viernes, 1 de mayo de 2009

A formaçao da Armada Brasileira

Grabado: ACADEMIA REAL DE GUARDAS MARINA 1808-1858
Nota del pesquisador: En esta cita de abajo debemos tener en cuenta que 15000 personas se trasladaron hacia Rio de Janeiro;muchos eran militares con experiencia en las colonias de Asia y en la navegación marítima;esto nos ayuda a enteder las aculturaciones que tenían estas personas antes de llegar a Brasil en 1808.

Instabilidade política e época de crise na Marinha Portuguesa.

As Invasões Francesas levam a Família Real a partir para o Brasil em 1807, numa esquadra de 21 navios que a seguir intervêm na ocupação da Guiana francesa, na Guerra de Montevideu e na Revolta de Pernambuco. Apenas uma nau regressou a Portugal, formando os restantes o núcleo da nova Armada Brasileira após a independência daquele país em 1822.
Até 1823, no entanto, ainda se construíram pelos vários arsenais, 7 navios de linha para além de corvetas, brigues, charruas e escunas.Foram perdidas várias embarcações não só nas lutas contra os franceses e contra os corsários como também por acidentes.
Nestas condições e também em consequência do pouco interesse que as coisas da Marinha despertavam nos sucessivos governos, a Armada Nacional estava reduzida, no final do 1º quartel do século XIX a 9 navios de linha (2 naus e 7 fragatas), afora corvetas, brigues e charruas ou seja, em menos de 30 anos a Marinha fora diminuída em mais de 20 navios, devendo notar-se que a maioria dos navios referidos já existiam em 1804.Por outro lado a Marinha da Índia, que ainda era, no início do século, uma força considerável, tinha deixado praticamente de existir.Na época ainda o país era fértil nas matérias primas destinadas à construção naval porque quer na Metrópole quer na Índia as matas nacionais dispunham das madeiras necessárias à construção naval, a Cordoaria estava apta à produção dos cabos e ainda existiam excelentes fundições para os canhões.

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