No ano de 1613, por determinação do
vice-rei D. Jerónimo de Azevedo, largou de
Goa para a ilha de São Lourenço - hoje Madagascar - a caravela Nossa Senhora da Esperança, onde ia por capitão o conceituado piloto Paulo Rodrigues da Costa, especialmente incumbido de proceder a minucioso reconhecimento das costas daquela ilha, ao mesmo tempo ir investigando se lá havia portugueses de navios que tinham
desaparecido em viagens de ida ou regresso nos caminhos da Índia, ou descendentes deles, e, finalmente, indagar das possibilidades de trazes à fé cristã as gentes que lá viviam.Assim são os seguintes, os documentos transcritos neste nosso trabalho:- Diário da Viagem da Caravela Nossa Senhora da Esperança Mandada ao Descobrimento da Ilha de São LOurenço pelo vice-rei D. Jerónimo de Azevedo em 1613;- Relação da Jornada e Descobrimento da Ilha de São Lourenço que o Vice-rei da Índia D. Jerónimo de Azevedo Mandou Fazer por Paulo Rodrigues da Costa Capitão e Descobridor;- Carta de Paulo Rodrigues da Costa, aescrita a el-Rei D. Filipe IIº, de Portugal;- Carta de el-Rei D. Filipe IIº, de Portugal dirigida ao Vice-rei D. Jerónimo de Azevedo;- Relação do 2º descobrimento que o Sºr Vice-Rey Dom Jerónimo d'Azevedo mandou fazer à Ilha de São Lourenço o ano de 1616;- Roteiro da Costa Ocidental da Ilha de S. Lourenço, redigido pelo Pe. Jesuíta Luís Mariano.
1
1) LIBRO:Dois Descobrimentos da Ilha de São Lourenço mandados fazer pelo Vice-Rei D. Jerónimo de Azevedo nos anos de 1613 a 1616 (Os)
Autor: Humberto Leitão.
No hay comentarios:
Publicar un comentario