, ponte entre o sertão de Minas Gerais e o mar, foi a primeira estrada de rodagem brasileira. Inaugurada em 1857, por ela passaram carros movidos a animais, pessoas, mercadorias e preciosas histórias que remontam à astúcia e empreendedorismo do povo das Gerais.
.........Na data de sua inauguração, em 23 de agosto de 1857, Teóphilo Benedicto Ottoni percorreu em um carro de quatro rodas puxado por bestas, a estrada que, finalmente, ficara pronta, apta a transportar “quarenta carros particulares, puxados por bestas, duzentos carros de boi e quatrocentos lotes de burros. Tinha uma extensão de cerca de duzentos e setenta quilômetros, atravessava imensos aterros e possuía cinqüenta e quatro pontes de madeira de lei estivada com pranchões.” Na estrada trabalharam madeirenses (que se estabeleceram na região da Colônia Militar do Urucu), chineses de Quantong(ver nota) que chegaram em dezembro de 1855, índios, colonos europeus e escravos que tiveram o papel de concluir a estrada.
http://www.revistacaminhosgerais.com.br/mat_15_03.php
NOTA: El tratado de Nanjing de 1842, que ponía fin a la Primera Guerra del Opio entre el Reino Unido y China, designó a Cantón como uno de los cinco puertos comerciales chinos que quedarían abiertos al mercado exterior, junto con los de Fuzhou, Xiamen, Ningbo, y Shanghái.
http://es.wikipedia.org/wiki/Guangzhou

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