jueves, 29 de enero de 2009

OS BORDADOS DE JOÄO CÀNDIDO

RECORTE LIBRO:Nem do morro, nem da cidade: as transformações do samba e a indústria cultural (1920-1945)
Escrito por José Adriano Fenerick
Publicado por Annablume, 2005.
http://books.google.es/books?id=vmhRb4FrxZwC
Página 103 Os brancos daquele tempo gostavam do samba. Tinha branco capoeira, cantor de samba, compositor, ...



foto:Fotográficos - Bilhete Postal - Revolta da Chibata ou dos Marinheiros - 1910.Resultado da conspiração dos marinheiros insatisfeitos com os castigos disciplinares e com as péssimas condições, inclusive alimentares, a marujada revoltou-se tomando os então mais modernos couraçados da Marinha Brasileira sob o comando do Marinheiro João Candido, o Almirante Negro. O movimento que sacudiu a República, ocorrido nas águas da baía da Guanabara é registrado em raros instantâneos tirados à bordo do encouraçado São Paulo.


OS BORDADOS DE JOÄO CÀNDIDO
JOÄO CÀNDIDO'S EMBROIDERIES



Quando o reporter do Correlo da Martha chegou a bordo do Minas Gerais no dia 26 de novembro, ouviu dos marinheiros que Joäo Candido era "fera", energico, mas também "um grande coraçao". A proposito, o jornal reproduz artigo de Virgilio Várzea, publicado pela primeira vez em 1909, em que se conta um episodio da vida do marinheiro, relatado pelo almirante Alexan-drino. Quando comandante do encouraçado Riachuelo, Alexan-drino conhecera Joäo Candido, que nele esteve embarcado por mais de cinco anos. Achava-o o mais indisciplinado marinheiro a bordo, constantemente sob castigos que o impediam de ir à terra. Provocador, brigäo, capoeira. Certo dia, Alexandrino o viu dando de esmola a urna velha aleijada todo o seu soldo de cinco mil-réis. Decidiu elogiá-lo diante da tripulaçao do navio. O gran-dalhäo chorou e passou a ter comportamento exemplar {Correlo da Martha, 27.11.1910).






nota: CARVALHO, J. M. de. 'Os bordados de Joäo Candido'. Historia, Ciencias, Saiíde—Manguinbos, II (2),
68-84 jul.-out. 1995



Dois bordados, pela primeira vez revelados, feitos por Joäo Candido, servem de base para revisäo e ampliaçào dos conhecimentos sobre a personalidade do mais conhecido lider da Revolta dos Marinheiros de 1910, também conhecida como a Revolta da Chibata. Os bordados permitem ainda esclarecer aspectos da vida cotidiana dos marinheiros da época.







No hay comentarios: