sábado, 29 de agosto de 2009

Apontamentos sobre a presença da capoeira escrava em Desterro



A CAPOEIRA NA HISTÓRIA LOCAL:
DA VELHA DESTERRO À FLORIANÓPOLIS DE NOSSOS DIAS
Mario Sergio Fregolão
Florianópolis, julho de 2008.
foto: http://www.portalcapoeira.com/Downloads-da-Capoeira/View-document-details/O-Capoeira-JUCA-REIS-na-Europa. de 24/06/2008. Lá a legenda diz: Revista Fórum Cultural – nov. / 2007.


Na região sul do Brasil, a capoeira somente é vista com destaque histórico na época da escravidão no Rio Grande do Sul. Embora disseminada por matrizes culturais africanas por todo o Brasil, a capoeira se tornou muito recorrente como luta negra no Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. No estado de Santa Catarina, temos alguns indícios de que houve capoeira no período da escravidão (mesmo como parte de um trânsito cultural 28), mas esta é ainda uma informação a ser verificada pelas instituições de pesquisa e pelos futuros historiadores que com ela se preocuparem. O jornal "O Conservador" de 22 de fevereiro de 1879, ao noticiar um tumulto ocorrido na Rua do Ouvidor, na velha Desterro faz menção a um dos mais famosos capoeiras do Império:
Hontem as 5 horas e meia da tarde, houve um grande conflicto à rua do Ouvidor em frente ao corredor da casa n. 130. Não podemos informar com certeza ao público o que deu começo ao conflicto. Correm várias versões, dizem uns que houve provocação da parte de alguns transeuntes a um grupo que se achava na porta da casa referida, outros porém, contam que fora um dos indivíduos que formavam esse grupo, que dirigira áquelles palavras inconvenientes. Podemos afirmar que quando ahi chegamos, já a porta se achava cercada por urbanos que procuravam conter grande número de pessoas que queriam invadir a casa, reclamando a prisão de seu ofensor que diziam ser o sr. José Elysio dos Reis. 29
...............Juca Reis é considerado o pivô da primeira crise política da República, ao retornar de Portugal em 1890, para assistir à partilha da herança de seu abastado pai, (...) talvez tivesse esquecido das antigas rixas. Mas Sampaio Ferraz não. 37 Preso e levado rapidamente à Detenção. Quintino Bocaiúva, cliente político do pai de Juca Reis usa de todo seu prestígio em favor do mais arruaceiro capoeira da antiga Corte 38 e ameaça deixar o Ministério das Relações Exteriores.


29 O Conservador, Desterro: 22/02/1879, p 2 e 3.
28 Quando as pessoas viajam de uma região para outra, carregam consigo toda a bagagem cultural intrínseca de seus hábitos e sempre incorporando novas formas de conviver no meio sociável.
37 SOARES, 1993. p. 300.
38 Idem.

No hay comentarios: