viernes, 30 de enero de 2009

COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PIAUÍ E A SUARELAÇÃO COM O COTIDIANO DA CIDADE DE PARNAÍBA

O jornal Piauhy de 17 de junho de 1911 traz as vantagens do alistamento:
APRENDER

Ler escrever e contar, manobrar com quaesquer embarcações e armas, exercicios de infantaria, de gymnastica, de natação e de esgrima de bayoneta, espada e florete, armar e desarmar qualquer embarcação ou navio o que encontrarão professores, mestres e bons auxiliares nomeados pelo governo.
CONHECER
Todos os exercicios, todas as armas todos os meios de transporte, todos os mares, todos os rios, todos os estados do Brazil e bem assim todos os países estrangeiros.
SER
Educado e civilizado
TER SEMPRE
Bôa e variável alimentação que diariamente consiste:
PELA MANHÃ
Café com assucar pão e manteiga
ALMOÇO
Carne guisada ou ensopada (com verduras e legumes, arroz, farinha, pão com manteiga e café)
JANTAR
Feijão com carne verde, de porco ou lombo secco de porco, ou carne secca (batatas ingleza e verduras) toucinho, arroz, farinha, pão fructas e doces.
CEIA
Mate com assucar, pão e manteiga.
ROUPA CALÇADO E REDE (MACCA), QUER PARA INVERNO OU VERÃO.
VENCIMENTO MENSAL

Aprendiz (não graduado) 3$000; cabo 5$000, 3º Sargento 6$000, 1º Sargento 7$000 e Sargento ajudante 9$000. [...]
O tempo é dividido e aproveitado em estudo, refeições, recreio e repouso. (ESCOLA, 1911b).


http://www.ufpi.br/mesteduc/eventos/ivencontro/GT10/companhia_aprendizes.pdf.
otra cita "Aprendices Marinheiros"http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/194.pdf.
Pastinha nasceu em 1889, numa família pobre de Salvador. Alguns autores mencionam a origem ibérica de seu pai, ora portuguesa, ora espanhola. Neste último caso, teria se chamado inicialmente Pastiña.9Sua mãe era negra, e ele próprio era descrito como negro ou como mulato.
Em várias entrevistas, o mestre conta que aprendeu a capoeira com um africano de Angola, chamado Benedito, quando ainda era pequeno.10Na época, queria se defender de um garoto mais velho de sua rua que sempre batia nele. Foi assim que Pastinha se iniciou na capoeira e parou de apanhar do seu jovem rival. Com 12 anos de idade, o futuro mestre se inscreveu na Escola de Aprendizes de Marinheiro e, um pouco mais tarde, entrou para a Marinha, onde ficou até os 20 anos. Nessa instituição, aprendeu esgrima, florete e ginástica sueca. Ao mesmo tempo, ensinava capoeira aos colegas.11A partir desse relato, podemos perceber que, além da capoeira, Pastinha teve contato com outros tipos de luta, que não são brasileiras e nem originárias das camadas populares. Quando deixou a Marinha, em 1910, abriu a sua primeira escola de capoeira, num espaço onde funcionava uma oficina de ciclistas. Seus alunos eram artesãos de todo tipo. Paralelamente às aulas, fez vários tipos de biscate, como pintor, carpinteiro, engraxate, vendedor de jornais ou segurança num cassino. Pastinha conta que, nessa época, sempre carregava consigo uma navalha e que o delegado de polícia recebia queixas freqüentes a seu respeito. Também declara que era comum brigar com a polícia, pois a capoeira ainda era uma atividade proibida.
http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/354.pdf.

No hay comentarios: