viernes, 27 de marzo de 2009

Hélio Gracie cumpre sua missão

Gustavo Noblat De Brasília (DF)
Sexta, 30 de janeiro de 2009, 08h59 Atualizada às 17h19
Hélio Gracie cumpre sua missão
.....................Junto com Gastão Gracie, Cislane teve cinco filhos homens: Carlos,Oswaldo,Gastão Filho,George e Hélio Gracie. Carlos tivera seus primeiros contatos o esporte chamado então de ju-jitsu no circo de seu pai. Além de proprietário de circo, Gastão foi dono de cassino, importador de minério e diplomata - carreira que abandonou para casar com Cislane.
Gastão teria sido um diplomata se não tivesse se apaixonado pela mãe de Hélio. O pai de Gastão era um banqueiro escocês chamado James, que se mudou para o Rio de Janeiro em 1870. Depois de estudar na Alemanha e retornar ao Rio para trabalhar como diplomata, Gastão acabou cruzando Belém do Pará, onde conheceu Cislane. E por lá ficou.
Sem emprego certo, Gastão fundou a companhia American Circus com os Irmãos Queirollo. E contratou o time de ju-jitsu do Japão comandado por Mitsuyo Maeda - que em suas apresentações pelo México ganhou o apelido de Conde Koma por conta de seu semblante sempre tristonho.
Conde Koma, junto com seu amigo Sanshiro Satake, passou a apresentar o ju-jitsu no circo de Gastão em 1917. O que chamou a atenção de Carlos, um adolescente brigão que costumava se meter em encrencas na escola.
O professor dos Gracies saiu do Japão em 1904 e passou pelos Estados Unidos, México, Cuba, Honduras, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Uruguai, antes de finalmente chegar ao Brasil, mais precisamente em Porto Alegre. Em 1915, Conde Koma apresentou seu show de ju-jitsu em circos e teatros no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, São Luís, Belém e, no dia 18 de dezembro, no teatro Politeama em Manaus, em um espetáculo promovido por Otávio Pires Júnior.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3482109-EI6583,00-Helio+Grace+cumpre+sua+missao.html

O Cap ADRIEN DELBOSS foi designado para ministrar instrução de ginástica para o Corpo de Bombeiros e jiu-jitsu para a Guarda Cívica.LAMAITRE ampliou as atividades curriculares e físicas, introduzindo exercícios até hoje executados pela EEF/PM:- Ginástica sueca;- Jogo de bastões (ou jogo do pau): sucessão de golpes de bastões;- O Box-savat (ou box francês): combinação de golpes de punhos e pernas;- A Esgrima-a-baioneta: movimentos de ataque e defesa com fuzil de baioneta calada;- Grupo Conjugado de Força: ginastas que se elevam em pirâmides com paradas de mão e acrobacias e- O Bailado Joinville Le Pont: dança folclórica, hoje extinta na França e só praticada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.Em 05 de agosto de 1914, a Missão Militar francesa retorna à França devido ao início da 1ª Guerra Mundial.Os Oficiais franceses instrutores foram substituídos pelos Alferes FAUSTINO DA SILVA LIMA e ANTENOR GONÇALVES MUSA, ambos do 4º Batalhão, nas disciplinas de esgrima, ginástica e jiu-jitsu.
http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/ccfo/historico.html

No hay comentarios: