martes, 14 de abril de 2009

A dança rebelde da escravatura

A dança rebelde da escravatura

Carlos Eugênio Líbano Soares. A capoeira escrava - E outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro(1808-1850). Campinas: Editora Unicamp, 2006. (reedição)
Para o autor, a capoeira não veio pronta da África, trata-se de uma combinação de diversas partes africanas e foi construída durante a escravidão. Ela nasce como um espaço de defesa e de afirmação física do escravo no ambiente urbano mas por outro lado representou uma forma de socialização na medida em que o grupo é quem defendia o indivíduo. Era formada em sua maioria por jovens escravos da África Centro-Ocidental sendo que a partir de 1821 entrou em fase de extrema politização culminando com as rebeliões de 1828 e 1831. Esse processo atingiu o ápice com a chegada ao Rio dos minas-nagôs vindos da Bahia, o que ocasionou profundas mudanças políticas e culturais naquela que era a mais importante tradição rebelde dos escravos urbanos do Rio de Janeiro Imperial. Sob este olhar, o autor defende sua tese de que a capoeira nasceu na América, apesar de articulada por elementos comuns na cultura africana – entre eles a dança e a língua – e foi uma resposta dos escravos a um novo ambiente urbano, que começou a ser formado no início do século 18. Esta obra foi defendida como tese de doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2001, sob a orientação de Sidney Chalhoub. http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1218&query=simple&search%5Fby%5Fauthorname=all&search%5Fby%5Ffield=tax&search%5Fby%5Fheadline=false&search%5Fby%5Fkeywords=any&search%5Fby%5Fpriority=all&search%5Fby%5Fsection=all&search%5Fby%5Fstate=all&search%5Ftext%5Foptions=all&sid=12&text=CAPOEIRA

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