sábado, 6 de diciembre de 2008

Charles Expilly et la danse capoeira

Charles Expilly et la danse capoeira
EXPILLY, Charles Tome 3.
Chapitre 3 "La Fazenda"
Jogos e danças dos negros.-- No sabado a noite,depois do ultimo trabalho da semana, e nos diassanctificados, que trasem folga e repouso, concede-seaos negros uma ou duas horas para a dança. Reu-nem-se então no terreiro, chamão-se, grupão-se, inci-tão-se, e a festa começa. Aqui é a capoeira, especiede dança pirrhica, de evolução atrevidas e guerreiras,cadenciada pelo tambôr do Congo ; ali o batuque,posições frias ou lascivas, que os sons da viola Uru-congo acelerão ou demorão ; mais alem tripodia-se dança louca, na qual olhos, seios, quadris tudouma falla, tudo provoca, -- especie de fenesi con-vulsivo inebriante à que chamão lundú.
http://www.capoeira-palmares.fr/histor/ribeyrol.htm#text_p47
.......Um dos mais freqüentes crimes nesta cidade, pelo menos durante os três primeiros meses de minha administração, é o homicidio e o ferimento mais ou menos grave; sendo singular que nem a vingança nem o desejo de roubar, a eles dêem causa. É o prazer de ver correr sangue, ou, para me servir de termo empregado por essa qualidade de criminosos, o desejo de "experimentar o ferro", quem os leva a perpetrar tão graves atentados, sendo os autores deles conhecidos pelo nome vulgar de capoeiras. Só em um a tarde do mês de fevereiro, commeteram esses malvados sete mortes na freguesia de Sant'Anna"
Relatório 1853, A.N. Ij6 217, Ofícios do Chefe de Polícia da Corte, 20 jan. 1854, apud Holloway, Policia no Rio de Janeiro 1996:209 -- Trad. Policing Rio de Janeiro -- Repression and resistance in a 19th century city, Stanford University Press 1993.
http://www.capoeira-palmares.fr/histor/police.htm#r3

No hay comentarios: