jueves, 16 de julio de 2009

Joao Cándido

libro:
Quase-cidadão Escrito por Olivia Maria Gomes da Cunha, Flávio dos Santos Gomes.
OS BORDADOS DE JOÄO CÀNDIDO
JOÄO CÀNDIDO'S EMBROIDERIES
Quando o reporter do Correlo da Martha chegou a bordo do Minas Gerais no dia 26 de novembro, ouviu dos marinheiros que Joäo Candido era "fera", energico, mas também "um grande coraçao". A proposito, o jornal reproduz artigo de Virgilio Várzea, publicado pela primeira vez em 1909, em que se conta um episodio da vida do marinheiro, relatado pelo almirante Alexan-drino. Quando comandante do encouraçado Riachuelo, Alexan-drino conhecera Joäo Candido, que nele esteve embarcado por mais de cinco anos. Achava-o o mais indisciplinado marinheiro a bordo, constantemente sob castigos que o impediam de ir à terra. Provocador, brigäo, capoeira. Certo dia, Alexandrino o viu dando de esmola a urna velha aleijada todo o seu soldo de cinco mil-réis. Decidiu elogiá-lo diante da tripulaçao do navio. O gran-dalhäo chorou e passou a ter comportamento exemplar {Correlo da Martha, 27.11.1910).
nota: CARVALHO, J. M. de. 'Os bordados de Joäo Candido'. Historia, Ciencias, Saiíde—Manguinbos, II (2),68-84 jul.-out. 1995
Dois bordados, pela primeira vez revelados, feitos por Joäo Candido, servem de base para revisäo e ampliaçào dos conhecimentos sobre a personalidade do mais conhecido lider da Revolta dos Marinheiros de 1910, também conhecida como a Revolta da Chibata. Os bordados permitem ainda esclarecer aspectos da vida cotidiana dos marinheiros da época.
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a05v2n2.pdf
biografia Joao Cándido:http://www.mns.org.br/index2.php?programa=candido.php

No hay comentarios: