miércoles, 22 de octubre de 2008

La aculturación y mestizaje interesados en Mozambique


Foto:Kalaripayatu-India

Nota del pesquisador:Alrededor de 1600, Portugal comenzó a enviar colonos a Mozambique, muchos de origen indio (Kalaripayatu), que querían establecerse en aquel territorio. Esos colonos, muchas veces se casaban con las hijas de jefes locales y establecían linajes que, gracias al comercio y la agricultura, se volvían poderosos.




Alguna citas interesantes:
.............Os primeiros portugueses que, como espingardeiros, lutavam nos exércitos monomotapas, receberam esses monganos, mas procuraram garantir-se também com o título real do rei português, que lhes deu, então, não a gente, mas a terra em enfiteuse. Portanto, eles eram senhores da terra por uma doação real portuguesa, mas senhores da gente, do mongano, por uma doação africana do rei Xona do Monomotapo.
Na enfiteuse, o prazo era dado por três vidas, mas quem, como prêmio, recebesse um prazo, não podia fazer um herdeiro, tinha de fazer uma herdeira, e essa herdeira, para ficar com a concessão, tinha de casar com um português. Era uma maneira de garantir a ocupação da terra pelos portugueses, através do casamento, que trazia um grande dote. Habitualmente, o primeiro enfiteuta, que era um homem, chegava a Moçambique sem mulher e desposava uma nativa. Sua filha mulata talvez se unisse a um reinol, ainda que soldado ou degredado, um matrimônio de conveniência para ambos, a garantir para ela a posse do latifúndio, e para ele, a riqueza atrás da qual todos corriam .

...................A partir de algum momento na segunda metade do século XVII, os reinóis foram ficando raros. Desmanchava-se o sonho português de povoar a Zambézia com brancos, sonho a cujo serviço a Coroa criara os prazos. Era de Goa que vinham para Moçambique os funcionários menores, a tropa e os cobiçosos da fortuna. Como entre eles os brancos eram poucos, as herdeiras passaram a casar com os índios portugueses - que tinham a nacionalidade portuguesa, com canaris, quer dizer, indianos de Goa, que tinham a nacionalidade portuguesa - e finalmente, com mulatos. http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4277&sid=531&tpl=printerview

Otra cita:Desde o século XVII, os portugueses comerciavam com o reino do Monomotapa, onde havia imensas minas de ouro. O tráfico da Zambézia, assim como o de Sofala e Inhambane, era feito quase exclusivamente por cristãos indianos e a defesa da ilha de Moçambique os
Sipais (44) vindos da India(45) e a outros naturais do país.
http://www.macua.org/gonzaga/gonzaga3.3.html

No hay comentarios: