martes, 18 de agosto de 2009

A expressão "batuque", repleta de significados, podia representar diversas expressões culturais


GRABADO:BATUQUE ,Johann Moritz Rugendas (Augsburg, 29 de março de 1808 — Weilheim, 29 de maio de 1858) foi um pintor alemão que viajou por todo Brasil durante 1822-1825 e pintou povos e costumes.
Date
1822-1825

NOTA DEL PESQUISADOR: Hablando de BATUQUE como lucha precticada por el padre de Bimba,nos preguntamos: Cual es la relación entre este BATUQUE y el Moringue Malgache ó Ringa (no el Moringue Reunionés ya aculturizado).
A CAPOEIRA NA HISTÓRIA LOCAL:
DA VELHA DESTERRO À FLORIANÓPOLIS DE NOSSOS DIAS
Mario Sergio Fregolão
Florianópolis, julho
2008


........Para tratar destes artigos, temos que considerar toda a pluralidade cultural imbricada na constituição destes elementos, que podem com o mesmo nome, conforme as regiões em que se apresentam significar manifestações culturais diferentes. Segundo Letícia Vidor de Souza Reis, baseada em Câmara Cascudo, mostra em O mundo de pernas para o ar 44, que o "batuque baiano" era uma modalidade de capoeira que irá influenciar muito Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, na elaboração da Capoeira Regional Baiana .

Maria Martinha do Bonfim, ou simplesmente Dona Martina, descendente de índios aparentemente tupinambás 55, esposada de Luiz Cândido Machado, ex-escravo de origem banto e campeão de batuque, fez aposta com a parteira, no dia que se sucede, era 23 de novembro de 1899, chegar ao mundo uma menina. A parteira ao assistir o evento, tendo a crianças nas mãos exclamou: Olha a bimbinha dele! Olha a bimbinha dele! Daí "Mestre Bimba" 56. Este já nasceu com dois nomes, o outro Manoel dos Reis Machado. De seu pai, herdou a força e o batuque, se tornou exímio. Ajudante de estivador e de porte físico avantajado .




3 O batuque, também chamado de pernada, é mesmo, essencialmente, uma divisão dos antigos africanos, com especialidade dos procedentes de Angola. Onde há capoeira, brinquedo e luta de Angola, há batuque, que parece uma forma subsidiária da capoeira. IN: CARNEIRO, Edison. Folguedos tradicionais. 2 ed. Rio de Janeiro: FUNARTE; 1982., 1982 (p. 109)




9 Para SOARES (1993), a capoeira das maltas cariocas se formou a partir de uma enorme profusão de agentes culturais de diferentes etnias africanas que dividiu entre cativos, livres e libertos; as nações na casa de detenção em 1863 entre angolas, benguelas, cabindas congos, luandas, minas, moçambiques e quilimanes; além de identificar as faixas etárias, as profissões dos capoeiras escravos, capoeiras livres por freguesias, por origem de outros países que não da África, como Portugal e brancos brasileiros. Acredito ser necessário considerar toda estas miscigenações, se for tratar da capoeira em outras regiões.



10 Na página 61 dos Códigos de Posturas da Câmara Municipal da cidade de Desterro, de 10 de maio de 1845 no artigo 38 há a proibição dos ajuntamentos de escravos ou libertos para formarem batuques, sob pena de castigos conforme a lei para os cativos e para os libertos multa ou cadeia. Segundo Liberac, para O código de posturas da cidade de Salvador (...) proibia "os batuques, danças e ajuntamentos em qualquer hora e lugar sob pena de prisão". A expressão "batuque", repleta de significados, podia representar diversas expressões culturais. (PIRES, 2004. p 38.) A afirmação repleta de significados traz um significado especial quando se tratar do batuque baiano na formação de Mestre Bimba, da qual seu pai era campeão na modalidade (REIS, 1997. p 129.), porque implicava num jogo agressivo de pernas contra as pernas do oponente, já como uma forma característica de luta acompanhada por cânticos e instrumentos (GOULART, 2006, documentário). Também há apontamentos de que o batuque se disputava entre "pernadas" durante os carnavais cariocas (BUENO, 1997. p 36.).




11 Edison Carneiro faz uma espécie de etimologia do batuque, cita que Macedo Soares considerava a palavra produto do verbo bater, mas cita também: Esta palavra, na sua acepção mais lata no Brasil, aplica-se ao conjunto de sons produzidos por instrumentos de percussão, em especial se considerados desarmônicos ou ensurdecedores. Também em sentido lato, a toda e qualquer dança ao som de atabaques dá-se, depreciativamente, o nome de „batuque‟. Especificamente, batuque designa um jogo de destreza da Bahia, uma dança de umbigada de São Paulo – que filia-se ao batuque africano – e dois tipos de cultos de origem africana correntes a região amazônica e ro Rio Grande do Sul. [grifo meu] IN: CARNEIRO, op. cit. p 27. José Ramos Tinhorão aponta para o problema do uso genérico do termo batuque: Na verdade, tal como o exame mais atento das raras informações sobre essas ruidosas reuniões de africanos e seus descendentes crioulos deixa antever, o que os portugueses chamaram sempre genericamente de batuques não configurava um baile ou um folguedo, em si, mas uma diversidade de práticas religiosas, danças rituais e formas de lazer. IN: TINHORÃO, José Ramos. Os sons dos negros no Brasil: cantos, danças, folguedos: origens. São Paulo: Art Editora, 1988. [grifo meu]
12 Entre outras tantas irmandades dentre as demais regiões do Brasil, refiro-me especificamente à Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, de Desterro em que há a percepção de sua atuação desde 1750. Também aqui a organização cumpriu funções socializadoras para os negros na sociedade dos brancos. IN: ALVES, Jucélia Maria. Cacumbi: um aspecto da cultura negra em Santa Catarina .Jucélia Maria Alves, Rose Mary de Lima, Cleidi Alburquerque (Orgs.) Florianópolis: Ed. Da UFSC, co-edição Secretaria da Cultura e do Esporte de Santa Catarina, 1990. (p 26.)





1 comentario:

AEC dijo...

Nota de Sergio Vieira:

FICA - Prof. Sergio Vieira : O Batuque é uma feito por meio de uma roda, semelhante à da Capoeira. Ao redor ficam as pessoas de pé, cantando, cada um com um instrumento musical, em geral o pandeiro. De repente uma pessoa sai da formação e entra no circulo e escolhe uma outra, se posicionando na frente da mesma (ainda cantando e tocando) e tenta desequilibrá-la com um movimento de pernas. Em algumas situações pode haver uma ginga para enganar o outro. Após isto, quem foi chamado, dirige-se a outro da roda e o processo se continua deste mesmo modo.Observações.:

1- É muito praticada por idosos;

2- Na Capoeira Regional todos ficavam de pé;

3- Há uma forte influência do Batuque na Capoeira, em função de suas cantigas;

4- Há uma forte tendência a se acreditar que a ginga da Capoeira tenha surgido no Batuque, mas isto é algo que precisa ser investigado com cautela.