sábado, 29 de noviembre de 2008

Ceilão Português 1505 – 1658


O Ceilão Português, atual Sri Lanka, foi território de Portugal durante 153 anos. Foi o único caso em que os portugueses tentaram uma conquista territorial efectiva no Índico, ao estilo do Império Espanhol nas Américas, não se limitando às fortalezas e feitorias costeiras.
Primeiramente os Portugueses assinaram um tratado com o Reino de Kotte. O Ceilão Português foi estabelecido pela ocupação de Kotte e a conquista de reinos Cingaleses circundantes. Em 1565 a capital do Ceilão Português foi transferida de Kotte para Colombo.
Entretanto a introdução do Cristianismo pelos Portugueses gerou atritos com o povo Cingalês. A seu tempo, os Cingaleses, na sua luta por libertação, procuraram apoio no Império Holandês . Inicialmente o Império Holandês chegou a acordo com o Reino de Kandy. Porém, após o colapso da economia Ibérica, em 1627, a Guerra Luso-Holandesa acabou com a conquista das colónias Portuguesas da Ásia pelos Holandeses. Apesar disso, ainda hoje restam elementos culturais no Sri Lanka desse período.

[editar] Ver também
História do Sri Lanka.

Este artigo é um esboço sobre História do Sri Lanka. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

No hay comentarios: