martes, 30 de junio de 2009

DR. JOSÉ "CISNANDO" LIMA, A PEDRA FUNDAMENTAL DA REGIONAL



DR. JOSÉ "CISNANDO" LIMA, A PEDRA FUNDAMENTAL DA REGIONAL



05-Mar-2005
DR. JOSÉ "CISNANDO" LIMA
Tudo começou com ele!
Cisnando trazia no coração um sonho...aprender capoeira enquanto estudava medicina em Salvador...Cisnando trazia no bolso uma senha... o acesso ao Palácio e ao Interventor da Bahia, o Ten.Juracy Magalhães...Cisnando encontrou Bimba no Curuzú - bairro da Liberdade...Bimba ensinou o jogo de capoeira a Cisnando...Cisnando ensinou a Bimba a nomenclatura acadêmica e a pedagogia da capoeira...Bimba aprovou a sistematização do ensino da capoeira...Cisnando sugeriu a Bimba a criação da Luta Regional Baiana...um passo adiante do jogo da capoeira...no rumo da defesa pessoal...Cisnando levou Bimba ao Palácio...para mostrar a luta regional baiana ao Ten. Juracy Magalhães...Juracy facilitou o ensino da capoeira sob o rótulo de luta regional...autorizou o funcionamento do "Clube de União em Apuros"...na Roça do Lobo...a primeira academia de capoeira do mundo!Juracy conduziu Cisnando e Bimba ao Presidente Getúlio Vargas...Getúlio acreditou na Luta Regional Brasileira como esporte e cultura...Getúlio abriu as portas do mundo para Bimba...Bimba abriu os olhos do mundo...para as manifestações culturais áfrico-brasileiras!
DADOS BIOGRÁFICOS
gentileza de seu filho Hildebrando "Kimura"
José Cisnando Lima nasceu em 9 de Outubro de 1914, no Sítio Santa Rosa, Crato/CE.Ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia em 1932 , formando-se em 1937.Iniciou suas atividades profissionais em Sta. Bárbara/Ba.Regressou à sua terra natal, em 1943, clinicando em varias cidades do sul do estado até 1950, quando retornou a Sta. Bárbara/BA.Sonhador, empreendedor, apaixonado pela agricultura, trouxe colonos japoneses para incrementar as técnicas agrícolas em sua propriedade e foi pioneiro na irrigação das suas culturas, o que o conduziu à presidência do Sindicato Rural de Feira de Santana/BA.Eleito vereador em Feira de Santana, foi líder do partido situacionista neste município.Nomeado médico da Secretaria de Agricultura, foi requisitado paras a função de legista da Secretaria de Segurança Pública.Exerceu os cargos de Supervisor Estadual da Merenda Escolar e representante federal da Campanha Nacional para a Merenda Escolar.Eleito Presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, assumiu a Prefeitura local durante 4 meses por motivo de saúde do prefeito em exercício. Dois anos depois dedicou-se inteiramente à psiquiatria, fundando duas clínicas particulares para doentes mentais.Ensinou biologia no Colégio Santanópolis, no Instituto Guimarães e no Educandário da Casa São José.Aprendeu Jiu-jitsu com Takeo Yano antes de chegar a Salvador.Com Takamatsu, 5o dan da Shotokan e 2o da Kodokan, praticou e estudou o karatê. Um dos seus colonos japoneses o iniciou em Kendô e Bojitsu.A sua equipe de japoneses, oriunda da TakuDai, incluía Saito Masahiro, 2o dan pela Kodokan e 1o dan pela Shotokan, que ensinou Judô e Karatê no Spartan Gym de Dr. Geraldo Blandy Motta e no Gremio da Escola de Politécnica, com o qual também pratiquei as duas artes marciais.
Actualizado em ( 05-Mar-2005 )

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO BENEDITO CARLOS LIBÓRIO CAIRES ARAÚJO
A CAPOEIRA NA SOCIEDADE DO CAPITAL: A DOCÊNCIA COMO MERCADORIA-CHAVE NA TRANSFORMAÇÃO DA CAPOEIRA NO SÉCULO XX.
FLORIANÓPOLIS
2008

...................Documentos dessa época indicam José Cisnando Lima como o responsável pela formação da primeira turma de capoeira, composta por estudantes de medicina, que era mentor intelectual para Mestre Bimba, auxiliando-o no processo de sistematização do método de ensino. Um aspecto curioso dessa turma é a origem dos seus membros que, como Cisnando, eram quase todos cearenses. Naquela época, a Faculdade de Medicina da Bahia (primeira do Brasil) era referência nacional em ensino superior, e nela estudavam os filhos da elite do Nordeste do Brasil.
Atribui-se a José Cisnando Lima uma importância superior na criação da Regional.
Vejamos como Decanio Filho (1996-A) o descreve: Tudo começou com ele! [...] Cisnando encontrou Bimba no Curuzu – bairro da Liberdade... Bimba ensinou o jogo de capoeira a Cisnando... Cisnando ensinou a Bimba a nomenclatura acadêmica e a pedagogia da capoeira... Bimba aprovou a sistematização do ensino da capoeira... Cisnando sugeriu a Bimba a criação da Luta Regional Baiana [...] um passo adiante do jogo da capoeira... no rumo da defesa pessoal... Cisnando levou Bimba ao Palácio... para mostrar a luta regional baiana ao Ten. Juracy Magalhães... Juracy facilitou o ensino da capoeira sob o rótulo de luta regional... autorizou o
funcionamento do ’Clube de União em Apuros‘... na Roça do Lobo... a primeira academia de capoeira do mundo! Juracy conduziu Cisnando e Bimba ao Presidente Getúlio Vargas... Getúlio acreditou na Luta Regional Brasileira como esporte e cultura... (idem, p. 118) As referências consultadas sobre a história da capoeira coincidem em relação à importância desse encontro. Acreditamos que essa passagem histórica representa a crisálida da expansão da capoeira quatro decênios após a década de 30 do século passado. Ademais, ela corresponde ao dado histórico sobre o assunto mais documentado até os dias atuais. Note-se a interpretação dada ao encontro pelo aluno mais velho do mestre Bimba, ainda vivo, Ângelo Decânio Filho: “Cisnando trazia no bolso uma senha... [sic] o acesso ao Palácio e ao Interventor da Bahia, o Ten. Juracy Magalhães” (DECÂNIO FILHO, 1996-A). O depoimento de Decânio Filho reflete a importância desse acontecimento para a permissão oficial da prática da Luta Regional Baiana (1932), contrariando a regra nacional referente ao registro oficial do Centro de Cultura Física Regional38 (1937).

No hay comentarios: