Nota personal: Siempre he apostado a que el Uruncungo descrito por Debret en 1826 es este instrumento.En el detalle se identifica un resonador de piel de un animal.
CHIVOCONVOCO é um instrumento cordófono, pertencente ao grupo dos arcos musicais.
É constituído por um arco de madeira e uma corda. O pau do arco atravessa uma cabaça ou casca de coco, cuja abertura é tapada por uma membrana feita de pele de animal. O fio que une as pontas do arco passa por cima da cabaça, que funciona como caixa de ressonância. Numa das mãos, o tocador segura um pau afiado, com que bate na corda.
Embora não seja já muito utilizado, o Chivoconvoco existe em quase todos os distritos das Províncias de Gaza e Maputo. Antigamente era apenas tocado por homens, com o objectivo de se fazerem amar por uma mulher
É constituído por um arco de madeira e uma corda. O pau do arco atravessa uma cabaça ou casca de coco, cuja abertura é tapada por uma membrana feita de pele de animal. O fio que une as pontas do arco passa por cima da cabaça, que funciona como caixa de ressonância. Numa das mãos, o tocador segura um pau afiado, com que bate na corda.
Embora não seja já muito utilizado, o Chivoconvoco existe em quase todos os distritos das Províncias de Gaza e Maputo. Antigamente era apenas tocado por homens, com o objectivo de se fazerem amar por uma mulher
OTRA CITA:
No Brasil, um dos primeiros a fazer o registro da presença do berimbau foi Henry Koster, que descreveu o instrumento da seguinte forma: “(...) um grande arco com uma corda tendo uma meia quenga de coco no meio, ou uma pequena cabaça amarrada. Colocam-na contra o abdome e tocam a corda com o dedo ou com um pedacinho de pau.”
No Brasil, um dos primeiros a fazer o registro da presença do berimbau foi Henry Koster, que descreveu o instrumento da seguinte forma: “(...) um grande arco com uma corda tendo uma meia quenga de coco no meio, ou uma pequena cabaça amarrada. Colocam-na contra o abdome e tocam a corda com o dedo ou com um pedacinho de pau.”
de Peter Fryer - 2000 - 267 páginas
In 1813 Henry Koster (1793-c. 1820), the Portugal-born son of a Liverpool sugar dealer, heard one of them at Jaguaribe in the province of Ceara. It was one of the 'extremely rude' (ie crude) musical instruments played by the slaves. He described it as 'a large bow with one string, having half of a coco-nut shell or of a small gourd strung upon it. This is placed against the abdomen and the string is struck with the finger, or with a small bit of wood'.52
In 1813 Henry Koster (1793-c. 1820), the Portugal-born son of a Liverpool sugar dealer, heard one of them at Jaguaribe in the province of Ceara. It was one of the 'extremely rude' (ie crude) musical instruments played by the slaves. He described it as 'a large bow with one string, having half of a coco-nut shell or of a small gourd strung upon it. This is placed against the abdomen and the string is struck with the finger, or with a small bit of wood'.52
No hay comentarios:
Publicar un comentario