domingo, 24 de mayo de 2009

Floriano Peixoto, hábil Capoeira en la Escuela Militar

Floriano Peixoto - militar e estadista (1839-1895) - Nasceu em Ipioca, Alagoas, e faleceu em Divisa, atual Floriano, no município de Barra Mansa, Rio de Janeiro. Foi o segundo presidente do Brasil, sendo considerado, ao lado de Deodoro da Fonseca e de Benjamin Constant, um dos consolidadores da República. Como capitão, participou da Guerra Platina (1864) e da Guerra do Paraguai (1865-1870). Em 1888 atingiu o posto de marechal-de-campo.
http://www.projetomemoria.art.br/RuiBarbosa/glossario/biografias/index.htm
ORAÇÃO DE POSSE NA ACADEMIA BARRAMANSENSE DE HISTÓRIA NA CADEIRA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO EM 20 DE OUTUBRO DE 2006 NO GREBAL.
Cel Cláudio Moreira Bento

...........Cursou a Escola Militar da Praia Vermelha e a do Largo de São Francisco (1857-1862)......Na Guerra do Paraguai comandou uma Companhia do Batalhão de Engenheiros. Seus chefes ressaltaram-lhe “o entusiasmo, a coragem, a galhardia e a calma em combate”.
Foi promovido a major, por ato de bravura, em dezembro de 1868, aos 29 anos. No fim da guerra, comandou o 9º Batalhão de Infantaria, quando teve participação destacada em Aquidabã, quando ali foi alcançado e tombou o Marechal Solano Lopes, por uma lança do soldado brasileiro conhecido como Chico Diabo comandado do General Câmara.
Floriano Peixoto voltou da guerra combalido. Não lembrava mais o cadete caboclo de força notável, campeão de esgrima a baioneta e temido adversário nas brigas, do tempo da escola, com valentões do Rio. Pediu licença para tratamento de saúde em Alagoas.
http://ahimtb.org.br/posse_abh_06.htm
libro: CRIME E COTIDIANO Escrito por BORIS FAUSTO . http://books.google.es/books?id=NxdMXfFrWLAC

Otra cita: (pag110) http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-14082006-093406/







NOTA DEL PESQUISADOR: referencia a Floriano Peixoto padre http://es.wikipedia.org/wiki/Floriano_Vieira_Peixoto é hijo( Zeca Floriano) . De este último, sabemos que practicó capoeira.
PASAJES de la vida de José Floriano(Zeca).
"José Floriano Peixoto, nascido em 05.08.1885, filho do Marechal Floriano Peixoto e Josina Vieira Peixoto. Sendo o filho caçula dos homens, fugiu da Academia Militar aos 15 anos de idade para seguir com um circo... Foi praticante (e vitorioso)em 18 modalidades esportivas: boxe, luta romana e livre, tiro ao alvo, remo, natação, futebol, atletismo (argola, cavalo...), ginástica acrobática (olímpica), etc. Nasceu em uma época em que era moda ser poeta ou tuberculoso, ou ainda um poeta tuberculoso, introduziu o "sport" em sua geração como sinônimo de saúde e abriu a 1ª Academia "Mista" no Rio de Janeiro (Ipanema)."
http://saladepesquisacapoeira.blogspot.com/2009/03/zeca-floriano-y-las-mujeres-luchadoras.html
GENEALOGÓA DEL MARISCAL: http://www.cbg.org.br/arquivos_genealogicos_m_07.html

No hay comentarios: