A busca por estabelecer uma associação entre o degredo e uma função social útil ao projeto colonizador parece estar constantemente presente nas preocupações da Coroa portuguesa para a administração de seu império, como podemos ver na seguinte ordem régia dirigida ao ouvidor de Pernambuco, em 1715:
“Faço saber a vos (...) que passandosse ordem em 26 de dezembro de 1710 a vosso antecessor, para que aquelles criminozos que estivessem em pena de degredo, e por crimes tais que merecessem o desterro de Angolla, os fizesse remeter para aquele Reyno, e ainda alguns vadios que conhecesse podião servir de grande perturbação nessa Republica, e de escandalo aos povos (...),me propos em carta (...) do anno passado, e duvida que se lhe oferecia sobre a execução da dita ordem se havia executar nos criminozos que estivessem na dita pena sem esperar a sentença da Rellação da Bahia para onde havia apellar (...), nem em outro cazo dos vadios em que não devia haver appellação nem aggravo por serem sumarios. E pareceo dizervos que a Refferida ordem que se passou a vosso antecessor para serem mandados os vadios para angolla foi somente por aquella ocasião e se não deve extender para o mais tempo e assim neste particular deveis guardar a ordenação e o vosso regimento não os a respeito dos vadios, mas tambem dos mais criminozos (...).”232
Essa ordem faz parte de uma correspondência administrativa entre a Coroa e seus representantes no império que apresenta, em diferentes momentos, uma vontade política de
retirar os vadios do convívio social, aqui especificamente Pernambuco.(PAG 131).
http://www1.capes.gov.br/teses/pt/2003_dout_ufpe_kalina_vanderlei_paiva_da_silva.pdf
Aclaraciones:(Sergio Vieira).
---------A palavra vadio acabou gerando vadiagem que por algum motivo se relacionou com vagabundo ou vagabundagem, que significa alguém que anda vagando sem fazer nada, sem trabalhar. Ocorre que os escravos (vadios) faziam suas algazarras em momentos de ócio. E a isto diziam que os vadios eram vagabundos.
---------Cuidado com a palavra "vadiação". Trata-se de um erro linguistico.Os portugueses da região do Porto, norte de Portugal, trocam o V pelo B - exemplo: vidro = bidro; bacalhau = vacalhau. Pois bem. Este portugues denominavam os negros habitantes das ilhas da África como "badios", mas pronunciavam "vadios". No Brasil passaram a apelidar todos os negros como badios, ou seja, como "vadios" e todas as suas práticas nas folgas, como badiagem, ou seja, "vadiagem". Agora... o significado de badios, eu não sei o motivo, mas creio que é uma palavra chave.
No hay comentarios:
Publicar un comentario