tag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.comments2023-08-19T14:52:08.844+02:00Sala de Pesquisa Internacional AEChttp://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comBlogger27125tag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-31722481160511613812023-06-05T11:16:27.880+02:002023-06-05T11:16:27.880+02:00Click here
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The slot machine is the favo...Casino Games - Mapyro<br />The slot machine is the favorite to play and it's <a href="https://www.mapyro.com/%ec%b2%9c%ec%95%88%ec%b6%9c%ec%9e%a5%ec%83%b5.html/" rel="nofollow">천안 출장마사지</a> usually played in many casinos <a href="https://www.mapyro.com/%ec%b2%ad%ec%a3%bc%ec%97%90-%eb%8c%80%ed%95%9c-%ec%9a%b0%ec%88%98%ed%95%9c%ec%b6%9c%ec%9e%a5%eb%a7%88%ec%82%ac%ec%a7%80%eb%a6%ac%eb%b7%b0.html/" rel="nofollow">청주 출장안마</a> all around the world. The <a href="https://www.mapyro.com/%ec%84%9c%ea%b7%80%ed%8f%ac%ec%b5%9c%ea%b3%a0%ec%9d%98%ec%b6%9c%ec%9e%a5%eb%a7%88%ec%82%ac%ec%a7%80%eb%b0%9b%ec%95%84%eb%b3%b4%ec%84%b8%ec%9a%94.html/" rel="nofollow">서귀포 출장안마</a> name is given to the game <a href="https://drmcd.com/%ec%9b%90%ec%a3%bc%ec%b5%9c%ec%83%81%ec%9d%98-%ea%b4%80%eb%a6%ac%ec%b6%9c%ec%9e%a5%ec%83%b5.html/" rel="nofollow">원주 출장마사지</a> by a player in order <a href="https://www.mapyro.com/%ed%95%98%eb%82%a8%ec%b6%9c%ec%9e%a5%ec%83%b5%ec%9d%b8%ea%b8%b0-%ec%88%9c%ec%9c%84.html/" rel="nofollow">하남 출장샵</a> toeadwinnzakshttps://www.blogger.com/profile/12500232361261404764noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-70151019394204597222020-03-09T01:59:19.361+01:002020-03-09T01:59:19.361+01:00Corrigindo,ele nasceu em 24 de julho de 1841.Corrigindo,ele nasceu em 24 de julho de 1841.Mara Prottahttps://www.blogger.com/profile/06201206132253191067noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-16022773350906368712020-03-09T01:56:25.935+01:002020-03-09T01:56:25.935+01:00João Rodrigues de Oliveira China era meu antepassa...João Rodrigues de Oliveira China era meu antepassado e nasceu a 24 de julho de 1941. Tenho uma foto original datada de 31 de maio de 1924, com dedicatória de próprio punho. Ele era bisavô ou tataravô da mina mãe.Mara Prottahttps://www.blogger.com/profile/06201206132253191067noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-58998676821059833652015-10-10T12:54:50.190+02:002015-10-10T12:54:50.190+02:00Entre os comparsas de Gonçalo havia um que, além d...Entre os comparsas de Gonçalo havia um que, além de ser seu particular amigo, era o único que ousava <br />rivalizar com ele em força e destreza. Era um rapaz por nome Reinaldo, robusto e bem-feito, e geralmente estimado <br />por sua franqueza e lealdade, e que ainda não se tinha deixado inteiramente eivar do espírito de desordem e <br />devassidão dos seus companheiros. Nos exercícios de luta, esgrima e outros era o que dava mais trabalho a Gonçalo, <br />e por vezes acontecia ficar indecisa a vitória. Como era ainda muito moço tinha esperança de uma dia igualar, senão <br />exceder a seu amigo em vigor e agilidade. <br />BLOG de Capoeirahttps://www.blogger.com/profile/01126920027290912370noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-70615747621790699052015-09-01T21:10:08.529+02:002015-09-01T21:10:08.529+02:00journal socorabano Cruzeiro do Sul, par exemple, s...journal socorabano Cruzeiro do Sul, par exemple, se fait l'écho de la prétention de fonder une académie dans ces moules en 1920 à Rio de Janeiro. Voici l'article :<br /><br />Um desporte nacional<br />O dr. Raul Pederneiras e o professor Mario Aleixo pretendem fundar no Rio uma escola para o ensino de um desporto genuinamente brasileiro: a capoeiragem.<br />Diz a "Folha" do Rio, ser a capoeiragem um desporto excellente. Quando bem executado e abolidos os golpes mortaes, é um meio utilissimo de defesa.<br />Há ainda na Capital Federal conhecedores emeritos da capoeiragem, mas poucos, relativamente aos que havia antes do regimen republicano.<br />Um japonez, jogador afamado do "jiú jutsú" foi vencido há tempos pelo capoeira carioca Cyriaco.<br />Raul Pederneiras pensa em reviver esse desporto, auxiliado pelo professor Mario Aleixo, que já ensinou "jiú-jutsú" e capoeiragem à polícia civil do Rio.<br />Os francezes chamam aquelle desporto de "savate": os pés, as mãos, a cabeça, tudo o capoeira emprega quando se defende.<br />A "Folha" cita um marujo brasileiro, um tal "Boi", que num porto francez resistiu a uma escolta numerosa, só se utilizando da cabeça e dos pés.BLOG de Capoeirahttps://www.blogger.com/profile/01126920027290912370noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-48449267100192589372015-08-04T23:18:04.913+02:002015-08-04T23:18:04.913+02:00jose floriano peixoto, boxeador
born 1885-08-05
de...jose floriano peixoto, boxeador<br />born 1885-08-05<br />debut 1915-02-01 / age 29<br />division light heavyweight<br />residence <br />birth place <br />Maceio, Alagoas, BrazilBLOG de Capoeirahttps://www.blogger.com/profile/01126920027290912370noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-52605720905575057282013-02-01T21:48:32.870+01:002013-02-01T21:48:32.870+01:001758- GOIAZ- Gonçalo valentao chefe de malta
(pag ...1758- GOIAZ- Gonçalo valentao chefe de malta<br />(pag 23-24),CAPITULO I, O VALENTÃO<br /><br />Na cidade de Goiáz, antigamente Villa-Boa, existia, há mais de um século, um moço que por suas turbulências e espirito de valentia tinha adquirido a mais estrondosa nomeada por todas aquelas paragens.<br />Era filho de pais abastados e de boa família; porém educado à larga, abandonado desde a infancia a si mesmo, sempre em meio de más companhias, dotado além de tudo de indole inquieta e fogosa, este rapaz, que poderia ser um homem de bem e útil à sociedade, se uma educação regular tivesse dado salutar direção aos instintos de sua natureza, foi-se tornando um valentão famoso, talhado a molde para as galés ou para o patíbulo. Gonçalo, que assim se chamava, aplicou-se com ardor desde criança ao manejo de armas de toda a qualidade, a domar animais bravos, a caçar, a nadar, enfim a toda sorte de exercícios do corpo os mais rudes e perigosos. E, com efeito, neste ponto sua educação foi completa; aos vinte anos de idade não havia em toda a capitania quem com mais destreza esgrimasse uma chavasca, quem tivesse olho mais certeiro para uma pontaria, quem melhor se segurasse nos. arreios, aguentando os corcovos do burro o mais chucro, e quanto ao nadar, só poderia competir cem ele a lontra, ou a capivara. Era também agilissimo no jogo da faca; com os pés atados bem juntos e com uma faca em punho desafiava a qualquer, e com tal destreza se defendia qiie nem assim o podiam tocar. ……………………………Mas em vez de pôr ao serviço da pátria e da liberdade sua grande força e valentia, como aquele herói, Gonçalo, áspero e turbulento por natureza e por mania, atirou-se em corpo e alma na carreira da devassidão e tornou-se um completo vadio, um famoso desordeiro.<br />(pag 27)……………..Zombava da justiça, que naquele tempo e naquelas paragens parece que nenhuma força tinha. Gonçalo muitas vezes dispersou e espancou as milicias encarregadas de prendê-lo por ocasião de alguma das suas falcatruas. Ele as espalhava a pontapés, como quem arreda com a ponta do pé um tropeço que encontra em seu caminho.<br />Demais, Gonçalo tinha por si grande número de parceiros, vadios e bandidos como ele, que o temiam e respeitavam, e com os quais contava em ocasião de aperto. Era uma malta de rapazes ociosos e devassos, da qual êle por sua superioridade em forças e destreza e por sua riqueza e generosidade era o cHefe natural. Pofito que temido como uma onça e respeitado entre seus camaradas pela sua valentia, Gonzalo não deixava de ser estimado e em qualquer folguedo a sua presença era indispensável, pois era o companheiro mais alegre e folgazão que se conhecia. Ninguém com mais primor sabia pontear uma viola, cantar modinhas e lundus ou sapatear com mais desgarro e desenvoltura em uma sala de batuque.<br />fuente: Ermitão do Muquem (1858), Author: Guimarães, Bernardo, 1825-1884, Publisher: Rio de Janeiro : Editora panamericana, Language: PortugueseAEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-39234738595981167972013-01-31T02:42:30.439+01:002013-01-31T02:42:30.439+01:00O Morayng de Madagascar não parece Capoeira,
Morin...O Morayng de Madagascar não parece Capoeira,<br />Moringue de Reunião é identico, mas não é autentico, ele foi recriado por um praticante de Savate em 96, além disso mestres de Capoeira estiveram em Reunião na década de 80. Os estilos preservados nas ilhas próximas não parecem Capoeira, lembram Danbe!<br />A teoria de origem malaia não se sustenta, assim como não se sustenta a teoria da Capoeira ser 100% brasileira (http://www.rabodearraia.com/capoeira/blog/post/view/identifier/A-CAPOEIRA-DESDE-O-DESCOBRIMENTO-DO-BRASIL-A-ORIGEM-DA-CAPOEIRA/)!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-46291685106776066332013-01-26T22:10:45.615+01:002013-01-26T22:10:45.615+01:001697- 1696, março, 14, Pernambuco
CARTA do [govern...1697- 1696, março, 14, Pernambuco<br />CARTA do [governador da capitania de Pernambuco], Caetano de Melo de Castro, ao rei [D. Pedro II], sobre a morte e decapitação do negro Zumbi.<br />Anexo: 1 doc.Obs.: m. est.<br />AHU_CU_015, Cx. 17, D. 1697.AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-72237309031924848302013-01-26T21:52:43.008+01:002013-01-26T21:52:43.008+01:001682, fevereiro, 28, Lisboa
CONSULTA do Conselho U...1682, fevereiro, 28, Lisboa<br />CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente D. Pedro, sobre o<br />requerimento do médico João de Quintanilha, em que pede pagamento pelos serviços prestados na assistência aos negros dos Palmares.<br />AHU_CU_015, Cx. 12, D. 1220AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-16559333108087897032013-01-26T21:51:33.936+01:002013-01-26T21:51:33.936+01:001209- 1681, dezembro, 2, Lisboa
CONSULTA do Consel...1209- 1681, dezembro, 2, Lisboa<br />CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente D. Pedro, sobre o<br />requerimento do comissário do Conselho Ultramarino, Roque Garcia, em que pede ajuda de custo pelo tempo e trabalho que ele e sua família tiveram em assistir aos 20 negros vindos de Palmares à Corte.<br />AHU_CU_015, Cx. 12, D. 1209.AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-39004376143229935402013-01-26T21:50:17.248+01:002013-01-26T21:50:17.248+01:001144- 1679, agosto, 8, Recife
CARTA do governador ...1144- 1679, agosto, 8, Recife<br />CARTA do governador da capitania de Pernambuco, Aires de Sousa de Castro, ao príncipe regente [D. Pedro], sobre os negros dos Palmares que resolveram prestar obediência à Coroa e receberam terras de sesmarias.<br />AHU_CU_015, Cx. 12, D. 1144.AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-57956502132550108302013-01-26T21:44:11.449+01:002013-01-26T21:44:11.449+01:00CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFEREN...CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFERENTES À CAPITANIA DE PERNAMBUCO <br />EXISTENTES NO ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO<br />AHU_CU_015<br />PÁG. - 178 / 3206<br />1103- 1678, fevereiro, 4, Pernambuco<br />CARTA do [governador da capitania de Pernambuco], D. Pedro de Almeida, ao príncipe regente [D. Pedro], sobre os ataques feitos contra Palmares pelo capitão <br />Fernão Carrilho, e da morte do rei dos levantados Ganga Zumba, bem como de suas mulheres, cativas, filhos e netos.<br />AHU_CU_015, Cx. 11, D. 1103.AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-86884306176454050232011-09-20T22:38:52.262+02:002011-09-20T22:38:52.262+02:00Nota de Sergio Vieira:
FICA - Prof. Sergio Vieira...Nota de Sergio Vieira:<br /><br />FICA - Prof. Sergio Vieira : O Batuque é uma feito por meio de uma roda, semelhante à da Capoeira. Ao redor ficam as pessoas de pé, cantando, cada um com um instrumento musical, em geral o pandeiro. De repente uma pessoa sai da formação e entra no circulo e escolhe uma outra, se posicionando na frente da mesma (ainda cantando e tocando) e tenta desequilibrá-la com um movimento de pernas. Em algumas situações pode haver uma ginga para enganar o outro. Após isto, quem foi chamado, dirige-se a outro da roda e o processo se continua deste mesmo modo.Observações.:<br /><br />1- É muito praticada por idosos;<br /><br />2- Na Capoeira Regional todos ficavam de pé;<br /><br />3- Há uma forte influência do Batuque na Capoeira, em função de suas cantigas;<br /><br />4- Há uma forte tendência a se acreditar que a ginga da Capoeira tenha surgido no Batuque, mas isto é algo que precisa ser investigado com cautela.AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-70241428532475414752011-09-20T22:28:04.123+02:002011-09-20T22:28:04.123+02:00Nota de Sergio Vieira:
FICA - Prof. Sergio Vieira ...Nota de Sergio Vieira:<br />FICA - Prof. Sergio Vieira : O Batuque é uma feito por meio de uma roda, semelhante à da Capoeira. Ao redor ficam as pessoas de pé, cantando, cada um com um instrumento musical, em geral o pandeiro. De repente uma pessoa sai da formação e entra no circulo e escolhe uma outra, se posicionando na frente da mesma (ainda cantando e tocando) e tenta desequilibrá-la com um movimento de pernas. Em algumas situações pode haver uma ginga para enganar o outro. Após isto, quem foi chamado, dirige-se a outro da roda e o processo se continua deste mesmo modo.Observações.:<br />1- É muito praticada por idosos;<br />2- Na Capoeira Regional todos ficavam de pé;<br />3- Há uma forte influência do Batuque na Capoeira, em função de suas cantigas;<br />4- Há uma forte tendência a se acreditar que a ginga da Capoeira tenha surgido no Batuque, mas isto é algo que precisa ser investigado com cautela.AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-27122864641045544172011-09-13T16:37:29.276+02:002011-09-13T16:37:29.276+02:00Na abordagem romanceada da revolta, publicada...Na abordagem romanceada da revolta, publicada com título de Quatro <br />dias de rebelião, já no prefácio o escritor Joel Rufino dos Santos diz que a sua história “não foi completamente inventada . Manduca, Beiço de Prata, Lindinho , Galeguinho da Saúde – existiram de verdade” E desta forma ele descreve “comandante” Manduca, rapaz de 17 anos que trabalhava ajudando seu pai com magarefe em um açougue na Saúde: “não havia nada de especial em Manduca .Usava chapéu-palhinha de banda, como qualquer rapaz da Saúde” E nas descrições físicas arremata com mais detalhes: “ os lábios eram finos, os cabelos revoltos sobre a testa, o nariz muito afilado – Manduca lembrava um ratinho , temos de convir Parecia pronto a recolher migalhas em plena queda” ( SANTOS, 1980, op. cit., p 15)AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-9762309976379055702011-09-09T21:01:56.346+02:002011-09-09T21:01:56.346+02:00CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFEREN...CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFERENTES À CAPITANIA DO RIO DE JANEIRO<br />EXISTENTES NO ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO<br />10881- 1790, Outubro, 2, Queluz<br />DECRETO da rainha D. Maria I, concedendo ao capitão José Botelho de<br />Lacerda, ao tenente Miguel Nunes Vidigal e ao alferes Joaquim José Ferreira,<br />todos da Companhia do Esquadrão da guarda do vice-rei do Estado do Brasil,<br />as nomeações seguintes: ao primeiro o posto de sargento-mor, ao segundo o de<br />capitão e ao terceiro o de tenente, com exercício na mesma Companhia.<br />AHU-Rio de Janeiro, cx. 146, doc. 25.<br />AHU_CU_017, Cx. 138, D. 10881.AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-11937379011967634562011-06-09T21:01:45.372+02:002011-06-09T21:01:45.372+02:00« Con un teatro lleno, como pocas veces se ha vist...« Con un teatro lleno, como pocas veces se ha visto en la sala de San Martín, tuvieron la fortuna de iniciarse los asaltos en que ha de intervenir el campeón francés Merignac, quien, sin duda, guardará grato recuerdo de la afición demostrada por nuestro público á la esgrima, pero que también podrá dar fe de la<br />falta de educación de ese mismo público que ha parecido querer demostrar hasta qué punto es guarango, por poco que en ello se empeñe. — Las noches de batuque en los circos de las orillas resultan sermones de soledad ante lo ocurrido en el San Martín anoche.<br />Ya no de lamentable, sino sencillamente bochornoso para nuestra tan decantada cultura, debe tildarse la conducta de esa masa de hombres que se había aglomerado para lanzar epítetos groseros é insolencias de grueso calibre sobre cuantos tiradores se presentaron sobre la pedana. >> {Diario La Nación, de Bs.<br />Aires, de 7 de mayo de 1902.)AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-58785215852443987342011-06-09T20:58:55.861+02:002011-06-09T20:58:55.861+02:00Este comentario ha sido eliminado por el autor.AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-19632990951730893822010-11-24T13:07:35.092+01:002010-11-24T13:07:35.092+01:00O CAMINHO DAS ÍNDIAS TAMBÉM PASSA PELA ÁFRICA Dest...O CAMINHO DAS ÍNDIAS TAMBÉM PASSA PELA ÁFRICA Deste janeiro até talvez o próximo, milhões de lares brasileiros serão bombardeados com informações sobre a Índia. E isto por conta da superprodução que a Rede Globo de Televisão está estreando, a telenovela “O Caminho das Índias”. O que talvez não seja mostrado é a milenar presença africana nesse país realmente fascinante, primeiro ponto de parada dos migrantes que, há cerca de 50 mil anos deixaram o continente de origem da Humanidade, para povoar o mundo e, através de suas descendências, dar aos humanos a diversidade de aparências físicas que hoje ostentam. No século V a.C, Heródoto, o célebre historiador grego, já afirmava a existência de duas grandes “nações etíopes”, uma na África, outra em Sind, região correspondente aos atuais territórios da Índia e do Paquistão. Essa informação é corroborada no célebre relato do viajante veneziano Marco Polo (1254-1323), no qual lemos que os indianos de determinada região representavam suas divindades como negras e os demônios com uma alvura de neve, afirmando que seus deuses e santos eram pretos. Mais, ainda, em O Livro das Maravilhas, atribuído ao lendário viajante (Porto Alegre, L&PM, 2006, pág.236), lê-se que os habitantes do “reino de Coilum”, atual cidade de Quilon, na província de Querala, eram “todos de raça negra”. Esses negros indianos teriam ido da África, levados como escravos, primeiro por mercadores árabes e depois por navegadores portugueses, perfazendo uma rota litorânea que passaria pelos atuais Iêmen, Omã, Irã e Paquistão. Cativos, eles desempenhavam várias tarefas, com maior destaque para aquelas relativas às de soldados nos exércitos dos chefes muçulmanos, a partir do século XIII. Por volta de 1459, o rei muçulmano de Bengala mantinha um exército de 8 mil escravos africanos. Em 1500 os portugueses anexaram os territórios indianos de Goa, Damão e Diu e transformaram drasticamente a escravidão na Índia: restringiram o desempenho de seus escravos a tarefas menores em seus negócios, casas e fazendas; e as mulheres escravas passaram a ser mais utilizadas como concubinas ou prostitutas. Com os ingleses, a maioria foi repatriada para a África e seus descendentes foram deixados em bolsões obscuros ao longo da costa ocidental, em particular nas regiões central e sul. Na Índia atual, além dos povos afro-indianos que lá chegaram mais recentemente, os drávidas constituem uma das provas dessa presença. Localizados no Sul do país, e contando cerca de 100 milhões de indivíduos, os drávidas têm pele bem escura e feições negróides, além de costumes, língua e herança cultural que evidenciam laços com as civilizações egípcia, cuxita e etíope. Construtores de importantes complexos urbanos como os de Harappa e Mohenjo-Daro, mais tarde foram reduzidos à condição de escravos e colocados no mais baixo patamar do sistema de castas instituído pelos arianos. Até 1951, o nizam (soberano) de Haiderabad manteve um corpo de guardas denominado “cavalaria africana”. E nessa região, a zona de Siddi Risala conserva, na música, na dança e no uso de palavras da língua suaíle, fortes traços culturais africanos. Ademais, pesquisas recentes descobriram a existência de comunidades afro-indianas em Karnakata, Gujarat e Anhara Pradesh, e seus membros se autodenominam “africanos” (conforme The African diaspora in India, 1989). Nas fotos que ilustram este texto (http:www.kamat.com/kalranga/people/siddi/htm), os visitantes do Lote vêem indianos do grupo Siddi, os quais certamente não terão a oportunidade de figurar na suntuosa telenovela da Rede Globo. Nem mesmo no “núcleo dos pobres”.<br />FUENTE: http://www.neilopes.blogger.com.br/2009_01_01_archive.htmlAEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-9638836862516889292010-11-24T13:07:28.657+01:002010-11-24T13:07:28.657+01:00O CAMINHO DAS ÍNDIAS TAMBÉM PASSA PELA ÁFRICA Dest...O CAMINHO DAS ÍNDIAS TAMBÉM PASSA PELA ÁFRICA Deste janeiro até talvez o próximo, milhões de lares brasileiros serão bombardeados com informações sobre a Índia. E isto por conta da superprodução que a Rede Globo de Televisão está estreando, a telenovela “O Caminho das Índias”. O que talvez não seja mostrado é a milenar presença africana nesse país realmente fascinante, primeiro ponto de parada dos migrantes que, há cerca de 50 mil anos deixaram o continente de origem da Humanidade, para povoar o mundo e, através de suas descendências, dar aos humanos a diversidade de aparências físicas que hoje ostentam. No século V a.C, Heródoto, o célebre historiador grego, já afirmava a existência de duas grandes “nações etíopes”, uma na África, outra em Sind, região correspondente aos atuais territórios da Índia e do Paquistão. Essa informação é corroborada no célebre relato do viajante veneziano Marco Polo (1254-1323), no qual lemos que os indianos de determinada região representavam suas divindades como negras e os demônios com uma alvura de neve, afirmando que seus deuses e santos eram pretos. Mais, ainda, em O Livro das Maravilhas, atribuído ao lendário viajante (Porto Alegre, L&PM, 2006, pág.236), lê-se que os habitantes do “reino de Coilum”, atual cidade de Quilon, na província de Querala, eram “todos de raça negra”. Esses negros indianos teriam ido da África, levados como escravos, primeiro por mercadores árabes e depois por navegadores portugueses, perfazendo uma rota litorânea que passaria pelos atuais Iêmen, Omã, Irã e Paquistão. Cativos, eles desempenhavam várias tarefas, com maior destaque para aquelas relativas às de soldados nos exércitos dos chefes muçulmanos, a partir do século XIII. Por volta de 1459, o rei muçulmano de Bengala mantinha um exército de 8 mil escravos africanos. Em 1500 os portugueses anexaram os territórios indianos de Goa, Damão e Diu e transformaram drasticamente a escravidão na Índia: restringiram o desempenho de seus escravos a tarefas menores em seus negócios, casas e fazendas; e as mulheres escravas passaram a ser mais utilizadas como concubinas ou prostitutas. Com os ingleses, a maioria foi repatriada para a África e seus descendentes foram deixados em bolsões obscuros ao longo da costa ocidental, em particular nas regiões central e sul. Na Índia atual, além dos povos afro-indianos que lá chegaram mais recentemente, os drávidas constituem uma das provas dessa presença. Localizados no Sul do país, e contando cerca de 100 milhões de indivíduos, os drávidas têm pele bem escura e feições negróides, além de costumes, língua e herança cultural que evidenciam laços com as civilizações egípcia, cuxita e etíope. Construtores de importantes complexos urbanos como os de Harappa e Mohenjo-Daro, mais tarde foram reduzidos à condição de escravos e colocados no mais baixo patamar do sistema de castas instituído pelos arianos. Até 1951, o nizam (soberano) de Haiderabad manteve um corpo de guardas denominado “cavalaria africana”. E nessa região, a zona de Siddi Risala conserva, na música, na dança e no uso de palavras da língua suaíle, fortes traços culturais africanos. Ademais, pesquisas recentes descobriram a existência de comunidades afro-indianas em Karnakata, Gujarat e Anhara Pradesh, e seus membros se autodenominam “africanos” (conforme The African diaspora in India, 1989). Nas fotos que ilustram este texto (http:www.kamat.com/kalranga/people/siddi/htm), os visitantes do Lote vêem indianos do grupo Siddi, os quais certamente não terão a oportunidade de figurar na suntuosa telenovela da Rede Globo. Nem mesmo no “núcleo dos pobres”.<br />FUENTE: http://www.neilopes.blogger.com.br/2009_01_01_archive.htmlAEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-37848173492216607332009-03-21T19:47:00.000+01:002009-03-21T19:47:00.000+01:00Fui aluno do Latorre no Franco. Ele não era um bom...Fui aluno do Latorre no Franco. Ele não era um bom professor de Educação Física. Não dava aula. Mandava os alunos fazerem barra. Quem conseguia, ia jogar futebol, quem não conseguia, ia embora e não fazia mais nada. Isso é aula?Claudiohttps://www.blogger.com/profile/13473326967641214548noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-34699465234726970842009-03-19T20:41:00.000+01:002009-03-19T20:41:00.000+01:00UMA HISTÓRIA DE CANTARES DE SION NA TERRA DOS BRAS...UMA HISTÓRIA DE CANTARES DE SION NA TERRA DOS BRASIS: <BR/>A MÚSICA NA ATUAÇÃO DOS JESUÍTAS NA AMÉRICA PORTUGUESA (1549-1759). <BR/>Sergio, nesta texe que consultou os acervos de Brasil e de fora nao tem neuma referencia ao Berimbau da Capoeira mais sim ao Birimbau o Girnalda europeo.<BR/>Javier Rubiera capoeira.fica@gmail.comAEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8337644461724586433.post-22000170379644628212009-03-19T17:41:00.000+01:002009-03-19T17:41:00.000+01:00deFICA - Prof. Sergio Vieira capoeira.fica@gmail.c...deFICA - Prof. Sergio Vieira capoeira.fica@gmail.com<BR/><BR/>fecha19 de marzo de 2009 15:17<BR/>asuntoRe: Capoeira de rua<BR/>enviado porgmail.com<BR/><BR/>ocultar detalles 15:17 (2 horas antes) Responder<BR/><BR/><BR/>Olá Javier<BR/> <BR/>Bom dia.<BR/> <BR/>Esta expressão "capoeira de rua" tem dois sentidos. <BR/>1- Histórico - define o processo histórico de ocupação dos espaços públicos pelos praticantes de capoeira, como uma forma de resistência política e cultural.<BR/>2- Contemporâneo - define um procedimento pelo qual as atuais gerações de capoeiristas exercem suas liberdades por meio da prática da Capoeira de modo anárquico, isto é, sem a formalidade de regras desportivas ou de um grupo.<BR/>Obs.: Nos dois sentidos Capoeira ocupou e ainda ocupa espaços por meio da violência, resultando muitas vezes em repressões policiais ou até mesmo a proibição desta prática, como se dá, vez por outra, na Praça da República, em São Paulo ou, como como ocorre em alguns países da Europa, a proibição de brasileiros em participarem das Rodas de Capoeira.AEChttps://www.blogger.com/profile/18235392276131747739noreply@blogger.com