viernes, 20 de marzo de 2009

Fundador do Estado do Espiritu Santo

Quem era Vasco Fernandes Coutinho – Sua família – Quase tudo se ignora sobre a infância e mocidade do fundador do atual Estado do Espírito Santo.7 Sabe-se apenas que foram seus pais Jorge de Melo, o Lágio,8 e D. Branca Coutinho.9 A história guardou, também, os nomes dos seus irmãos: Martim Afonso de Melo Coutinho, Diogo de Melo Coutinho10 e Manuel de Melo.11
Taunay o dá como “homem aparentado à melhor fidalguia portuguesa”,12 e Varnhagen,13 segundado por Pedro de Azevedo14 – ambos apoiados pela carta de doação e outros instrumentos régios –, di-lo “fidalgo da casa real”.
Folha de serviços militares – Sob o comando de Afonso de Albuquerque,
serviu em Goa, em Malaca e na China.15 Cumpria o destino da quase totalidade dos jovens portugueses do seu tempo. Aliás, é o próprio soberano quem lhe atesta os méritos militares quando, na introdução da carta de doação, diz: “Esguardando eu aos muitos serviços que Vasco Fernandes Coutinho, fidalgo de minha casa e El-Rei meu Senhor e pai que santa glória haja e a mim tem feito assim nestes reinos como em África e nas partes da Índia onde serviu em muitas cousas que se nas ditas partesfizeram, nas quaes deu sempre de si mui boa conta...”16.Um rei não poderia ir além destas palavras consagradoras.


7 - “No ano de 1510 Vasco Fernandes Continho é referido como “homem bem mancebo”. Novo e forte e sem recear nada deste mundo: levantava um mouro do cavalo com a ponta da lança, atirava-o ao chão e matava o infiel. / Sob as ordens do grande Afonso de Albuquerque, Vasco Fernandes ajudou à conquista de Goa aos turcos. Em 1511 partiu como conquistador para o Extremo Oriente e fez frente a uma carga de elefantes na tomada de Malaca. / Comandou um navio da esquadra que Albuquerque deixou de vigia no estreito de Malaca, mas em 1514 encontramo-lo de novo na Índia. No ano imediato partiu com Albuquerque para Ormuz, no Golfo Pérsico, tomou parte na morte do guazil Ras Ahmede e trabalhou com outros fidalgos na construção da fortaleza. [...] Após cinco anos de serviço com Afonso de Albuquerque, não é provável que Vasco Fernandes pudesse continuar a servir sob o comando pouco estimulante do sucessor do grande Governador. Parece que o jovem Vasco voltou a Portugal em 1516, mas regressou à Índia em 1521, durante o governo de D. Duarte de Menezes. Dali acompanhou o irmão Martim Afonso de Melo Coutinho à China, onde encontraram Duarte Coelho navegando por aqueles mares, e juntos combateram contra os juncos chineses. / Quando Vasco Fernandes regressou a Portugal não se sabe ao certo, nem o que fez antes de 1529. Provavelmente esteve algum tempo numa das fortalezas de Marrocos. Os documentos dão-no como tendo servido não só no Oriente, mas também na África, e este parece ser o único intervalo de tempo em que tal serviço podia ter sido desempenhado” (SANCEAU, Capitães, 141-3). Essa obra de Elaine Sanceau, cuja l.ª edição foi publicada em 1956, dedica um dos seus capítulos à biografia de Vasco Fernandes Coutinho. Não revela nada de novo sobre o tema.
http://www.seag.es.gov.br/anexo/Livro_Historia_ES.pdf

OTRA FUENTE:http://purl.pt/154/1/P85.html

No hay comentarios: