jueves, 2 de abril de 2009

O Movimento Olímpico no Brasil-Medallistas olímpicos Brasileños en 1920 arbitraron pruebas de lucha en 1910 (Sinho,Zeca)

FOTO:Zeca Floriano,carnet de sócio del Club de Tiro Federal. 1905 http://www.8p.com.br/zecafloriano/flog/#
NOTA DEL PESQUISADOR:1920, Los primeros Medallistas olímpicos Brasileños en Tiro. Pistola libre por Equípos F.Soledade y A. Zamith habían arbitrado en 1910 pruebas de lucha donde participo Sinhozinho.


DA EUROPA PARA AMÉRICA: A TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO OLÍMPICO BRASILEIRO
Katia Rubio ,Universidade de São Paulo

.....................A chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808 levou D. João a executar várias medidas econômicas e políticas. A primeira delas foi a permissão para o livre comércio com os países amigos, situação que não ocorria anteriormente. Esse ato ficou conhecido como Abertura dos Portos e permitiu que o capital e os produtos da Inglaterra, então única nação amiga de Portugal, chegassem em terras brasileiras de forma legal. Nessa esteira vieram os bancos, as empresas do setor têxtil, as companhias de mineração e elétricas, de cabotagem e ferroviária responsáveis por um grande contingente de empregados, mas não em número suficiente para a operacionalização de todas as tarefas. Foi assim que os brasileiros, contratados como empregados, se aproximaram dos valores ingleses e tomaram contato com vários elementos da cultura britânica, inclusive o esporte.
......................Mas, não foi apenas a comunidade britânica que trouxe para o Brasil as práticas esportivas. A substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes europeus e asiáticos favoreceu o contato com atividades desconhecidas da população brasileira, possibilitando a criação de clubes e times de diversas modalidades esportivas, em diversas regiões brasileiras, principalmente no sul e sudeste (Jesus, 2001; Francheschi Neto, 1999).
....................primeira participação brasileira em Jogos Olímpicos na cidade de Antuérpia, em 1920. Naquela ocasião, apesar das poucas condições materiais da delegação brasileira, foi possível conquistar três medalhas olímpicas: uma medalha de ouro, com Guilherme Paraense no Tiro (pistola tiro rápido), uma de prata com Afrânio Costa também no tiro (Pistola livre) e uma de bronze na pistola livre por equipe com os atletas Afrânio Antonio da Costa, Guilherme Paraense, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade. (ver nota abajo)
..............O Comité Olympico Nacional, juntamente com a Federação Brasileira de Sports que passaria a se chamar Confederação Brasileira de Desportos (CBD), foi criado em 8 de junho de 1914, na sede da primeira entidade organizada do esporte brasileiro, a Federação Brasileira das Sociedades de Remo, no Rio de Janeiro.
Quadro 1. 1ª gestão do Comité Olympico Nacional
Presidente Dr.Fernando Mendes de Almeida
1º Vice-presidente Dr. Alvaro Zamith (Sports Athleticos) (ver nota abajo)
2º Vice-presidente Capitão Ariovisto de Almeida Rego
Secretario Nacional Almeida Brito
Secretario de Acta J. Pinheiro Barbosa
Tesoureiro Raul de Carvalho

NOTA:SINHOZINHO:- Em 1910, ganhei um torneio de força, organizado pelo Tiro Federal e que tambem foi disputado pelos inferiores e praças do nosso Exercito. Serviram de juizes das respectivas provas o dr. Fernando Soledade e o dr. Alvaro Zamith. Em 1912, ingressei no Sport Club Mangueira, onde joguei no primeiro team de football. Foi quando se começou a praticar o athletismo no saudoso club rubro-negro. Participei de diversas provas pelo Mangueira, em festas do Rio Cricket Athletic Association, de Nichteroy. Em 1913, Zéca Floriano, o grande athleta brasileiro, organizou um campeonato de luta romana.

No hay comentarios: