sábado, 29 de agosto de 2009

as Lutas -Colegio de Pedro II


NOTA DEL PESQUISADOR: El bachiller Gonçalves fué mestre de Capoeira de Tunay en el colegio Pedro II(¿Savate?)

Memórias‎ - Página 78 de Alfredo d'Escragnolle Taunay Taunay (Visconde de) - 2005 - 588 páginas NAS FÉRIAS de 1857 a 1858 morrera o bacharel Gonçalves de tísica ... Em todo o caso, se o bacharel Gonçalves pouco valia, soube granjear dos alunos memória ...

OS EXERCICIOS GYMNASTICOS NO
IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO SEGUNDO
(1841-1870)
Dr. CARLOS FERNANDO FERREIRA DA CUNHA JUNIOR
Professor Adjunto da Faefid/UFJF
E-mail: carlosjr22@hotmail.com

...............................Ao que tudo indica, Pedro Meyer, para além da esgrima, desenvolveu um trabalho mais abrangente no CPII. Nesse sentido, é esclarecedor o relatório apresentado pelo inspetor geral da Instrução Pública do Município da Corte em 1859: Durante o anno passado começou a funccionar com a possivel regularidade o gymnasio do internato. Com pequena despeza se acha provido de um portico regular com varios apparelhos supplementares que permittem a maior parte dos exercicios da gymnastica pratica de Napoleon Laisné, ensinados pelo alferes Pedro Guilherme Meyer17. De acordo com o inspetor, Pedro Meyer teria ministrado lições de exercicios gymnasticos inspiradas na ginástica do francês Napoleon Laisné, discípulo do coronel Francisco Amoros y Ondeano, a principal figura da ginástica francesa, falecido em 1848. Laisné tornou-se um dos principais continuadores da obra de Amoros, desenvolvendo seu trabalho na Escola de Joinville-le-Point, local para o qual foi
transferido em 1852, o principal ginásio antes dirigido pelo Coronel Amoros (Baquet, 199-). Segundo Carmen Lúcia Soares (1998), no método organizado por Amoros destacavam-se os exercícios da marcha, as corridas, os saltos, os flexionamentos de braços e pernas, os exercícios de equilíbrio, de força e de destreza, bem como a natação, a equitação, a esgrima, as lutas, os jogos e os exercícios em aparelhos, tais como as barras fixas e móveis, as paralelas, as escadas, as cordas, os espaldares, o cavalo e o trapézio. No CPII, atividades desse tipo foram implementadas por Pedro Meyer, mestre que introduziu na instituição os exercicios gymnasticos em aparelhos.
Em 1876, para substituir aqueles adquiridos na época de construção do gymnasio e do portico gymnastico, Meyer solicitava ao ministro do Império a compra de novos aparelhos:







Memoria y olvido de Francisco Amorós y de su
modelo educativo gimnástico y moral.

La "École Normale Militaire de Gymnastique" de Joinville-le-Pont (1852-1939)
La inauguración de la "École Normal Militaire de Gymnastique" de Joinville-le-Pont (1852) debemos circunscribirla en las postrimerías de la Segunda República francesa, o lo que es más significativo, en los albores del Segundo Imperio: el de Napoleón III. Es poco sabido que la emperatriz de origen español Eugenia de Montijo, esposa del emperador Luis Napoleón, contribuyó a título personal, con bastantes recursos, a mejorar las infraestructuras del extenso terreno que finalmente habría de ocupar la citada Escuela Central de Gimnástica. La puesta a punto de las infraestructuras y de las máquinas y aparatos gimnásticos necesarios para inaugurar la Escuela gimnástica militar de Joinville estuvo supervisada por Napoleón Laisné y por otro destacado alumno del coronel Amorós: el también coronel del ejército francés Charles-Henri-Louis d'Argy.

No hay comentarios: