1700
Correspondência de 2 de fevereiro de 1700, enviando a cópia da proposição feita pelo Governador do Brasil em 1699 (ver MR ms 64, fl. 171-173). (Nesta proposição D. Joao de Lencastre, Governador do Brasil, sugere o envio de tropas do Brasil para ajudar o Estado da Índia e lembra a oferta dos comerciantes brasileiros para ajudar o transporte das mesmas em troca de benefícios comerciais. Chama atenção para o interesse mostrado pelos brasileiros e por outros habitantes do Brasil pertencentes a diferentes camadas sociais, incluíndo-se aí os nobres, de servir na Índia).
1734
Carta de 20 de março de 1734, da Corôa para o Vice-Rei D.Pedro de Mascarenhas, Conde de Sandomil, sobre a resolução tomada em 17 de março de 1734, pelo Rei D. Joao V de acordo com o Conselho de Além-Mar, declarando que todos os navios comerciais, partindo do Estado (Estado da Índia), poderiam vender suas mercadorias para a Bahia e que elas seriam taxadas de 10%, taxas estas recolhidas pela alfândega local a fim de serem enviadas à Casa da India em Lisboa. A alfândega local devia também controlar as mercadorias e o pagamento do imposto.
1750
Carta Régia de 21 de março de 1750, para o Vice-Rei da Índia sobre a possibilidade de envio de dez casais de tecelões indianos para se estabelecerem no Pará, com excelentes condições de imigração.
1751
Carta de 30 de janeiro de 1751, em que o Vice-Rei Marquês de Távora escreve ao Secretário de Estado, informando que todas as providências que ele havia tomado para enviar as famílias dos tecelões e pintores tinham sido inúteis.
http://www.artedata.com/fernandamoro/fmoro201a.asp
FUENTE:Fernanda de Camargo-Moro
Arqueologia, Museologia e Estudos Científicos,Arquivo Histórico de Goa
Este é um breve exemplo das possibilidades de consulta às informações deste arquivo, quando armazenadas em base de dados digital.
Retornar para Arquivos de Goa
Livros das Monções do ReinoTrata-se da maior coleção do AHG, 456 livros-fls que cobrem o período de 1568 a 1914. Contém relatórios, cartas, instruções, que chegavam de Lisboa (e durante certo tempo da Espanha) durante a monção de junho-setembro, e que eram enviados de Goa entre dezembro e março. A partida e a chegada da frota que transportava esta correspondência era inteiramente dependente da monção. A correspondência recebida e a cópia daquela enviada cada ano eram guardadas juntas com o nome de Monção do Ano.
Exemplo de base de dados com breve resenha de documentos referentes ou de interesse para o Brasil no período 1588-1750.
Brasil-Índia
Relação dos documentos da Índia de interesse para o Brasil, existentes nos Arquivos de Goa, e primeiras anotações de outros arquivos do sul e de Bengala. Original de Fernanda de Camargo-Moro, em francês, extraído de L'évolution de l'Empire Portugais d'Orient et son importance pour le Brésil, 1990.http://www.artedata.com/fernandamoro/fmoro200.htm
No hay comentarios:
Publicar un comentario