miércoles, 15 de julio de 2009

Escravos Moçambiques nas Indias Orientais e América Portuguesa



A administração da África Oriental Portuguesa na segunda metade
do século XVIII: Notas para o estudo da região de Moçambique
Portuguese East Africa administration during the second half of the 18th Century
Ana Paula Wagner1
anapwagner@gmail.com
................No que diz respeito aos locais de exportação dos escravos, no século XVIII, estes poderiam ser encaminhados para o Oriente; pela Índia, os cativos de Moçambique chegaram a Goa, Damão, Diu, Macau e Timor. O volume de escravos exportados para estas localidades era
considerado baixo, se comparado com os números das rotas da África Ocidental para a América Portuguesa (Capela, 2002, p. 65). Um dos fatores para esta baixa procura por cativos de Moçambique, em certa medida, deveu-se ao acesso à mão-de-obra mais barata que os escravos enviados da África Oriental.
É importante também destacar que, segundo José Capela, muitos dos escravos saídos dos portos de Moçambique não se destinaram apenas aos territórios sob posse portuguesa na Ásia; do mesmo modo, foram enviados para algumas colônias francesas, como a Ilha Maurícia, além de Havana, Montevidéu e Cabo da Boa Esperança (Capela, 2002, p. 64)16. Já o tráfico para a América Portuguesa só passou a existir depois da década de 90 do século XVIII.


No hay comentarios: