miércoles, 29 de abril de 2009

1682-Canarins en Bahía

Recorte Libro:(pag71) Cartas do Brasil Escrito por António Vieira, João Adolfo Hansen. http://books.google.es/books?id=iriUwAu-0KcC
1685 Carta datada de 19 de março de 1685, do Rei D. Pedro II, ao Vice-Rei Conde de Alvor, ordenando enviar Bahia oito casais de canarins, um bom número de agricultores, bem como sementes e plantas com um pouco de terra da Índia.
1680 Carta de 31 de março de 1680, do Príncipe Regente ao Governador da Índia contendo instruções secretas para o envio de especialistas da cultura de canela do Ceilão para o Brasil.

1690 Cópia de uma carta do Governador do Brasil enviada à Corôa, insistindo sobre a importância de estabelecer relações comerciais entre o Brasil e o Estado da Índia (principalmente Moçambique), e sugerindo como fazê-lo. Estas idéias incluiam o envio de tropas, e produtos brasileiros. (Nota: Esta cópia da carta de 1690 foi enviada à Goa mais tarde).

1692 Carta de 4 de fevereiro de 1692, da Corôa ao Vice-Rei sobre o desenvolvimento da cultura das especiarias no Brasil, e a demanda para enviar dois cultivadores experientes na cultura da canela, pois os primeiros, enviados eram canarins(Goenses) de Bardez que não conheciam esta cultura.

1695 Texto explicando como fazer sair do Ceilão bons cultivadores de canela, e fazer com que eles partam para o Brasil.http://www.artedata.com/fernandamoro/fmoro201a.asp

No hay comentarios: