sábado, 22 de noviembre de 2008

Entre Brasil ,China y Macao

CORONEL JOÃO RODRIGUES DE OLIVEIRA CHINA
Em meados do século XIX fixou residência na freguezia de Caçapava (nova) um modesto casal vindo da Vila de Pindamonhangaba, José Rodrigues de Oliveira Silva, que diziam ser chinês, e sua mulher Ana Joaquina de Oliveira. Esse casal, além de duas filhas, teve os filhos João Rodrigues de Oliveira e Silva e Antônio Rodrigues de Oliveira Silva, filhos esses que passamos a enumerar mencionando as gerações conhecidas.
F 1. João Rodrigues de Oliveira e Silva, que ulteriormente passou a se chamar Coronel João Rodrigues de Oliveira China. Foi um homem de grande inteligência e um lutador denodado. Militou no Partido Liberal, foi abolicionista extremado e exerceu a advocacia em Caçapava e nos foros visinhos durante cerca de 30 anos. Mudando-se para a comarca de Avaré, ali advogou ainda mais cerca de 20 anos. Tendo nascido cerca de 1840, ainda era vivo em 1919. Foi casado com Emília Inocência Pereira da Silva e teve diversos filhos:
N 1. Benedito de Oliveira China, farmacêutico que foi assassinado na localidade denominada Santo Antônio da Boa Vista (hoje Itaí),
N 2. João Benedito da Conceição China, professor que em 1901 residia em Avaré, onde mantinha a sua escola primária à rua Pernambuco.
N 3. José China, grande conhecedor de línguas orientais, progenitor de:
Bn 1. Nelson Tabajara de Oliveira China, que era até há pouco tempo cônsul do Brasil em Changai, tendo contraído casamento com uma jovem portuguesa de Macau.
http://www.genealogiafreire.com.br/livro_centenario_de_cacapava.htm#_Francisco_Moreira_de_Castilho

2 comentarios:

Mara Protta dijo...

João Rodrigues de Oliveira China era meu antepassado e nasceu a 24 de julho de 1941. Tenho uma foto original datada de 31 de maio de 1924, com dedicatória de próprio punho. Ele era bisavô ou tataravô da mina mãe.

Mara Protta dijo...

Corrigindo,ele nasceu em 24 de julho de 1841.