viernes, 20 de marzo de 2009

Missao Francesa 1906-Sao Paulo-Savate,Jiu Jitsu, DIA 08 DE MARÇO – 98º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA POLÍCIA MILITAR



DIA 08 DE MARÇO – 98º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA POLÍCIA MILITAR
Há mais de um século, através da arte de esgrimir, iniciaram-se os primeiros passos da Educação Física em nosso País. O destacado Alferes, da então Força Pública, Pedro Dias de Campos, legitimando os ensinamentos dos esgrimistas italianos, GIASINTHO SANGE e MASSANNIELO PARISI, criou a Sala d’ Armas.
Em 1902, aos 14 de julho, criou-se a Escola de Sabre, Florete e Espada, no Quartel da Luz, hoje 1º BPChq "Tobias de Aguiar".
Durante o trabalho realizado pela Missão Francesa, cuja incumbência era treinar militarmente a Força Pública, dois oficiais Capitães, Delphin Balancier e Louis Lemaitre criaram a Escola de Educação Física, constituída legalmente em 08 de março de 1910.
Além de ser a "Pioneira do Brasil" em Educação Física, também é a unidade de ensino mais antiga da Corporação.
Assim, a Polícia Militar do Estado de São Paulo comemora no dia 06 de março de 2008 mais um aniversário desta quase centenária Instituição de Ensino Superior.
A Solenidade de aniversário, aberta ao público em geral, se realizará no Centro de Capacitação Física e Operacional, sito na Av. Cruzeiro do Sul, 548 – Cainidé, a partir das 09h30min.
Venha comemorar conosco essa importante data!!!
Nesta edição .http://www.polmil.sp.gov.br/unidades/ccfo/9edchama.pdf
Em 27 de dezembro de 1910, a Lei nº 12.444 criou a Companhia Escola para instrução de recrutas e de candidatos à graduação de Cabo, criou também o Curso Especial de Instrução Militar, criando ainda o Curso de Instrução Geral para formar Oficiais e bem como manteve a seção de esgrima e de ginástica, no Quartel da Luz.O Regulamento de Promoções, criado recentemente, previa a aptidão física como requisito de ascensão profissional.Em dezembro de 1911, chegaram a São Paulo os Sargentos LOVIS LEMAITRE e ADRIEN DELBOSS, ambos comissionados ao posto de Capitão para se juntarem ao corpo de instrutores.LEMAITRE, que também era mestre de ginástica pela Escola de Joinville Le Pont,http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/01/escola-de-educao-fsica-da-fora-pblica_11.html assumiu, em 25 de março de 1912, o comando da Seção de Esgrima, substituindo BALANCIER.O Cap ADRIEN DELBOSS foi designado para ministrar instrução de ginástica para o Corpo de Bombeiros e jiu-jitsu para a Guarda Cívica.LAMAITRE ampliou as atividades curriculares e físicas, introduzindo exercícios até hoje executados pela EEF/PM:- Ginástica sueca;- Jogo de bastões (ou jogo do pau): sucessão de golpes de bastões;- O Box-savat (ou box francês) http://www.savate-zveza.si/literatura%20bf.htm : combinação de golpes de punhos e pernas;- A Esgrima-a-baioneta: movimentos de ataque e defesa com fuzil de baioneta calada;- Grupo Conjugado de Força: ginastas que se elevam em pirâmides com paradas de mão e acrobacias e- O Bailado Joinville Le Pont: dança folclórica, hoje extinta na França e só praticada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo.Em 05 de agosto de 1914, a Missão Militar francesa retorna à França devido ao início da 1ª Guerra Mundial.Os Oficiais franceses instrutores foram substituídos pelos Alferes FAUSTINO DA SILVA LIMA e ANTENOR GONÇALVES MUSA, ambos do 4º Batalhão, nas disciplinas de esgrima, ginástica e jiu-jitsu.

Histoire de la savate, du chausson et de la boxe française, 1797-1978 : d ... Par Jean-François Loudcher
La boxe française moderne, discipline de combat de percussion pied-poing, est devenue un sport de compétition après bien des avatars. Ses origines remontent au début du XIXe siècle, période où le peuple parisien lui donne vie en l'appelant " savate " ou " chausson ". La pratique est alors essentiellement tournée vers l'auto-défense et ses représentants les plus fameux sont Michel dit Pisseux et L. Leboucher. Puis, elle évolue dans deux directions : d'une part, vers une forme saltimbanque avec, notamment, l'influence de L. Vigneron et de Rambaud, et d'autre part, vers une pratique gymnastique avec les frères Lecour. Se surajoute, dans les années 1870, le modèle de Joinville avec la célèbre leçon sur les quatre faces : il étend principalement son influence sur l'Ecole et l'Armée.

No hay comentarios: