lunes, 13 de abril de 2009

Um documento esquecido sobre a chegada ao Brasil do primeiro Correio Marítimo de Portugal em 1808

Recorte libro:
1808,agosto,27,Pernambuco :Noticia
de la llegada de una enbarcación del Algarve a Rio con noticias de la derrota de los franceses.(PAG277).
Documentos manuscritos avulsos da Capitania de Pernambuco . http://books.google.es/books?id=V7YOIEGVwm8C

Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, nº. 86 - 1º, 1300-344 Lisboa
E-Mail:
carta:1809-01-17,DECLARAÇÃO de Francisco Soares de Araújo Silva, [deputado] da Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação do Reino e Ultramar, sobre a propriedade da galera Voadora, senhorio José Nunes da Silveira, mestre António José Luís. http://siarq.iict.pt/








Um documento esquecido sobre a
chegada ao Brasil do primeiro Correio
Marítimo de Portugal em 1808

1808......«O caíque Bom Sucesso»...........Chegado ao Funchal foram cumpridas as disposições da Regência e o Governador da ilha, Pedro Fagundes Bacelar de Antas e Meneses também confiou a Mestre Garrocho alguma correspondência para a Corte do Rio, para onde igualmente enviou, ao que parece, o preso que recebera do Algarve.
Depois de fazer aguada e de se abastecer para a longa travessia, o caíque tomou o rumo da América do Sul, possivelmente já em 16 de Julho, levando agora mais um jovem piloto, Francisco Domingos Machado, a quem Oliveira Nobre convidou por temer adoecer ou morrer subitamente, a partilhar os riscos ou a glória da viagem. O piloto Machado, embora simples praticante, já tinha feito uma carreira ao Oriente de Lisboa a Macau, a bordo da galera Voadora, do comerciante lisbonense José Nunes de Oliveira.2
.................chegada ao Rio de Janeiro a 22 de Setembro de 1808, do primeiro e inesperado correio marítimo de Portugal, com asprimeiras e mais sensacionais notícias da expulsão dos invasores franceses do Algarve.
2 IRIA, Alberto, A invasão de Junot no Algarve (Subsídios para a história da guerra peninsular, 1808-1814),Lisboa, 1941, pp.132-134.
http://www.olhao.web.pt/Textos/DocumentoEsquecido.pdf




No hay comentarios: