martes, 13 de enero de 2009

Nireu Cavalcanti encontra registro de capoeira em 1789.


Crônicas históricas do Rio colonial
Nireu Oliveira CavalcantiCivilização Brasileira/FAPERJNúmero de páginas: 220Ano de lançamento: 2004
Crônicas históricas do Rio colonial reúne os acontecimentos no Rio de Janeiro entre os anos de 1700 e 1810. Os textos foram publicados originalmente no Caderno B do Jornal do Brasil, todas as semanas ao longo do ano de 1999.

Nireu Cavalcanti encontra registro de capoeira em 1789.
O arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti relevou no Arquivo Público do Rio de Janeiro a mais antiga prova documental da existência da capoeira.
en françaisin english
Matéria tirada doJornal do Brasil
REVISADO 19 DEZ 2004
Jornal do Brasil
15 de novembro de 1999Caderno B, p.22 - 1ª Edição
CRÔNICAS DO RIO COLONIAL20ª semana, 36ª crônica
NIREU CAVALCANTI
O capoeira
..........O mulato Adão, escravo de Manoel Cardoso Fontes, comprado ainda moleque, tornou-se um tipo robusto, trabalhador e muito obediente ao seu senhor, servindo-lhe nas tarefas da casa.
Manoel resolveu explorá-lo alugando-o a terceiros como servente de obras, carregador ou outro qualquer serviço braçal. Tornou-se Adão deste modo uma boa fonte de renda para seu senhor.
Com o passar do tempo, o tímido escravo, que antes vivera sempre caseiro, tornou-se mais desenvolto, independente e começou a chegar tarde em casa, muito tempo depois do término do serviço. Manoel questionava-o: o que levava à mudança de conduta? As desculpas eram as mais inconsistentes para o senhor. Até ocorrer o que já o preocupava: Adão não mais voltou para casa. Certamente fugira para algum quilombo do subúrbio da cidade.
Para sua surpresa, Manoel foi encontrar Adão por trás das grades da cadeia da Relação. Havia sido preso junto a outros desordeiros que praticavam a capoeira. Naquele dia ocorrera uma briga entre capoeiras e um deles fora morto. Crimes gravíssimos para as leis do reino: a prática da capoeiragem, ainda resultando em morte.Teve seu peido homologado pelo Tribunal em 25/4/1789 (ANRJ, Tribunal da Relação, cod.24, livro 10)

No hay comentarios: