sábado, 29 de agosto de 2009

A população de Santos no passado

A população de Santos no passado
.........................................Mas, no Arquivo da nossa Municipalidade, encontramos um precioso documento dessa época, que não podemos deixar de citar nestas páginas. É o Recenseamento Geral do Município de Santos, no ano de 1872, um quadro sintético assinado pela Comissão Censitária, nomeada pelo Governo para levar a cabo aquela operação.
Este quadro, que é manuscrito e datado de 26 de setembro de 1872, é autenticado com as assinaturas autógrafas dos membros da referida Comissão, e que eram os srs. Antº. Ferrª. da Silva, Thiodoro de Meneses Forjás, Vigº. Scipião Ferreira Goulart Junqª., Ignacio Wallace da Gama Cochrane e José Antonio de Magalhães Castro Sobrinho. Tentamos reproduzir em fotogravura esse documento, que já está com os caracteres muito apagados e com o papel tracejado em vários pontos; mas o seu estado precário já não permitiu que se fizesse uma reprodução satisfatória.

Portugueses ..........
931
Africanos ..............
255
Alemães ...............
137
Franceses ............
75
Espanhóis .............
55
Norte-americanos ..
35
Ingleses ...............
31
Suíços .................
18
Italianos ..............
18
Suecos ................
4
Holandeses ...........
3
Austríacos ............
3
Chineses ..............
3

Dinamarqueses ......
2
Argentinos ............
2
Orientais ..............
2
Húngaro ...............
1
Belga ...................
1
Russo ..................
1
O número de casas habitadas (1.168) também não combina com o do mapa oficial (1.382). No cômputo da população, segundo os dados da Comissão Censitária Municipal, entravam 115 marinheiros mercantes e 134 hóspedes, sendo, pois, o total da população efetiva de 9.871 pessoas, ou sejam mais 750 pessoas. Convém notar que o mapa em questão contém um erro de soma na coluna dos hóspedes: deve ser 249 e não 149 a soma de indivíduos em trânsito.
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0296a03.htm

No hay comentarios: