sábado, 20 de diciembre de 2008

O Terço de Antônio Filipe Camarão

Recorte libro:Olinda restaurada guerra e açúcar no Nordeste, 1630-1654 Escrito por Evaldo .http://books.google.es/books?id=Ep4vwiTdiCIC


Principais grupos étnicos no Brasil, séc XVI - XIX Fonte: WRIGHT, Robin M. SALOMON, Frank & SCHWARTZ, Stuart B. (org.)The Cambridge History of the Native Peoples of the Americas. Volume III, Part 2. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 288.



O regimento do Governador Tomé de Souza é o primeiro documento a fixar, já em 1548, normas para a o recrutamento de guerreiros junto às tribos amigas[23



José Augusto Moreira Jr.Mestrando em História Social - USPjaugusto72@yahoo.com.br



A invasão holandesa apenas acabaria por fortalecer a importância do elemento indígena para a manutenção da colônia. Para o frei Manuel Calado, a culpa da perda de Pernambuco recaía sobre os índios potiguares e tapuias que haviam se aliado aos holandeses[29] , opinião partilhada por Bagnuolo que considerava que se não fossem os indígenas aliados dos holandeses, estes não se atreveriam a trilhar os caminhos e veredas da região[30]. Já para Nassau, “da amizade dos índios depende em parte o sossego e conservação da colônia do Brasil”[31]. Dentro desta idéia, ambos os lados buscaram cooptar o elemento indígena para a sua causa, prova disso pode ser encontrada nas inúmeras honrarias atribuídas ao capitão-mor dos índios Antônio Filipe Camarão que recebeu o hábito da Ordem de Cristo, o título de Dom e o direito a várias rendas[32]. Os holandeses por sua vez levaram vários indígenas a serem educados na Europa, que depois retornaram ao Brasil, além de buscar arregimentar as tribos descontentes com os Portugueses.



Em 1648, durante a primeira batalha de Guararapes, os índios de Camarão eram parte importante do dispositivo militar luso brasileiro, ocupando o flanco direito[40], o que indica uma evolução do “Modus Faciendi” destas tropas.



http://www.klepsidra.net/klepsidra22/felipecamarao.htm

No hay comentarios: