viernes, 26 de junio de 2009

Organização e cotidiano escolar da “Gymnastica” uma história no Imperial Collegio de Pedro Segundo



Organização e cotidiano escolar da “Gymnastica”
uma história no Imperial Collegio de Pedro Segundo
Carlos Fernando Ferreira da Cunha Junior

............................A referência a aparelhos e peças próprias aos exercicios gymnasticos faz pensar que Pedro Guilherme Meyer tenha desenvolvido um trabalho diferenciado daquele que até então acontecera no CPII que, de um modo geral, esteve centralizado no conteúdo da esgrima. Neste sentido, é esclarecedor o relatório do Inspetor Geral da Instrução Pública do Município da Corte, enviado ao Ministro do Império em 1859: apraz-me declarar a V. Exa. que durante o anno passado começou a funccionar com a possivel regularidade o gymnasio do internato. Com pequena despeza se acha provido de um portico regular com varios apparelhos supplementares que permittem a maior parte dos exercicios da gymnastica pratica de Napoleon Laisné, ensinados pelo alferes Pedro Guilherme Meyer.(MINISTÉRIO DO IMPÉRIO, 1858, p.18).
De acordo com o Inspetor, Pedro Meyer teria ministrado lições de exercicios gymnasticos inspiradas na ginástica do francês Napoleon Laisné. Este era discípulo do Coronel Francisco Amorós y Ondeano, a principal figura Organização e cotidiano escolar da Gymnastica 180
PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n. Especial, p. 163-195, jul./dez. 2004
http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html da ginástica francesa, falecido em 1848. Laisné tornou-se um dos principais continuadores da obra de Amorós, desenvolvendo seu trabalho na Escola de Joinville-le-Point, local para o qual foi transferido, em 1852, o principal ginásio antes dirigido pelo Coronel Amorós (BAQUET, [199-]).


................ Destacavam-se no método organizado pelo Coronel, os exercícios da marcha, as corridas, os saltos, os flexionamentos de braços e pernas, os exercícios de equilíbrio, de força e de destreza, bem como a natação, a equitação, a esgrima, as lutas, os jogos e os exercícios em aparelhos, tais como as barras fixas e móveis, as paralelas, as escadas, as cordas, os espaldares,
o cavalo e o trapézio.


En 1850 se dio el primer combate de Boxeo Francés con las reglas implantadas por Casseux para diferenciarlo de una rellerta de callejuela. Un hombre fornido llamado Louis Vignezon, fue el primer gran campeón de Savate al derrotar a su adversario con la paliza de solo cuatro patadas. En 1852, al establecerse la Academia Militar "1'Ecole De Joinville", se incluyó el Savate en el entrenamiento de los reclutas.

No hay comentarios: